Jump to content
Sign in to follow this  
fabiokazu

Com qual violão começar?

Recommended Posts

Olá pessoal!

Venho com mais uma dúvida de iniciante!

Tenho um violão Gianinni simples, modelo de estudo mesmo, ele ainda está com as cordas que veio com os instrumento, porém quando receber meu próximo salário pretendo colocar um encordamento D'Addario.

Mês que vem também eu vou começar a tomar aula e estudar o instrumento mais a fundo. Queria saber se o meu atual violão "segura a onda" ou é necessário um modelo um pouco melhor pra se estudar com mais eficácia.

Não tenho tanta grana assim pra investir num novo, então qual seria o modelo mais "custo-benefício" pra começar a boa e longa carreira de Violonista?

^^

Fábio,

Tenha em mente que um violão ruim, com toda certeza, vai limitar e retardar o teu aprendizado.

Há uma tendência do pessoal que está iniciando, de comprar um violão ruim, motivados pelo preço. A medida que o cara vai estudando, algumas características do violão, vão pouco a pouco sendo percebidas e o cidadão acaba comprando outro violão "melhor", repetindo seguidas vezes essa conduta. Ao longo de alguns anos, o cara gastou uma grana que dava pra comprar um bom violão, mas não tem um, ou seja ele perdeu tempo e dinheiro.

Portanto a dica é: compre o melhor violão que puder. Um bom violão vai facilitar o teu aprendizado e te dar recursos pra voçê se desenvolver musicalmente.

Atualmente, os violões produzidos em fábricas não apresentam boa qualidade. Procure um violão feito por um bom luthier. Aqui no fórum tem diversas referências a respeito. Faça uma busca(no canto superior direito tem o link) que muitas dúvidas serão sanadas...

Se você está definitivamente determinado a aprender violão o seu pensamento tem de ser o seguinte:

embora eu não tenha muito dinheiro para empregar em um violão, qual o máximo de que eu posso dispor.

com este máximo, você tem que procurar o que é melhor na relação custo-benefício.

Mas é importante você se dispor a empregar o máximo possível, para que o violão seja o melhor, dentro de suas possibilidades.

Sugiro um violão estudante de um bom luthier , podendo ser de imbuia e cedro ou pinho. está em torno de 2.000,00 a 3.000,00, é um pouco mais do que vc irá pagar por um di giorgio de madeira maciça!

abraços

Se bem que pra quem está inicndo e não sabe o que vai querer tocar ainda, e não tem tanto recurso, os instrumentos da Rozini tem sido uma boa pedida. Tem o modelo RX 210 Studio, apenas com o tampo maciço, mas um timbre legal e um bom preço. Na minha opinião, um bom custo-benefício, visto que custa pouco mais de R$ 450 na loja. Com o Tampo em cedro tem que procurar bem, mas tem uns Di Giorgio Author 03, acho que até 2003 foram feitos, só que tem que escolher bem, e tem que ser usado, pois os novos tem o tampo em pinho.

Se bem que pra quem está inicndo e não sabe o que vai querer tocar ainda, e não tem tanto recurso, os instrumentos da Rozini tem sido uma boa pedida. Tem o modelo RX 210 Studio, apenas com o tampo maciço, mas um timbre legal e um bom preço. Na minha opinião, um bom custo-benefício, visto que custa pouco mais de R$ 450 na loja.

Concordo com a indicação, e já vi por R$380 na loja (à vista, depois de dar uma chorada).

Sei não, nunca gostei dos intrumentos da Rozini. Nem da Giannini. Instrumentos feitos em série não tem jeito. Por que você não procura o famigerado violão Tagima Ulisses Rocha? Dizem que é feito inteiramente por luthier, sendo superior a muitos do que se encontram por aí, e custa por volta de R$1500. Seria uma ótima pedida.

Enquanto isso, aproveita o próximo salário e providencia, além das cordas novas, uma regulagem no se violão atual. Troca o capotraste e o rastilho por peças de osso, deixa a ação baixinha, e regula altura dos trastes. Vai ver que só isso já melhora bastante o seu instrumento. Ele vai te segurar a onda por pouco tempo, mas é sempre bom ter um violão pra ser surrado. Pra levar em viagens, pra dedilhar enquanto come vendo TV, etc. O primeiro violão é o primeiro violão. O meu, por exemplo, voltou ontem de um luthier.

Concordo com o Humberto, segura a onda com esse (bem reguladinho, fique dito) por enquanto e parta pra um bom violão quando conseguir juntar um Din Din.

Esse violão do Humberto mesmo, é um belo custoxbenefício. Converse com ele ou veja o tópico sobre o luthier Lucenir.

Se não quiser esperar ou gastar na casa dos R$1.000,00, acho que as indicações do Rozini são legais.

Abraços!

Sugiro que você comece a estudar com esse violão mesmo (é importante estar bem regulado). Quando você ganhar "intimidade" com o instrumento irá perceber as suas necessidade em um violão, e assim procurar o que te atenda melhor. Acho que nesse momento não adianta te indicar o violão de "fulano" ou da fábrica tal", no futuro vc pode escolher o que mais te agrada. Tenha paciência...

Abraços,

Jorge Augusto