Jump to content
Sign in to follow this  
Eugenio

Escolhendo a 7a corda

Recommended Posts

Eu escrevi esse post faz muito tempo, mas achei conveniente resgatar e reformatar. Quando eu comprei meu violão de 7 cordas, usei esse critério e deu bastante certo. Não vai funcionar pra todo mundo, mas é uma base. O que eu escrevi serve apenas para nylon, se alguém tiver dicas de como escolher uma 7ª de aço, fique à vontade.

Para aqueles que compram cordas no exterior e gostam dos encordoamentos D'Addario, existe uma linha especial de cordas avulsas. Elas têm códigos que indicam o calibre. Para saber qual corda escolher, é importante verificar a tensão do encordoamento usado nos baixos. Exemplificando, segue a lista dos calibres dos baixos de um encordoamento D'Addario de tensao média, da série Pro-Arté Composite:

D = 0.028

A = 0.035

E = 0.044

As medidas estao disponíveis também em milímetros, mas como a referencia comercial da corda é em polegadas (o sistema obsoleto que os americanos ainda insistem em usar), todos os números que eu listei estão no sistema atrasado deles.

Observe que para cada baixo existe um incremento medio de 0.08". Com base nisso, a sétima corda seria, por exemplo, a 0.052 (0.044 da sexta + 0.08 de incremento).

Essa escala não é perfeitamente linear e voce deve, obviamente, testar as cordas, mas de uma maneira geral esse método funciona. Eu hoje uso a 054W como sétima e funciona maravilhosamente bem no meu violão.

No site da StringsByMail.com, você vai ver que existe uma corda de referencia NYL052W, que seria ela. O "W" significa apenas que a corda é revestida. As cordas sem W são de nylon puro. Veja o link:

Cordas Avulsas D'Addario

056W é o limite da D'Addario. Quem quiser cordas ainda mais gordas e pesadas pode ter que apelar para a Hannabach, que produz encordoamento para violão de 10 cordas. Veja aqui:

Hannabach para violão de 10

Outro detalhe é que a D'Addario também disponibiliza uma tabela onde ela associa o calibre da corda à nota desejada. Se a sua idéia é usar sempre a sétima em B, por exemplo, pode ser igualmente interessante consultar o guia abaixo:

tension_chart.pdf

Tô pensando em comprar essa 054W... Você afina a sétima em Dó?

Afino em lá, si ou dó, depende da música, não uso afinação fixa.

Comprei a D'Addario (7ª) e combinei com o jogo da Hannabach 728 HT..

Ficou bom, mas dá pra sentir uma leve diferença quando chega na sétima..

Da próxima vez eu compro a Hannabach (8ª) p/ violão de 10 cordas

Abs

Fernando Mattoso

Eugenio, boa noite!

Eu uso cordas de tensão pesada, tenho que necessariamente usar a 7ª com essa tensão ou, posso usar com tensão diferente? você ver algum problema nisso?

Abraço

Marcos, pode usar tensão diferente, afinal você pode estar com uma 7ª D'Addario e o resto do encordoamento de outra marca, então sempre é importante testar. Tem gente que prefere a 056W justamente porque é a mais pesada de todas.

Marcos, pode usar tensão diferente, afinal você pode estar com uma 7ª D'Addario e o resto do encordoamento de outra marca, então sempre é importante testar. Tem gente que prefere a 056W justamente porque é a mais pesada de todas.

Obrigado Eugenio!

Abraço