Jump to content
Orlando

Violões Artesanais e seus Preços.

Violões Artesanais e seus Preços  

72 members have voted

1. 1. Você acha justo os preços praticados por alguns luthiers brasileiros entrte R$7.000,00 e R$ 12.000,00?

• Sim
      46
    • Não
      27
  2. 2. Você compraria um violão dos luthiers brasileiros, na faixa de R$ 7.000,00 a R$ 12.000,00?

• Sim
      42
    • Não
      31
  3. 3. Você tem recurso financeiro suficiente para arcar com um custo de R$ 7.000,00 a 12.000,00 por um violão?

• Sim
      25
    • Não
      48

Recommended Posts

Ambos. A madeira em si é sensível. Corte radial melhora a situação, mas isso é muito difícil de achar hoje em dia, já que a extração não é mais permitida. O luthier tem que fechar o violão com umidades baixas, o que é difícil de conseguir no clima normalmente úmido do Brasil (Brasília sendo uma exceção).

Mas hoje em dia há equipamentos para se controlar temperatura e umidade de certos ambientes, O problema é que nem todo o luthier tem condições de bancar esse investimento.

Já vi violões espetaculares do Jorge Raphael e do Sérgio Barbosa aqui em Brasília com o fundo rachado.

Isso já tem algum tempo, não sei se esses luthieres investiram nesses equipamentos.

O Sérgio tem ambiente controlado e algumas madeiras que ele qualifica como EWR (Extra Weather Resistance).

Mesmo assim, é impossível evitar problemas, porque o que arrebenta com o instrumento é muita variação. E se forem bruscas, pior ainda.

Se você constroi pra um ambiente a 40% e vive o tempo todo nessa faixa com poucas variações, tudo bem. Mas aí você leva pro litoral, pega 90% e logo em seguida volta pro seco, aí não tem como evitar problema.

O melhor a fazer é usar umidificador.

Vi um anúncio de um dealer com vários violões de luthieres de renome com descontos de até 50%. O que me chamou muito atenção, haja visto que tempos atrás os dealers podiam até facilitar o pagamento em prestações mas descontos grandes eu nunca tinha visto.

O mercado deu uma esfriada forte ou é impressão minha?

Alguém está por dentro de como andam os preços praticados diretamente pelos luthieres?

Edited by Dilson

Esfriou sim, eu acho.

Um aluno teve a maior dificuldade par vender um SC, que valia 8 mil, acabou vendendo abaixo de 5 mil.

Estou tentando vender um top do Luthier Diniz por 3000 e nada...

Bom, posso falar por mim, a procura continua (pesquisa), mas as vendas estão devagar.

Pra piorar os revendedores estão chutando os preços lá embaixo, eu aconselho a todos os luthiers não baixarem os valores, pelo contrário, virando o ano da minha parte haverá reajuste, afinal, o valor da matéria prima só tem subido cada vez mais.

Aí que tá Garrido, em época de crescimento econômico, crédito fácil, os dealers ajudaram a promover os nomes dos luthieres.

Agora que estamos nas vacas magras, como eles não precisam assumir os custos como vocês, eles se tornaram um tiro no pé para toda a classe.

É chegado o momento do mercado se ajustar, quem não tiver capacidade pare se reinventar será expulso do mercado.