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Julian J. Ludwig

Construindo um violão

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Prendendo a prensa na bancada:

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Colocando as folhas na prensa:

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Começando o aperto:

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É bom que se equilìbre o aperto:

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Pronto, agora é esperar uma semana, e retirar da prensa,

e depois mais uma semana para usina-los

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Essa é minha forma de trabalho atual:

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Tirando as faixas da forma de descanso e colocando-as na forma de trabalho.

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Ainda ajeitando:

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Esse gabarito vai me facilitar algumas coisas também:

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Colocando ele na forma:

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Agora irei ajeita-lo de de uma maneira que ele fique um pouco inclinado com uma diferença de 5 mm,

do bojo maior ao bojo menor:

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Passando parafira na plaina:

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Plainando

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Essa fórmica me ajuda de maneira que quando eu chego ao limite entre a madeira

e ela, a plaina escorrega nela avisando que já está bom:

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Agora vou abrir a prensa e começar a preparar o reengrosso:

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Ficou bom. mas , é sempre bom pegar um pouco de ar depois que sai da prensa.

Os próximos usarei cola catalizada, pois a secagem é mais rápida.

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Essa é uma tupia manual, Adapitei ela pra ficar estacionada.

usarei ela pra fazer um pequeno boleado como acabamento nos reengrossos:

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Tupiando :

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Depois de tupiado os dois lados, começo a galgagem:

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Consegui tirar 7 reengrossos, quase 2 violões, vou deixa-los na forma de descanso respirando um pouco,

enquanto isso farei um gabarito para abrir as cavidades das travessas neles.

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Essa peça de cedro é parte de uma janela que um cliente tempos atrás, me pediu que fizesse novas em ipê e me deu as velhas, segundo ele a casa tem uns 60 anos, tenho umas 20 bandeiras de janelas, dá pra fazer vários braços e estruturas internas com elas:

Irei usar algumas frezinhas para dar um acabamento a mais nos tróculos:

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Se não me engano os violões Fleta usam tróculos parecidos com esse que vou fazer,

Só que eu vou fazer nesse modelo por causa do rebaixo de vidro que já existe na peça, e quero aproveita-la.

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Passo a peça gradativamente pois essa tupia é destinada a trabalhos mais leves,tenho outra bem maior e mais potente mas, não possuo muitas opções de frezas para ela.

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Agora vou arredondar as quinas:

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Abrindo outra peça para fazer o tróculo trazeiro:

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Bitolando ela no desengrosso:

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Tróculo do braço:

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Riscando o centro:

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Esse lado que está para cima é lado que eu fiz a inclinação que no caso é o fundo do violão:

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Mensurando para fazer a divisão:

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Regulando o esquadro na medida:

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Riscando o centro:

IMG_0103.JPG

Esse lado que está para cima é lado que eu fiz a inclinação que no caso é o fundo do violão:

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Riscando para o corte:

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Cortando o tróculo no tamanho:

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Agora é só no sentimento,

essa lixa corta muito, é canadense, custa caro mas vale apena, ela vale por umas 4 da comum,

demora muito a cegar.

Repito esses procedimentos também no tróculo trazeiro:

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Passando cola.

Esqueci de falar... é preciso colocar um papel entre a forma e as faixas, se não

depois fica difícil tirar da forma

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Prendendo:

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Tirando a sobra da cola:

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Também os mesmos procedimentos para o tróculo trazeiro:

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Soltando os grampos:

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Recolocando na forma:

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Esse é o gabarito que fiz para rebaixar o espaço nos reengrossos,

para fixação das travessas neles, de forma bem simétrica:

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Essas cavilhas eliminam o uso de grampos e a medição demasiada:

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Colocando eles:

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Ajeitando o reengrosso no rebaixo:

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Abrindo os rebaixos:

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Soltando os reengrossos:

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Bom, agora eu ameaço os reengrossos no lugar e os prendo com

os clipers:

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Reparem que eu transportei as medidas do gabarito de rebaixar

para a forma, pois dessa maneira eu alinho os rebaixos a elas:

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Depois de todo ele ameaçado, faço a marcação para o corte:

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Cortando:

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Passando cola:

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Colando os reengrossos:

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Pronto, esses clipers, desde que os reengrossos não tenham tensão,

são uma maravilha:

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Bom, vamos a confecção dos frisos ou filetes.

O Ricardo tem um nome mais bonito pra eles, como é mesmo Ricardo?

Essa madeira era um caibro de imbúia, que eu consegui

de uma demolição:

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Desengrossando:

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Bom, aí vocês estão vendo folheado de ébano e marfim tropical,

pra mim são os folheados com cores mais nítidas pra esse tipo de trabalho,

conhecidas no mercado:

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Marfim, ébano, marfim novamente:

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Olhem como fica:

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Passando cola na madeira:

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Nas folhas:

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Apertando:

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Soltando os clipers

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Bom, vou ficar devendo a vocês, a confecção das travessas.

Um dia eu peguei um monte de gavetas de cedro, que eu tinha sobrando,

e fiz um bocado dessas travessas, ainda tem várias:

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Mostrando o detalhe:

Esses detalhes não vem muito ao caso, fiz mais por capricho e facilidade.

Acho eun que o foco principal é o enfraquecimento das pontas delas,

que ajudam na movimentação da caixa de ressonância, evitando assim rachaduras.

Usei essa freza presa ao mandril da máquina de furar,

com a pulia na velocidade alta.

usando também alguns gabaritos, pra variar rsrs

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Reparem que a curvatura do fundo, eu também faço antes:

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Marcando o comprimento:

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Cortando:

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Todos cortados, acertados e ameaçados em seus devidos lugares:

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Uso esses prendedores para a colagem das travessas.

Esses prendedores são elos, cortados de mola de colchão:

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Finalizando a colagem:

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Soltando os predendores:IMG_0139.JPGDesaperto o molde interno:IMG_0140.JPGPlaino as bordas com uma ligeira enclinaçãoIMG_0143.JPGIMG_0147.JPGRepasso a lixa em todo ele por dentro:IMG_0156.JPGEste lado está pronto pra receber o fundo:IMG_0168.JPGColando o reengrosso do lado do tampo:IMG_0174.JPGIMG_0175.JPGIMG_0176.JPG

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