Jump to content

A crise e o mercado de violões

Recommended Posts

• 1 month later...
Como disse antes, na Europa há a facilidade do pessoal poder pegar dinheiro emprestado no banco para comprar um violão, coisa impensável no Brasil. Então muita gente que não está no mesmo lugar da pirâmide no Brasil pode comprar um instrumento melhor.

No Brasil, já temos os patamares de R$ 10.000,00 ou mais, para violões, como Samuel Carvalho, Roberto Gomes e Suguyama. Nos EUA/EUropa podemos comprar violão nesta faixa de preço, porém em alguns casos com acessórios superiores aos dos brazucas. Eles usam , por exemplo tarraxas graff ou rodgers. No Brasil é mais comum a Condor, Schaller , Rubner e Gotoh.

Por outro lado, temos luthiers , em que sua fila de espera não é tão grande ( em torno de 3 a 6 meses ), vendendo violões tops por 3.000,00 mais ou menos até 5.000,00, que não ficam nada a dever a um Ramirez, Paul Fisher, Fleta, por exemplo, estes com preços muito acima de U$ 10.000,00. Os nossos luthiers usam madeiras tipo AAA...AAAA, etc, jacarandás escuros, braços de mogno envelhecidos,filetes harmoniosos, rosetas especiais, etc....

Então, a tendencia é dos nossos luthiers de preços intermediários subirem muito o seu preço futuramente, pois vão querer acompanhar o mercado americano e europeu, se eles não venderem antes seus violões para os EUA e Europa, o que seria uma barganha para os gringos....um violão de R$ 5.000,00 sairia - 2.100 dólares.... e nós brasileiros sairíamos perdendo...

O que faz estes violões de 10.000,00 para cima que alguns dos nossos artesãos fazem, custarem tanto ? Acho que só o nome e a fila de espera...Por que um suguyama top ( violão dos " craques " da MPB ), custa em torno de R$ 20.000,00..porque tem gente que paga isso pelo " status " de ter um sugyama...

Enfim, vamos valorizar os nosssos artesãos, que nossos violões não ficam nada a dever a nenhum luthier estrangeiro!

Zanetti

Enfim, vamos valorizar os nosssos artesãos, que nossos violões não ficam nada a dever a nenhum luthier estrangeiro!

Ha controversias...

Temos muitos violoes bons, especialmente na sonoridade em geral. Mas e possivel encontrar luthiers nao-brasileiros que fazem instrumentos ainda melhores nesse quesito. Nos demais quesitos, no geral ainda tem muito o que se caminhar. Coisas corriqueiras na luteria nacional, como usar verniz sintetico, a qualidade das rosetas, filetes, estojo e tarrachas, na Europa so se acha em violao de fabrica ou de luthier iniciante bem ruinzinho mesmo.

Com essa subida do dolar ai no Brasil a coisa mudou um pouco de figura. Mas, ainda assim, acho que quem esta pensando em comprar um violao de 10.000 reais ou mais que vem com tarracha Schaller, verniz sintetico e case AMS ou Edyl, deveria pelo menos conhecer violoes estrangeiros na mesma faixa de preco. Estou vendo violoes aqui por 3 mil euros com sonoridade no minimo igual a violoes brasileiros nessa faixa de preco, mas com 100% goma-laca - e impecavelmente bem aplicada -, bons trastes, tarrachas decentes e cases que nao causam tendinite.

Por outro lado, temos luthiers , em que sua fila de espera não é tão grande ( em torno de 3 a 6 meses ), vendendo violões tops por 3.000,00 mais ou menos até 5.000,00, que não ficam nada a dever a um Ramirez, Paul Fisher, Fleta, por exemplo, estes com preços muito acima de U$ 10.000,00. Os nossos luthiers usam madeiras tipo AAA...AAAA, etc, jacarandás escuros, braços de mogno envelhecidos,filetes harmoniosos, rosetas especiais, etc....

Zanetti,

você se refere a violões brasileiros vendidos de 3 a 5 mil dólares ou reais?

Se for em reais, quais são eles?

Tem Ramirez, Fleta e Fischer que não são tão bons assim mas não conheço violões brasileiros vendidos por 3 mil reais, nem de 5 mil reais, melhores que estes tres que você citou.

André

Zanetti,

você se refere a violões brasileiros vendidos de 3 a 5 mil dólares ou reais?

Se for em reais, quais são eles?

Tem Ramirez, Fleta e Fischer que não são tão bons assim mas não conheço violões brasileiros vendidos por 3 mil reais, nem de 5 mil reais, melhores que estes tres que você citou.

André

André , na realidade, seria em torno de 3.0000 a 5.000,00 dólares, como o Arone, Tessarin S.Carvalho concerto, que acho que são tao bons como estes três !

Ai eu concordo com você Zanetti. Porém nunca toquei em um Tessarin desse nível mas, em Arone e Samuel Carvalho ja. Incluiria nesse nível os bons violões de cedro Roberto Gomes também. Esse último faz violões de cedro ao estilo Fleta que costumam ser tão bons quanto os melhores do luthier catalão. O Jorge Raphael faz violões com projetos parecidos aos do finado Humphrey que são ótimos. Não sou fã desse tipo de violão mas, é inquestionável a qualidade dos violões do Jorge.

Ja toquei em tres Fischer e dois Fleta e todos eram muito bons. Ramirez eu tenho um que é muito bom mas, sei que há alguns mediocres. A bem da verdade, os Fleta dos anos 80 em diante são bons mas, não maravilhosos como os dos anos 60 e 70. Hoje em dia, so tem uma meia dúzia de violões no mundo que estão em um nível superior ao dos outros. Os que eu considero nesse nível são o Ruck, o Tacchi, o Fanton e o Wagner. Não gosto do Dammann nem do Smallman por exemplo.

Acabei de comprar o primeiro Samuel carvalho double top série especial. Esse ai esta bem próximo do Wagner, por exemplo. Tenho uma réplica do Torres do Llobet, feita pelo Arone, que é uma coisa de cinema. Melhor que uma outra réplica de Torres, feita pelo Brian Cohen, que ja toquei e custa um terço do violão inglês.

Ai eu concordo com você Zanetti. Porém nunca toquei em um Tessarin desse nível mas, em Arone e Samuel Carvalho ja. Incluiria nesse nível os bons violões de cedro Roberto Gomes também. Esse último faz violões de cedro ao estilo Fleta que costumam ser tão bons quanto os melhores do luthier catalão. O Jorge Raphael faz violões com projetos parecidos aos do finado Humphrey que são ótimos. Não sou fã desse tipo de violão mas, é inquestionável a qualidade dos violões do Jorge.

Ja toquei em tres Fischer e dois Fleta e todos eram muito bons. Ramirez eu tenho um que é muito bom mas, sei que há alguns mediocres. A bem da verdade, os Fleta dos anos 80 em diante são bons mas, não maravilhosos como os dos anos 60 e 70. Hoje em dia, so tem uma meia dúzia de violões no mundo que estão em um nível superior ao dos outros. Os que eu considero nesse nível são o Ruck, o Tacchi, o Fanton e o Wagner. Não gosto do Dammann nem do Smallman por exemplo.

Acabei de comprar o primeiro Samuel carvalho double top série especial. Esse ai esta bem próximo do Wagner, por exemplo. Tenho uma réplica do Torres do Llobet, feita pelo Arone, que é uma coisa de cinema. Melhor que uma outra réplica de Torres, feita pelo Brian Cohen, que ja toquei e custa um terço do violão inglês.

Tenho interesse no Samuel Double top, acho que deva custar em torno de 10.000,00...Acho que vale a pena guardar uma grana e adquirir um destes. Agora que vi a sua opinião , de quem tem parãmetros para comparação!

Vocêc aconselharia um cedro ou abeto do SC ?

Resumindo, o nome do luthier é relativo, pois como vc falou há Ramirez que ficam atrás dos nossos luthiers...abraços

Zanetti..e parabéns pela sua coleção !

Pode acreditar no que disse do double top do Samuel. Vale ressaltar que é o série especial, isso significa que tem madeiras maravilhosas e selecionadas com muito critério. Ja o comparei com o Wagner e digo que é muito próximo mesmo. Quem tiver curiosidade pode vir ver os dois violões lado a lado e tirar suas próprias conclusões.

Eu acho que com esse tipo de construção (tampo duplo) o cedro cai melhor.

Tenho esse e mais um, que chega em fevereiro. Todos dois estão à venda. O primeiro tem Graf e custa R$10.000,00 ja o segundo vem com tarraxas Schaller e custa R$8.000,00.