Jump to content
Sign in to follow this  
robgit

Apoio para braço direito - montavel

Recommended Posts

Segue a minha transcrição do que ele diz, só por curiosidade. O Julian já resumiu o que interessa.

"Olá.

Este é um novo apoio de braço, que pode pode ser fixado ao violão.

O princípio é muito simples: coloca-se aqui, aqui tem um parafuso, e se fixa com o parafuso.

O apoio tem duas vantagens:

primeiro, minha circulação não é reduzida quando eu toco, tanto faz se toco na posição de flamenco ou clássica.

segundo, a construção permite que eu não prejudique a vibração do tampo com o braço.

É feito de forma muito inteligente - já tirei rapidamente, é só desaparafusar.

O violão também não é danificado, o apoio é bem forrado.

O apoio propriamente é de material de fibra de vidro, de maneira que não quebra.

Um apoio inovador, grande idéia."

obrigadíssimo Marcos! (era o próximo, queria fazer)

já trocei email`s com o inventor, por isso posso dar respostas.

ele já fez vários testes com varias vernizes e os pontos (de silicone) para fixar, não causam danos durante semanas de fixação. foram envolvidos alguns luthiers e guitarristas.

o espaço usado é 7mm no tampo e 9mm no fundo - não influencia os vibrações.

pedi imagens do outro lado:

dsc_8090w197.jpg

dsc_8096w476.jpg

também gosto mais a vista do plenossom do Tessarin (o que não conhecia) - os guitarristas podem decidir, o que é mais praticante.

Julian, não tirei fotos ultimamente, preciso tempo demais pra conseguir a qualidade das imagens, que gostaria fazer.

abç, rob

No meu entender, pelo que pude ver pelas fotografias, prefiro o plenossom. Além do aspecto estético, no qual o plenosom dá de 10, tem a questão de este apoio ser muito alto em relação à curvatura do violão,

o que altera o ângulo do braço, causando desconforto e possivel dores no ombro. É o que me parece.

O que eu gostei nesse apoio foi justamente a altura. Como eu toco com o violão na perna direita, essa altura extra é boa. Mas fiquei com a sensação de que o cara pode acabar apertando demais o negócio, ao ponto de rachar o violão. Por enquanto vou continuar com o Plenosom!

É feito de um material composto de fibra de vidro.

Após observar a foto grande que o Rob postou, verifiquei que há bolinhas por debaixo do apoio do braço. Este tipo de assinutura é básico na confecção de objetos feitos de plástico. O molde deixa esse tipo de marca. Se o fabricante afirma ser de fibra de vidro ou similar não deveria ter esse tipo de característica.

Há de se dizer que o pró é a melhoria da postura, porém, como contra, sendo feito efetivamente de material "artificial", o tato do braço PARA MIM deverá ser recoberto (mangas compridas) e talvez, TALVEZ implique em alguma mudança sonora, sem contar que parece um tanto mal acabado. Há rebarbas visíveis no suporte da parte de tráz. Outra coisa é que fibra de vidro pode eventualmente quebrar e a princípio ela trinca com o passar do tempo. É material perene.

Alguém aqui já se predispôs a testar ?

Ah sim, pode quebrar o violao se acharos que aquilo é uma morsa (ou sargento) ou chave de grifo. Se apenas apertar até o silicone encostar no violão, que já é o suficiente pra não escorregar, não machuca nossos lindos instrumentos. É bacana que estão pintando várias idéias diferentes sobre as mesmas "complicações" que temos. Como os diversos apoios ergonomicos que já falamos em outro tópico, toalhinhas, que eu sinceramente acho muito mais barato comprar aqueles anti-derrapantes (sei lá o nome daquilo) que se coloca em baixo de tapetes ou bandejas de bar que custa 1 real 30 cm e tem de várias cores. Dá até pra combinar com a roupa do concerto. esses apoios do braço direito como esse aí e o plenossom... enfim, várias coisas. Agora tudo sempre terá um defeito. lembro de uma vez ter visto um vídeo dum japa tocando que ele não encostava o braço direito no vioão. Bicho doido, mas taí a solução perfeito, não afeta a estética, não quebra o instrumento, não "destrói" o verniz com ventosas...

b podemos pendurar o violão com algumas cordas especiais e tocar semencostar braços e pernas nele. assim a vibração do bicho rola na boa e todos podem escutar o real som de um violão que ainda não foi escutado. heheheh Vou fazer um projeto.

Abraço