Jump to content
nitsuga

Captação Fishman ou RMC ?

Recommended Posts

Com Certeza Shadow é mais barata, mas imcomparável em qualidade com Fishman e RMC.

Com Shadow, seu violão vai ficar com som "de plástico", sem contar que aparece MUITO o ruído das unhas. Se Vc quer qualidade, eu não optaria por Shadow!!

Abraço.

BEm observado Ivanhoé... Mas será que não é uma questão de ajuste das coisas? Pois eu já toquei num violão com esse shadow que te falei e o som ficou ótimo. Foi uma canjinha e tal. Agora, será que eu to tão maravilhado com ele que não percebi os "defeitos"?

Porque querendo ou não, quando se está no palco, se o moço da mesa for meia boca, seu som vai ficar meia boca tb, não interessa se é um giannini ou um takamine.

Vejo muito isso, por exemplo nas gravações ao vivo que o Carlinhos 7 cordas participa. O violão dele tem um desse fishmann pré fix coisa e tal. Esse mais bam bam bam. E fica sempre com aquele som de plástico esticado num balde. Feio pacas! Já o Simas (por exemplo) usa uma coisa "mais simples" e o resultado é excelente.

Eu acho que pra violão ter som de violão no palco, só mesmo fazendo como o Marco Pereira. Usa um super mic top e o resto que se dane. hehehehe

Olha, Mesário é importante mas não faz milagres.

É importante lembrar que nem sempre Vc vai ter à disposição um mesário competente, e um bom equipamento que possa suprir uma falta de clareza ou "mascarar" uma deficiência de timbre da captação do violão!!!

A Fishman e a RMC tem essa vantagem... mesmo que o equipamento e o tecnico não sejam dos melhores, ainda Vc ter um resultado satisfatório, já com uma Shadow, Som ruim e técnico ruim, Vai ser catastrófico o resultado.

AbraçO!!!

Nos violões que têm me encomendado com alguns sistema de amplificação, eu tenho utilizado apenas captadores fishman, mas gosto (apesar de não ter instalado em nenhum dos meus violões) do L.R.Baggs.

Eu admiro o RMC, mas não gosto de fazer seis furos, para passar seis fios pelo tampo, pois eu não utilizo um sistema (leque, treliça) padrão. Eu monto a estrutura do tampo em função dos nódulos que ele apresenta e para instalar um captador desse tipo é preciso determinar a posição da estrutura previamente, para que um furo não atravesse uma vareta interna. Em segundo, esse captador complica bastante a regulagem de altura, pois é preciso fazer um violão com pouca ação e aumentar a altura de cordas com "calços" sob o captador.

Eu vi recentemente que Shadow e a L.R.Baggs anunciaram uma parceria para a fabricação e lançaram um captador com dupla ação, que capta a vibração da corda por cima e a vibração da madeira, por baixo. Se isso funcionar, sem problemas de realimentação, poderia ser a solução para melhorar o timbre e se equipararia aos sistemas que utilizam microfones ou captadores de contado para esse fim. Não conheço o resultado disso e gostaria de saber se algum de vocês já ouviu esse captador.

Em segundo, esse captador complica bastante a regulagem de altura, pois é preciso fazer um violão com pouca ação e aumentar a altura de cordas com "calços" sob o captador.

A regulagem de altura das cordas é justamente o que mais me incomoda no RMC.

Achei umas fotos do L. R. Baggs:

iBeam-Nylon.jpgBaggsIbeaminside.jpg

Aí vai o site da L. R. Baggs, para quem se interessar: http://www.lrbaggs.com

Não ouvi falar dessa parceria entre a Shadow e a LR baggs, mas tenho a impressão de que esta última tem um sistema parecido com esse que o Eduardo mencionou. Acho inclusive que as fotos que o Eugenio postou são desse sistema.

Tem um modelo do Godin, o Duet, que usa esse tipo de captação ( http://www.godinguitars.com/godinmultintrop.htm ). Nunca experimentei, não sei o resultado sonoro.

Agradeço imensamente todas as opiniões dadas pelos colegas.

O tópico rendeu muitos comentários técnicos, todos interessantes.

Lendo atentamente as mensagens, decidi optar pelo captador Fischman.

Já fiz, inclusive, um contato preliminar com o luthier paulista Raimundo Saraiva, que conhece bem o assunto.

Um grande abraço a todos.

Para aqueles que já instalaram captação (principalmente luthiers), gostaria de saber, qual dos modelos acima indicados é menos agressiva ou incisiva no instrumento e possibilita (ou apresenta a maior possibilidade) de manter as características tímbricas originais do violão acústico. Alguém já enfrentou dificuldades técnicas nisso ? Houve alteração no timbre natural do instrumento ou o som ficou mais "metálico" ?

Estou pensando em colocar a captação num dos meus violões artesanais, mas tenho dúvida quanto aos resultados, principalmente por causa dos preços dos captadores, que não são baratos.

Olá,

Se você for no Saraiva experimente lá um violão com um RMC e um com um Fishman.

Ele instala bastante RMC nos violões dele.

Uso o RMC e o resultado acústico é realmente muito bom. Você quase não agride o violão para fazer a instalação porque o pré-amp é externo e além disso também é MIDI . Se você estiver em São Paulo entre em contato conosco para experimentar um violão Saraiva com o RMC instalado; se não for usá-lo, pelo menos você poderá ouvir o resultado pessoalmente. Quem distribui aqui no Brasil é a Susfour Music e você pode entrar em contato diretamente conosco e falar com Renata ou com o violonista Rui Saleme: (11) 5096-7526.

Abraços

Alguém aí já usou ou conhece o Fishman SBT-E???

Fish_SBT_E.jpg

Tenho curiosidade em saber como isso funciona. Já vi em Violinos e Bandolins e parece funcionar legal, mas a indicação é pra Violão Clássico.

Se alguém sabe de algo, por favor postem suas impressões!!

Abraços!!!