Jump to content
Sign in to follow this  
alvarohenrique

faixa de preço dos luthiers

Recommended Posts

Contem com a minha ajuda para essa lista.

Estou em fase de pesquisa com luthiers, e ví a dificuldade em saber a faixa de preço de outros modos que não ligando diretamente para eles. :)

Vamos ajudar o fulano a saber quais luthiers vendem instrumentos dentro da faixa de preço que ele quer pagar?

:thumbsupsmiley: Estamos avançando, já temos dois membros com a mesma opinião. Foi exatamente o que expressei em uma de minhas postagens sobre o assunto. :parabens:

Ninguém está aqui para colocar farinha na sopa. :icon_twisted:

Se conseguirem elaborar a tabela de faixa de preços, é ótimo para todos do fórum, inclusive para mim, como a terei como simples referência. :worshippy: .

Em tese, prestigia-se a comodidade, economiza-se tempo, "garganta" e telefonemas.

Não sei se é um fator decisivo para a compra, pois quem tem uma grana para comprar um violão de luthier, irá pesquisar bastante antes de fechar negócio.

Mas a divulgação da faixa de preços (ou do valor mínimo do instrumento) prescinde de expressa autorização dos luthiers e gostaria apenas se a maioria deles concorda em tornar público esse assunto. Se concordam, tudo bem.

Também não estou aqui para defender interesse pessoal de nenhum luthier. :thumbsdownsmileyanim:

Não estou a serviço de nenhum deles. Todos os violões (tenho 4) que comprei me custaram telefonemas, viagens, tempo etc. Não me arrependi de nenhuma compra.

Estou vendo a proposta sob um outro ângulo, inclusive por aqueles aspectos relacionados ao valor de mercado do instrumento, comentados pelo Eugênio.

Não sou profissional da música, sou apenas um interessado pelos assuntos do violão e quando quero comprar um instrumento, faço telefonemas, vejo o material, se possível testo o instrumento, converso, penso bastante e faço o negócio.

Enfim, ajo da mesma maneira, como na compra de um sapato, de uma roupa ou de um carro.

Afinal de contas, ninguém quer gastar R$ 1.500,00 ou R$ 8.000,00 num violão e ficar arrependido. Eu, particularmente, jamais farei uma compra nesses valores, apenas com base em informações pela internet.

Devemos evitar que se pense na existência de algum interesse pessoal na divulgação desses preços.

Para evitar, inclusive, a mesma desconfiança que posso ter despertado quando questionei o assunto.

Encerro por aqui e sugiro que essas faixas de preços sejam divulgadas espontaneamente pelos próprios luthiers, abrindo-se aqui uma vitrine para a venda, tudo bem ?

Afinal, este fórum também é destinado a eles.

Abs.

nitsuga.

Contem com a minha ajuda para essa lista.

Estou em fase de pesquisa com luthiers, e ví a dificuldade em saber a faixa de preço de outros modos que não ligando diretamente para eles. :)

Bem-vindo ao fórum, Gabriel.

Essa questão é muito fácil: coloca-se dados básicos que façam o pessoal do fórum ter uma idéia de violões e preços. É uma ótima idéia e parece que a maioria concorda. Agora, quem não quiser, não precisa se manifestar. Infelizmente todos não têm a mesma opinião, o que é natural - se não todos aqui teriam um só violão e do mesmo preço. Sem burocracias. Isso funcionará bem, será de ajuda pra galera assim como os tópicos sobre madeiras, luthiers são.

Obrigado :thumbsupsmiley:

Mas a divulgação da faixa de preços (ou do valor mínimo do instrumento) prescinde de expressa autorização dos luthiers e gostaria apenas se a maioria deles concorda em tornar público esse assunto. Se concordam, tudo bem.

Se entendi bem, sua preocupação é que alguns luthiers podem não autorizar a divulgação dos preços?

Fazer uma lista apenas com os que autorizaram não resolve, ou a lista ficaria 'pequena demais'?

Obrigado :thumbsupsmiley:

Se entendi bem, sua preocupação é que alguns luthiers podem não autorizar a divulgação dos preços?

Fixar preços ou faixas de venda de qualquer produto nem sempre é tão simples como alguns pensam. Sim, qualquer luthier pode se recusar a colocar os preços nessa lista, principalmente em se tratando de trabalho artesanal. Alguém pode imaginar a fixação de faixas de preços para cirurgias plásticas, obras em telas ou esculturas artesanais ?? A propósito, existe uma Lei de Defesa do Consumidor que pode ser indevidamente invocada por um especulador, este alegando que está sendo lesado por um luthier que está cobrando um valor superior à faixa estipulada na lista. Ah, tudo bem, mas então vamos discutir as caraterísticas do instrumento, madeiras, mão-de-obra, condições de pagamento, prazo de entrega etc. Qual luthier vai querer essa dor de cabeça, de ficar justificando as diferenças para um especulador ?? Penso que apenas o próprio luthier pode assumir essa responsabilidade de estipular os preços para venda.

Fazer uma lista apenas com os que autorizaram não resolve, ou a lista ficaria 'pequena demais'?

Resolve. Não sei se a lista vai ficar grande ou pequena. Quem pode responder isso são aqueles que conhecem bem os nossos luthiers.

Um Feliz Ano Novo a todos !

nitsuga.

Penso que se a classificação for por faixa de preços, não haverá qualquer comprometimento ou constrangimento em relação a qualquer profissional.

No fórum, certamente, temos violões de praticamente todos os luthiers brasileiros, ao menos os mais famosos. Sendo assim, conhecemos as faixas de preços e não vejo razão para não as divulgarmos.

Acho uma excelente iniciativa.

Por exemplo, o luthier que construiu o meu violão, o Barros, comercializa seus instrumentos na faixa de R$ 3.500,00 a R$ 6.000,00, sendo o de R$ 6.000,00 o seu top.

Sem querer por lenha na fogueira, parto do princípio que a lista de instrumentos (6,7,8 cordas), normais ou cutway, madeiras, tampos, tarrachas, com ou sem case, verniz ou laca, entre tantas variáveis, será extremamente dinâmica e mutável.

Então, sugiro, um tópico fixo dentro da Área Luthier, contendo um post com o nome de cada Luthier respectivamente que vier a compartilhar a informação tão almejada por todos nós, e que a mesma fosse adicionada, alterada, alimentada,etc, SOMENTE pelo próprio! Situação que já acontece, com os nossos usuários, que tem permissão somente para editar o que escrevemos. Assim, ao entrar na(s) página(s) inicial(is) encontraríamos basicamente os instrumentos descritos, podendo ser cada um em um comentário!

Concordo com a formatação da informação já apresentada e discutida anteriormente, por se tratar de medida inteligente para subsídio de decisões.

O item preço para mim sempre fala mais alto, porém, sendo uma espécie de vitrine do trabalho de cada Luthier e cada um deles cuidando da sua Lojinha (!?!), pelo menos aos que se propuserem a divulgar o seu trabalho aqui, creio que seria mais do que bem vindo - falando como consumidor final.

Não sei se consegui me fazer entender, honestamente!