Jump to content
Orlando

Violões Artesanais e seus Preços.

Violões Artesanais e seus Preços  

72 members have voted

1. 1. Você acha justo os preços praticados por alguns luthiers brasileiros entrte R$7.000,00 e R$ 12.000,00?

• Sim
      46
    • Não
      27
  2. 2. Você compraria um violão dos luthiers brasileiros, na faixa de R$ 7.000,00 a R$ 12.000,00?

• Sim
      42
    • Não
      31
  3. 3. Você tem recurso financeiro suficiente para arcar com um custo de R$ 7.000,00 a 12.000,00 por um violão?

• Sim
      25
    • Não
      48

Recommended Posts

Há cinco anos comprava um jacarandá indiano por 180,00 reais. Hoje custa 300,00 e por aí vai com os outros materiais. Então se gasta-se em torno de 1.300,00 pra fazer um bom violão, qual seria um preço justo? Também com o aumento de eventos de violão conhecemos também violões estrangeiros e muitos violonistas atestaram a qualidade da lutheria brasileira.

Abraços.

O Gernot Wagner vende seu violão por 12.000 dólares, com uma fila de 7 anos.

Ele mesmo (o Gernot) me falou que os dealers vendem o violão dele por 25.000 dólares, e isto é fácil de comprovar com pesquisa na internet (Guitarsalon e similares)

Nem por isto o Gernot aumentou o valor do violão dele, ou seja, quer comprar pelo preço do luthier enfrente a fila, quer levar no ato vá ao dealer e, é claro, pague por isto.

Então não vejo como a ação dos dealers pode ter elevado o valor do preço do luthier pois se o luthier aumenta o preço para algo parecido com o dealer não vende pois se fosse assim para que eu ficaria 7 anos em uma fila ?

Edited by Ivan Reis

Ivan, quem faz o violão Gernot para o atravessador é o próprio Gernot, certo? Se tem violão na mão do atravessador e a fila dele é de 7 anos é porque para o atravessador o tempo de espera deve ser menor e o preço do violão, com certeza maior. Se eu quiser um com prazo de atravessador deverei pagar mais caro. Resolvida essa equação, o preço foi puxado pra cima. Violão pronto $25k, violão de 12K 7 anos de espera. Ainda não conheci, até hoje, nenhuma atividade econômica onde tenha a presença de atravessador com obtenção de lucro financeiro que o preço final para o consumidor não tenha sido elevado. E muitas vezes, mesmo com a elevação do preço final, a margem de lucro do produtor é diminuída. É uma conta de somar muito simples. De onde sai o lucro do atravessador? Do consumidor via aumento do preço.

Orlando,

Não sei como os dealers fazem em relação as filas ou os luthiers fazem em relação aos dealers, mas eu, por exemplo, posso entrar na fila do Abreu e quando receber tentar vender pelo dobro do preço, fazer o mesmo com o Samuel Carvalho, Lineu Bravo, Gernot, Hauser III....

Não estou dizendo que é assim que os dealers fazem, mas pode muito bem ser e não vejo porque isto obrigatoriamente aumentaria o preço dos violões se for comprado direto do luthier

Com ou sem dealer o Gernot cobraria 12000 dólares e teria a fila de 7 anos.

Edited by Ivan Reis

Então não vejo como a ação dos dealers pode ter elevado o valor do preço do luthier (...)

Eu vejo:

Gente, não se iludam, não era pra sempre que o Arone ia ficar cobrando 5500 num violão. Vai chegar rapidinho a 10 mil ou mais, pois vale. Ele está crescendo muito, e numa fase inspirada. Bem, me sinto um pouco culpado, pois fui um dos que insisti que o Arone subisse os seus preços, por achar que ele estava se desvalorizando. Algumas pessoas até ficavam com impressão que o violão dele não seria tão bom pelo fato de não ser dos mais caros. Enfim, tem luthier que eu digo que deveria reduzir o preço, e outros que deveriam aumentar, o Arone cai na segunda categoria. Fonte: http://www.violao.org/topic/5086-lista-de-violoes-a-venda/page__st__10#entry71482

Bom, quanto ao Arone, é obvio que pagar 5,5 por um violão dele é MUITO pouco e, por isso, eu e ele aumentamos o preço em comum acordo (tive uma conversa com ele na quinta feira passada). Fonte: http://www.violao.org/topic/5086-lista-de-violoes-a-venda/page__st__10#entry71497

Entre outros.

Neste post aqui, o Eugenio captou com inteligência o que estava acontecendo: http://www.violao.org/topic/5086-lista-de-violoes-a-venda/page__st__40#entry71601

Não estou entrando no mérito da justiça ou correção desse fenômeno. Só estou demonstrando o ponto que o Dilson trouxe: a entrada dos dealers no mercado aumentou os preços.

Ivan, desculpe-me se parecer chato da minha parte. O atrasvessador que estamos tratando aqui não é aquele que compra um violão e o revende pelo preço que achar quem pague. Estamos falando daquele que se interpõe entre o comprador e o luthier, intermediando a transação e levando algum, do consumidor claro. Outra coisa que não consigo entender. O mundo hoje é visto numa tela de computador. Se os violões dos nossos luthiers têm a qualidade decantada por muitos e preços irrisórioss quando comparados aos europeus ou americanos, por que o pessoal lá de fora não leva todos esses violões? Baratinhos e fáceis de levar.

Ivan, desculpe-me se parecer chato da minha parte. O atrasvessador que estamos tratando aqui não é aquele que compra um violão e o revende pelo preço que achar quem pague. Estamos falando daquele que se interpõe entre o comprador e o luthier, intermediando a transação e levando algum, do consumidor claro. Outra coisa que não consigo entender. O mundo hoje é visto numa tela de computador. Se os violões dos nossos luthiers têm a qualidade decantada por muitos e preços irrisórioss quando comparados aos europeus ou americanos, por que o pessoal lá de fora não leva todos esses violões? Baratinhos e fáceis de levar.

Na minha opinião porque agora "a moda" são os violões DT (Dammann, Gernot e similares) e 90% da nossa luthieria é baseada nos tradicionais, com poucas exceções como o Samuel Carvalho.