Jump to content

"Zumbido" no Tampo

Recommended Posts

Oi pessoal, estou tendo um problema como meu novo violão.

Ele esta com aquele "Zumbido" chato, parecido com o causado quando as cordas saindo do cavalete criam algum barulho em contato com o tampo em vibração.

Claro que ja me certifiquei que não é isso.

Meu medo é que seja alguma travessa solta.

• Replies 23
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

Ele esta com aquele "Zumbido" chato, parecido com o causado quando as cordas saindo do cavalete criam algum barulho em contato com o tampo em vibração.

Já pensou em usar Cotonete ? As vezes água no tímpano também causa Zumbido e aí só indo em um Hospital para fazer aspiração!

Sempre tem um palhaço!

falando em reparo de violão, pra baixar as cordas é melhor mandar pra um luthier né?

o meu ta dando trabalho quando eu ponho umas pestanas da casa 7 em diante, e é notável que é por causa das cordas :(

Rocha,

Eu mesmo faço esse tipo de reparo nos meus instrumentos. Exige paciência. Se quiser uma dica lá vai.

- Comprar um rastilho de preferência de osso, R$ 3,00 - normalmente compro dois e um fica de reserva.

- Lixas e mais lixas, alguma grossa e outras finas.

- Afrouxar as cordas ao ponto de liberar o rastilho - normalmente feito de plástico.

- Com o rastilho original na mão, risco com um lápis o formato dele no rastilho de osso.

- Separo o rastilho original.

- Graxa de cotovelo, ou seja, começo a lixar até ficar igual ao original.

- Lixo mais uns 2 milimetros.

- Posiciono o rastilho de osso no lugar, rezo e afino o instrumento. Sinto como está e uso o meu desconfiômetro.

- No caso negativo, lixo mais um ou dois milímetros e repito o passo acima até chegar no que considero o limite.

- Errando, recomeço com o rastilho de osso reserva.

Gostaria de achar um rastilho de chifre de bode - não ria - é um dos materias natural mais duros que existe, difícil de trabalhar. Já vi uma viola caipira com um deles é o som era fantástico. E antes que me perguntem, ouvi o instrumento com o rastilho de osso e após algumas horas de trabalho com o novo rastilho. A diferença era mais do que sentida.

Detalhe super importante: a base do rastilho deve ficar completamente encostada no fundo do encaixe do cavalete. Escolha um, quando for comprar, fácil de lapidar e bem plano do outro lado.