Jump to content
Sign in to follow this  
GMorais

Semana 9 - Confronto de interpretações

Recommended Posts

sexta.jpg

Esta semana façamos algo diferente. Vamos demonstrar a força do intérprete. A idéia é postar dois ou mais vídeos da mesma peça, um que lhe agrada muito e outro que ou lhe desagrada ou não lhe diz nada. Com as devidas explicações, é claro. Aqui vai entrar questões como gosto pessoal, portanto critiquem mas não xinguem a mãe de ninguém. Sejamos civilizados.

Começo com a Tonadilla, A Maja de Goya, de Granados.

Primeiro Segóvia:

Julian Bream:

Estefano Grondona:

Gosto das duas primeiras, e muito mais da de Segóvia, eloquente, cantante, coração. A de bream é muito boa, mas perde um pouco da eloquência. O terceiro sinto muito árido. Tem mais uma versão que não gosto, mas só vi em áudio, que é a de John Williams, violonista que gosto muito, mas nesta peça soa muito burocrático, árido como a paisagem australiana.

PS.: desculpem o atraso esta semana, o tópico deveria começar na quinta. Excepcionalmente desta vez começamos na Sexta.

Eu, particularmente, acho esta interpretação do Julian Bream muito boa.

Tanto quanto a do Segóvia.

A terceira parece que falta espontaneidade. O violonista parece estar tenso.

O Per-Olov tem uma interpretação que me agrada muito, não só desta como de outras peças. Ele toca com muito sentimento, a música chega a doer.

A Xuei-Fei não pode ser comparada, neste caso, com os outros três, por ser uma gravação em estúdio, que está belíssima, mas até onde foi mixada não dá pra saber.

A Ana é um deslumbre só, certo Julian? Tanto estetica qto musicalmente, hehehe... Muito bom.

E novamente o John Williams me parece árido nesta peça, impecável, mas árido.

E vc Julian, qual sua preferência?

De todas essas gravações, a que menos me agrada é a da Ana Vidovic. Acho que o Williams é o que me agrada mais. A versão com orquestra é mais bonita ainda.

Essa música hoje faz parte do repertório de muito recital de violão clássico, mas meio que entrou pela porta dos fundos.

Então vamos com um clichê:

Astúrias, John Williams, minha versão preferida. Tem até uma nota mal pisada, hehehe...

Nessa música, pra mim, o Williams destrói. Tem uma energia imensa, sem ser grosseiro nem soar chapado.

Outra dele. menos boa que a primeira, pra mim:

Ana Vidovic:

Pepe Romero, tocando num Hauser, à vontade, que também manda muito bem:

E Pra finalizar, Segóvia, que na minha opinião acaba com a graça da música com aquelas paradinhas.

Não gosto, não.

Claro que tem mais um milhão de interpretações no youtube.

Aliás, vi a Anabel Montesinos tocar Astúrias no Biz e ela mandou muito bem, mas não tem vídeo.