Jump to content
nitsuga

Captação Fishman ou RMC ?

Recommended Posts

Para aqueles que já instalaram captação (principalmente luthiers), gostaria de saber, qual dos modelos acima indicados é menos agressiva ou incisiva no instrumento e possibilita (ou apresenta a maior possibilidade) de manter as características tímbricas originais do violão acústico. Alguém já enfrentou dificuldades técnicas nisso ? Houve alteração no timbre natural do instrumento ou o som ficou mais "metálico" ?

Estou pensando em colocar a captação num dos meus violões artesanais, mas tenho dúvida quanto aos resultados, principalmente por causa dos preços dos captadores, que não são baratos.

Ola Amigos.

Utilizo captação fisman a alguns anos em um violao de 8 cordas feito pelo luthier Eduardo Cordeiro.o resultado é que o violão fica a mesma coisa, ja que o fisman precisa apenas de um pequeno furo na tampa e outro no tronco.dEvo lembrar que já vi grandes violões que usam pinos de metal no lugar de rastilho e com grandes resultados.

qualquer duvida fico á disposição.

Mauricio Marques

www.mauriciomarques.com

Maurício, obrigado pelos esclarecimento. Se me permite perguntar, o que foi que te levou a optar pelo Fishman em vez do RMC? Facilidade de instalação? Preferência pela fidelidade do captador?

Grande Mauricio!! Que ótimo contar com a sua presença por aqui também!!!!

Grande Abraço!!

Bueno, minha experiência é a seguinte.

Fishman Matrix Natural I ou II - excelente custo/benefício (480,00 + ou -) e a que necessita menos alteração no instrumento, como o Maurício citou. Basta um Furo de 2,5 mm que fica em baixo do rastilho, e um de 12mm no tróculo pra instalação do Jack/PréAmp. Tbm vem com um Mini-Bag de nylon pra acomodar a Bateria internamente no Violão (os mais antigos vinham com um "U" de metal pra encaixar a bateria dentro). Já instalei muitas e nunca percebi diferença alguma na sonoridade do violão. Deve-se ter MUITO cuidado na instalação com as partes do Cavalete e Rastilho que ficam em contato com o Captador. Se não estiverem 100% planas e lisas, o captador se danifica rapidamente e fica com "hummer" (ruído) qndo plugado. De resto, é excelente.

RMC Polydrive - É a que se apresenta mais próxima do timbre do violão acústico. A Mais cara tbm. Pra seis cordas, os seis captadores individuais, Jack, Cabo e pré externo Polydrive, custa U$ 550,00 aproximadamente mais instalação. É a que tem a instalação mais delicada. Pra ficar 100% o cavalete já deve ser pensado pra receber essa captação. O Ajuste da altura das cordas é bem delicado. Altera um pouquinho o timbre, devido as cordas ficarem em contato com Cobre e não Osso. Aos meus ouvidos, fica um pouquinho mais metálico e com menos harmônicos. Se for instalada corretamente, é tida por indestrutível!!!

AKG C-411 - é uma capsula condenser, que deve ser colada ao tampo ou cavalete do violão, e retirada qndo não se estiver usando. Eu nunca usei, mas acredito que deva ser um saco, toda vez que vai tocar cola, e depois descola. Se o tampo for em Goma Laca pode ser perigoso. Por ser Condenser, necessita de equipamento que forneça alimentação fantasma (Phanton Power). Já vi o Maurício Carrilho usando, mas tbm usava um Microfone em conjunto com Ela.

Há outras opções no Mercado... sistemas da L.R. Baggs, Highlander, B-Band, Shadow... mas acho que nada disso supera FIshman e RMC.

Abração a todos!!!

Oi Eugenio.

Na epoca em que instalei foi a opção mais viavel tanto financeiramente quanto ao grau de risco.

Quero dizer:Nao da pra comprar um violao carissimo e mandar cortar a lateral pra colocar um pre, depois o pre estraga e voce fica com o violao cortado...

Então esta foi uma boa alternativa.depois acabei vendo outras coisas, mas realmente o som do fishman é bastante aceitavel, já que uso bastante palco com outros instrumentos masi fortes, como acordeom, contrabaixo, bateria, etc.

Mas ja digo de antemao, não existe capta,ão que de som natural de violao como um bom microfone.isto realmente é insubstituivel, mas em certas formações precisamos usar de outros artificios.

espero ter ajudado.