Jump to content
Sign in to follow this  
alvarohenrique

faixa de preço dos luthiers

Recommended Posts

Oi Moises, na minha humilde opinião essas questões de gosto são muito subjetivas.

A partir do momento em que temos uma lista de preço, essas impressões acabam parecendo "oficiais", ou "opinião do fórum".

Seria algo meio injusto entende?

Perfeitamente. Só disse isto porque acho importante saber a impressão de outros uma vez que eu ou mais alguém jamais consultou um luthier ou testou certo violão.

Sim, na teoria é ótimo ter esse tipo de feedback.

Eu só não vejo maneira na prática de ser imparcial e justo.

O grande lance é que uma opinião minha sobre determinado violão, por exemplo, fica ali na lista com uma cara de "oficial" ou "opinião do fórum".

Não temos uma maneira de fazer um comparativo objetivo entre violões.

As revisões que o Samuel Huh faz são ótimas, mas mesmo assim, por ser uma lista objetiva de preços, eu não sei se cabe...

Poderia ter um esquema de dar notas de 0 a 10, sei la.

Bem, essa é apenas minha opinião. Se o pessoal acha que deve ter, por mim tudo bem então.

Acho que só faltou tratar esse delicado assunto ($$) com os próprios luthiers. Que tal perguntar a eles antes ??

Tenho minhas dúvidas, pois não sei se a maioria dos luthiers irá divulgar ao fórum as faixas de preços dos instrumentos.

Se quisessem, já estariam divulgando os preços em site próprio ou blog.

Mesmo aqueles que possuem site ou blog, divulgam fotos dos modelos mas não estipulam faixas de preço.

É engraçado. As vezes vejo pessoas anunciando a venda de violões nos fóruns de discussão, mas é difícil saber o preço imediatamente, só consigo obter por mensagem privada enviada ao vendedor (PVT).

E aí fica aquela história, olha fulano, lhe mandei um pvt, ei ciclano, lhe mandei um pvt.

Nunca vi um anúncio curto e objetivo de venda, como por exemplo: Vendo violão do luthier XXXXXX, 19XX, tampo abeto, fundo e laterais jacarandá da bahia, revisado, R$ XX.XXX,00, parcelo em X vezes...

Ora, por que há que ser diferente com os luthiers ??

Todos sabem que há muitos fatores que influenciam numa venda, tais como a época da venda, da necessidade e do perfil do comprador, prazos de entrega, condições de pagamento (à vista ou parcelado), idade das madeiras, tarrachas...

É a minha opinião, salvo melhor juízo.

nitsuga.

:thumbsupsmiley: Pela pouca experiência que tenho sobre o assunto, entendo que todo luthier tem um preço inicial para um determinado modêlo de sua construção. Ora, partindo desta premissa seria oportuno e de grande auxílio uma lista com vários preços e os respectivos luthiers (com seus devidos meios de contato) que iniciam sua tabela com aquele preço. Exemplo: Entre R$ 1.500,00 a 2.000,00 luthiers X, Y, Z, Entre R$ 2.001,00 a 3.000,00 luthiers W, K etc. Nada de opinião sobre as qualidades ou defeitos de cada um. O interessado escolheria a sua faixa de preço e entraria em contato com os luthiers da referida faixa. Chegando a um acordo entre preço e configuração do instrumento passaria a colher informações junto a possuidores e/ou conhecedores do trabalho do profissional escolhido. A etapa seguinte seria o fachamento da encomenda. Esta é minha opinião pessoal. :thumbsup:

Penso como o Orlando, comigo foi mais ou menos assim..

A lista trará muitos benefícios e é notório que um violão nunca é exatamente igual ao outro(mesmo luthier) são muitas as variáveis.

Um ponto importante é o nível de detalhamento da lista, que tem de ser bem pensado para não bitolar as coisas, penso que devemos deixar sempre uma margem pricipalmente na questão preço.

Opinião pessoal em questão de violão é muito complicado, gosto é gosto e ponto! na minha opinião isso deve ficar de fora da lista.

Acho que se está discutindo muito como se deve fazer essa lista. O melhor, na minha humilde opinião, é que façamos resenhas sobre o instrumento e se dê o preço base dele, pois é lógico que este poderá sofrer alterações. Nesse caso acho importante falar sobre o que acompanha o violão, como madeiras, tarrachas, cases, em vista de ter uma noção de quanto o preço pode ser negociado em relação a uma tarracha de maior ou menor qualidade, variação da qualidade do case etc. Creio ter dado uma boa descrição do meu instrumento, por exemplo. Lá eu falei sobre a qualidade dos materiais, sonoridade do instrumento e preço final. Se ficarmos aqui, só na discussão, essa lista nunca irá sair. A gente faz as resenhas e depois organiza a lista de modo mais... organizado.

Nunca vi um anúncio curto e objetivo de venda, como por exemplo: Vendo violão do luthier XXXXXX, 19XX, tampo abeto, fundo e laterais jacarandá da bahia, revisado, R$ XX.XXX,00, parcelo em X vezes...

Hehe..Eu já... o Roberto Gomes anunciou exatamente isso aqui no fórum esses dias...E outra: essa idéia é justamente este incentivo que falta pra galera ter mais contato com luthier e desfrutar da realidade de um violão de um bom luthier.

Não existe preço "justo" no mercado de instrumentos musicais, existe o valor de mercado, que consiste basicamente na percepção que as pessoas têm do instrumento/luthier e na dificuldade de ter acesso ao produto. Um Hauser custa mais de 100.000 dólares simplesmente porque existem poucos disponíveis e uma grande cobiça em torno dele. Um Sérgio Abreu custa 10.000 reais porque as pessoas que o compram se dispõem a pagar o valor e o vêem como um violão com um forte potencial de revenda, independente de qualquer mérito que os instrumentos tenham.

É engraçado. As vezes vejo pessoas anunciando a venda de violões nos fóruns de discussão, mas é difícil saber o preço imediatamente, só consigo obter por mensagem privada enviada ao vendedor (PVT).

E aí fica aquela história, olha fulano, lhe mandei um pvt, ei ciclano, lhe mandei um pvt.

No fórum violao.org há uma certa preocupação em não tornar o lugar apenas um balcão de vendas. De lá nasceu esse cuidado que se espalhou. Há dois ou três anos todo mundo dizia o preço em aberto numa boa.

Quando comecei a elaborar a lista de professores de violão erudito no Brasil surgiu todo tipo de pitaco. De coisas simples a listar também os brasileiros que vivem no exterior a inclusão das instituições de ensino em que cada um trabalha, surgiu todo. Naturalmente, cada um queria fazer sugestões que tornavam a lista ótima para atender os interesses PESSOAIS do pitaqueiro, sem se importar se isso a transformasse péssima pro maior número de pessoas terem acesso a informação básica e simples.

É simples: fulano quer comprar um violão. Fulano tem até x pra gastar. Fulano precisa de informação pra saber que luthiers buscar. A informação que dispomos hoje o obriga a ligar para artesãos de todo o país um a um pra poder encontrar o pequeno grupo que ele pode começar uma pesquisa mais aprofundada. Vamos ajudar o fulano a saber quais luthiers vendem instrumentos dentro da faixa de preço que ele quer pagar?