Jump to content
carlos eduardo

Apoio Ergonômico

Recommended Posts

Rapaziada, 

Esse assunto foi abordado  no violão.org, essa semana, mais postar lá é mais complicado...

Mas, estou querendo comprar um apoio desse, meu objeto principal  é para estudar em casa, no palco uso o banquinho mesmo.

Pesquisei esses dois modelos, o que tem ventosas e a almofadinha.

As dúvidas são o seguinte: Almofada é confiável?, ouvi dizer que o violão fica meio solto, e esse lance das ventosas, pois meu violão é em goma-laca, será que pode danificar?

o que mata é que eu vou ter que comprar no susto, nem um dos meus amigos e professores usam esses apoios.

Me interresei por esses dois modelos:

http://www.judsoncastro.mus.br/apoio.php

http://www.matepis.com.br/br_a_index.php?pagina=br_c_home

Abraços!!

Boas festas a todos!!

Eu tenho o apoio ergonômico do Judson e acho muito bom.

quanto a eventuais danos no violão, melhor falar com o luthier antes, principalmente no caso de

goma-laca.

O meu violão é feito em verniz fosco (Lineu Bravo) e a ventosa não gruda de jeito nenhum.

O Lineu me indicou colar uma fita somente nos locais onde as ventosas devem fixar.

Deu certo, e não há risco de danificar o violão.

Veja com o seu luthier qual o procedimento adequado.

Quanto à qualidade do produto, altamente recomendável.

Possui regulagem.

Cuidar que há dois tamanhos disponíveis.

Abraços,

Átila

Já usei os dois. Não sou fã de ventosas. Já aconteceu comigo delas soltarem durante uma apresentação, e procuro evitá-las.

Todos esses apoios articulados em metal ou madeira, com mais de uma peça, normalmente com ventosas, também tem outra característica que não acho confortável: o violão fica mais à direita. Confira nas fotos do http://judsoncastro.mus.br/apoio.php que o violão não fica exatamente em cima da perna esquerda, mas levemente jogado pra direita (efeito causado pela haste inferior de todos esses apoios similares). No meu caso, isso causa tensão no ombro direito.

Pedi pro pessoal da Matepis confeccionar uma almofada com uma fita de velcro que permite fixá-la na perna. O violão está ficando exatamente na mesma posição em que ficava quando uso o banquinho, o que considero muito positivo. Apesar do modelo anterior ter um anti-derrapante na parte que entra em contato com a perna, a fita de velcro tornou o conjunto bem mais estável.

Tente medir a altura que você usa o banquinho na sua casa, e use essa medida como parâmetro para escolher a altura da almofada.

A minha experiência com apoios: Definitivamente, a almofada da Matepis, disponível em várias alturas, que pode vir acompanhada de um antiderrapante a ser usado na perna direita e um protetor de antebraço, que, em caso de apresentações, pode ser posto por baixo da manga da camisa (de mangas compridas, evidentemente.)

É de justiça ressaltar as excelentes pessoas que fazerm a Matepis.

Estou usando um apoio da Matepis de 10 cm e estou gostando.

Uma vez, o Eugenio me mostrou a tal Dynarette e eu me lembro que não gostei muito porque ficava um pouco instável na minha perna( não tem antiderrapante) , mas o formato dela me agradou bastante. Acho que se a matepis mudasse o formato da almofada, dando uma inclinação como a Dynarette tem, poderia otimizar o seu produto.

Pensando bem, vou sugerir a eles...

Me interresei mais pelo Matepis, mas a sugestão do Átila foi muito boa em perguntar ao luthier se as ventosas podem ou não danificar a goma-laca.

Esse lance do tamanho da almofada, eu tenho 1,85cm (uso o banquinho bem alto), será que essa de 10cm é o tamanho ideal?

Sem querer abusar, o edvalson falou sobre essa luva da Matepis achei bem legal, pois tenho dormência na mão direita, mais alguém usa essa luva e pode dar maiores considerações.

abraços

Eu estou usando a luva da Matepis, modelo flexível. É muito confortável e de fácil adaptação - recomendo sem ressalvas...

O melhor apoio que existe é a perna direita, cruzadinha sobre a esquerda! :D

perna direita cruzada sobre a esquerda é mara!

haahahah :risadinha:

A minha experiência com apoios: Definitivamente, a almofada da Matepis, disponível em várias alturas, que pode vir acompanhada de um antiderrapante a ser usado na perna direita e um protetor de antebraço, que, em caso de apresentações, pode ser posto por baixo da manga da camisa (de mangas compridas, evidentemente.)

É de justiça ressaltar as excelentes pessoas que fazerm a Matepis.

Ratifico!

Pessoas honestas. A Terezinha nem se fala.