Jump to content
nitsuga

Captação Fishman ou RMC ?

Recommended Posts

entendi!!

muito obrigado pelas informações!! provavelmente eu vá comprar o Wide mesmo da fishman.

E para não ter dúvida, vou esperar o violão chegar e levar pra algum cara bom.

Eugenio e Ivanhoé, valeu pela dica!!

Abraço

Não esqueça de pedir ao Luthier para já confeccionar o rasgo do Rastilho, com 3,2mm de abertura. Depois, com o cavalete já no lugar, fica tudo muito mais díficil e infinitamente mais delicado, se precisar alargar o rasgo!!!

Abraço!!

Não esqueça de pedir ao Luthier para já confeccionar o rasgo do Rastilho, com 3,2mm de abertura. Depois, com o cavalete já no lugar, fica tudo muito mais díficil e infinitamente mais delicado, se precisar alargar o rasgo!!!

Abraço!!

Caro Ivanhoé

Comprei um AkG C411PP na Ninja em SP e está vindo outro para mim da Thomann.Vc conhece aThomann?Eles são sérios?Dá pra usar os dois captadores?Vale a pena?Um eu já usei ao vivo e o resultado foi excelente.O excelente som do meu violão ficou praticamente inalterado no PA.Isto se reflete,é claro,na interpretação.Vc parece entender bastante do assunto.Meu e-mail é jarbasg[ARROBA]yahoo.com.br Comprei por indicação do meu grande amigo e violonista Marcus Tardelli e gostei muito.AThomann de início disse que não podia enviar,mas o Visa acusou a compra.

Abraços

Acabei de ler todo este tópico! Muito bom mesmo!

Parabéns pra galera que participa aqui!

Gostaria de saber se alguém aqui sabe se os sistemas fishman "ellipse matrix blend" e "elipse aurora" são possíveis de serem instalados em um violão clássico.

Já ouviram? Fica bom? Dá pra tirar um som brasileiro? Samba, bossa, frevo..? Pois tudo o que já vi foi em violões de aço.

O sistema blend, com o piezo e o mic condensador, não dá muita microfonia? Afinal o mic fica dentro da caixa de ressonancia..

Fora o RMC, e os sistemas que precisam cortar o violão mais que o buraquinho do jack, o que vocês me aconselhariam caso esses fishmans dos quais falei não foram aconselháveis.

Meu orçamento é de 350 euros, estourando 400 euros. (digo em euros pq vou comprar na europa, moro em paris, mas gostaria da opinião de vocês pq luthier frances não entende nada de música brasileira, eles só pensam em manouche... )

Muito obrigado!

Beteto, seja bem-vindo ao fórum.

Eu já vi bons resultados com esse tipo de microphone:

soundhole.jpg

A Yamaha vende alguns de seus instrumentos com ele já instalado, mas até onde me consta é possível fazer a colocação depois.

Outra alternativa que até hoje eu continuo buscando é algo parecido com que o Raphael Rabello usava, que era um pequeno microfone na boca do violão, mas parece que esse era um segredo guardado a 7 chaves e que foi para o túmulo com ele...

Obrigado pela recepção, Eugênio.

O microfone que o Raphael Rabello usava era de fabricação artesanal, por um alemão, no Rio de Janeiro.

Não seu a grafia correta, mas o nome era DeeBew.

O Marcello Gonçalves, do Rio, utilizou um também, num violão 7 cordas do Mario Jorge que ele usa em estúdio até hoje, e talvez possa ter informação melhor.

Esta informação veio do Luthier dele, o Mario Jorge Passos, com quem conversei na época.

O mais próximo daquilo, em termos de som e de praticidade para instalação que eu encontrei até hoje é o Audiotéchnica Pro 70.

Abração!

Eu acho que você está se referindo ao De Byl, um musico que mora aqui (Berllim) e que inventou um captador bem interessante:

http://www.franz-de-byl.com/On_Stage/on_stage032.html

Aqui está o registro da patente do captador:

http://www.patentstorm.us/patents/4949619/description.html

a retransmissora da globo aqui em ribeirão utilizava em suas apresentações do programa "caminhos da roça" um microfonezinho colado com ventosa no violão...pelo tamanho deve ser algo alimentado com phantom power... um som muito bonito...

Alo pessoal do fórum. Este é minha primeira postagem por aqui... Estou ressuscitando esse tópico, espero que não se importem. Li todos os posts e as informações de todos me foram muito uteis. Tenho um violão de 7 cordas do luthier Eduardo Andrade aqui de da minha cidade, Londrina - PR, e faz tempo que estou procurando uma captação/microfonagem/afins para poder tocar com ele em barzinhos. Toco principalmente choro e samba, e tenho algumas dúvidas em relação a qual equipamento devo adiquirir.

O AKG C411 foi o que mais me chamou a atenção, por sua praticidade, a possibilidade de utilizá-lo em mais de um instrumento e também por não ter que furar o instrumento (mesmo que muitos do fórum e alguns amigos músicos dizem que isso não altera em nada o som, se for feito por alguém que saiba fazer). As minhas dúvidas em relação ao AKG C411 são:

1) A qualidade de som obtida deste equipamento é equivalente ao fishman e ao RMC?

2) Alguém agui tem a experiência de combinar o AKG com mais um microfone externo? Qual o resultado sonoro?

3) Eu vou ter problemas com relação ao volume? Considerando que toco no máximo com uma formação com violão, cavaquinho, bandolim, pandeiro e voz.

Ramon, seja bem-vindo. Eu tambem tenho curiosidade sobre o AKG C411, mas infelizmente nao tenho experiencia direta com ele.