Jump to content
Orlando

Violões Artesanais e seus Preços.

Violões Artesanais e seus Preços  

72 members have voted

1. 1. Você acha justo os preços praticados por alguns luthiers brasileiros entrte R$7.000,00 e R$ 12.000,00?

• Sim
      46
    • Não
      27
  2. 2. Você compraria um violão dos luthiers brasileiros, na faixa de R$ 7.000,00 a R$ 12.000,00?

• Sim
      42
    • Não
      31
  3. 3. Você tem recurso financeiro suficiente para arcar com um custo de R$ 7.000,00 a 12.000,00 por um violão?

• Sim
      25
    • Não
      48

Recommended Posts

Não é questão de justiça, é mercado.

Apenas acho que estamos vivendo uma bolha inflacionária no mercado de luteria.

Onde todos os luthiers estão se beneficiando, tantos os bons como os razoáveis e os ruins.

Acho que num segundo momento teremos uma distinção mais realista.

Com o dólar caindo, quero vêr quando entrar no mercado alguém que comece a trazer instrumentos da Europa e os EUA competindo com os nossos. Aí que quero vêr......

Não é questão de justiça, é mercado.

Apenas acho que estamos vivendo uma bolha inflacionária no mercado de luteria.

Onde todos os luthiers estão se beneficiando, tantos os bons como os razoáveis e os ruins.

Acho que num segundo momento teremos uma distinção mais realista.

Com o dólar caindo, quero vêr quando entrar no mercado alguém que comece a trazer instrumentos da Europa e os EUA competindo com os nossos. Aí que quero vêr......

O fator "mercado"deve ser levado em conta, conforme você disse. Mas é preciso que estabeçamos o conceito de "mercado". Quando a Monsanto diz que o "mercado" deve decidir se quer alimentos trangênicos ou não - e ao mesmo tempo faz lobby para que os alimentos não contenham rótulo de identificação "produto transgênico", o que ela está dizendo?

De forma similar, com as devidas diferenças, no mercado de luthieria. Pode aumentar a procura, mas a liberdade de dizer se o preço do produto aumenta de preço é do dono do mercado. Nào é possível sermos determinista ao ponto de achar que o homem é o produto do meio (todos os pecados estariam justificados, o que impediria qualquer reflexão ética ou moral). O Sartre, em suas reflexões, costuma levar em consideração as condicionantes materiais, mas observa que, no limite, nem que seja uma pequena brecha, o homem individual tem "liberdade de escolha", assim como o luthier, "aumentar o não o seu produto".

Como diria o Raul: "é sempre mais fácil achar que a culpa é do outro", ou seja, do público que consome...

A questão da "justiça" dos preços é extremamente relativa e deve ser analisada caso a caso.

Depende da qualidade, do material empregado. Todos sabemos que os violões podem ser construídos

com materiais que diferenciam muito o custo.

Ex. uma tarraxa hand made e um jacarandá centenário.

As outras sim, refletem que os violões top estão fora do alcance da maioria dos violonistas, o que se reflete,

sobretudo, em virtude da diferença cambial e da procura do mercado estrangeiro, o que independe da vontade

dos luthiers.

:conversa-mole:

Orlando, tenho curiosidade de saber porque você sempre abre seus posts com esse ícone.

Quanto ao preço do violão, o principal fator é o nome de quem produz o instrumento. A gente pode pensar em madeiras velhas, tarraxas melhores, etc, mas o peso maior é o nome do luthier.

Pra mim é muito mais nome que faz esses preços elevados do violão.

É de dar dor no coraçãoo você querer um violãozinho maneiro pra tocar mas não ter possibilidades de compra-lo =\