Jump to content
Sign in to follow this  
nitsuga

Estojos, hardcases, semi-cases etc.

Recommended Posts

Olá.

Vou falar sobre um assunto pouco discutido por aqui.

Na verdade é um desabafo.

Muito se fala sobre os instrumentos. Mas percebo que não se dá muita ênfase naquilo que dá a proteção aos violões, preocupação daqueles que estão sempre viajando (carros, ônibus, metro, aviões) e ficam em hotéis.

Nesse aspecto, acho que as opções no mercado são limitadas. Há instrumentos no Brasil superiores à faixa de R$ 9.000,00 a R$ 10.000,00, mas são vendidos com cases comuns, que chegam a pesar de 5 a 6 kg.

Sei que os melhores cases são o ACCORD e o KARURA (um deles é fabricado na Tailândia, salvo engano), mas o custo adicionado com a taxa de importação torna impraticável a compra (na faixa de 800 a 1200 dólares + taxas).

Um case ACCORD não chega a pesar 3 kg e isso faz muito diferença nas viagens, principalmente em aeroportos e rodoviárias.

Tenho alguns cases que acompanharam os violões que comprei, um semi-case de espuma e lona, uns bags de lona, mas os mais leves (e que dão razoável proteção nas viagens, para levar como bagagem de mão) são os de fiberglass.

Tenho um case da Strinberg que pesa menos de 3 kg, mas não confio nele para suportar impactos muito fortes. Comprei recentemente um case da Gator, que é melhor construído, um pouco mais robusto e protege bem mais contra os impactos, mas é um pouco mais pesado (~ 3,200 kg), portanto, não ainda não estou contente.

E nenhum deles veio com aquelas alças que possibilitem transportá-los como mochilas. No case da Stringerg, eu mesmo fiz os furos e coloquei alças.

Possuo alguns violões na faixa de R$ 4.500,00 a R$ 6.000,00 (Arone, Samuel Carvalho, João Batista 7 cordas). Não são os mais caros dos nossos luthiers, mas não consigo acreditar que não temos no mercado brasileiro cases leves e compatíveis com a qualidade deles.

Certa vez, eu vi um sujeito no aeroporto de Congonhas com um bag de lona (daqueles que custam R$ 35,00).

Fiquei pasmo quando ele, para tirar alguma coisa que estava dentro dele, "sacou" desse bag um Suguiyama, daqueles antigos (igual a um do Toquinho). :no:

Perguntei a ele porque ele não carregava o instrumento protegido num case, mas ele falou que era mais fácil de transportar no "bag" como mochila, já que o case era muito pesado e ocupava mais espaço. Além disso, ele disse que viaja há anos assim, toma muito cuidado e nunca aconteceu nenhum problema no instrumento. Jamais poderei fazer isso, pois eu sou um desastrado de carteirinha.... :icon_twisted:

Hä um outro case no mercado, da SKB, importado, ao custo de R$ 480,00, mas não conheço a qualidade dele. Alguém tem esse ?

Sei que atualmente o Suguiyama faz uns cases mais leves, mas parece que é o único luthier brasileiro que se preocupa com a qualidade e o peso do case ... Ou estou enganado ??

Nitsuga.

Eu não consigo gostar de carregar como mochila. Se eu coloco mais alto, fico com medo de trombar o braço em algum lugar (se bem que eu sou baixinho). Se fica mais pra baixo, quando anda o violão fica "rebolativo", hehe.

O SKB e o Gator são praticamente a mesma coisa.

Pro que você pretende fazer com o case, sugiro esse: http://www.guitarsalon.com/product.php?productid=3235 . Cerca de 3,4 kg, carregável como mochila, com boa alça. Preço em dólar.

Estou usando um Karura. Muito bom.

Gostaria de comprar um Karura. Mas o preço e a taxa de importação por aqui tornam inviáveis essa aquisição, ficando até incompatível com o custo dos violões que possuo. O case da BAM parece ser bom, até já enviei e-mail para duas lojas, pedindo a confirmação do preço. Mas continuo inconformado com a falta de opções por aqui. Estive no Japão (Tokyo) em novembro do ano passado e nos trens/onibus/metro eu via um monte de estudantes com Karura ou Accord. Fiz muitas compras de lá, mas eu devia ter tentado trazer um desses cases. Se arrependimento matasse...

nitsuga.

em europa quais tudos luthiers usam estojos de HISCOX. e uma compania da inglaterra, os precos sao impecaveis em relacao preco/qualidade.

ja viajei muitas vezes com instrumentos, nenhuma vez foram destruidos e sempre foram na bagagem nos avioes.

nao conheco os impostos voces devem de pagar. aqui custa o estojo hiscox a volta de 180 euros.

http://www.hiscoxcases.com/index.htm

rob

Qual o modelo do seu case e quanto pesa?

É o Sentinel. Com violão, capa, acessórios no bolso do case e da capa, pesa uns 6 kg. Como preciso de um case mais largo pra caber a lateral do violão do Jorge Raphael, o case em si sai um pouco mais pesado que o normal.