Jump to content

Recommended Posts

Constata-se que a quase totalidade dos violões de 7 cordas apresenta um arranjo de mão no qual na parte superior, correspondente à cordas graves, é instalado o conjunto de 4 tarrachas e, na parte inferior, são dispostas as 3 tarrachas para o sol, o si e o mizinho. Entretanto lembro de, há algum tempo, ter visualiizado um instrumento em que o conjunto de 4 tarrachas estava disposto na parte inferior da mão, correspondendo às cordas agudas mas, infelizmente, não anotei na hora o link e nunca mais tive oportunidade de voltar à imagem. Por outro lado, antes de propor o tópico, tentei identificar algum tipo de tabela individualizando os esforços de tração das cordas, que compõem a compressão/flexão que atua sobre o braço mas não logrei obter a informação, uma vez que apenas o esforço total costuma ser objeto de menção. Feito esse introito o que eu gostaria de ter como informação, principalmente com base no conhecimento dos nossos luthiers, é se esse arranjo mais praticado é o que efetivamente melhor distribui a carga das cordas no braço ou se ele atende mais a uma tradição, com motivação eventualmente até estética. Intuitivamente, mas talvez erroneamente, sempre me pareceu que as cordas mais graves afinadas é que responderiam pelos maiores empuxos e que, se isso fosse verdade, então a solução dinamicamente mais equilibrada seria aquela que quase não é usada. Fica portanto a interrogação.

Link to post
Share on other sites

Saul, até onde me consta, os luthiers e os músicos não concordam em relação à mão da violão de 7 cordas e os motivos vão além da estética. Muita gente inclusive coloca as cordas trocadas, usando o ré no carretel mais próximo e o mi no carretel mais distante. Dizem os músicos que assim a tensão fica melhor equilibrada. Eu tenho um de 7 e confesso que jamais senti nada de errado em relação à tensão das cordas.

Link to post
Share on other sites

Tem uns 7 cordas que tem os dois conjuntos de 3 tarrachas, mas a quarta corda é presa numa tarracha que fica no meio da mão. Lá em cima. Veja o do Sidney Molina no DVD do quaternaglia. Achei bacana e já tinha visto isso em outros.Mas eu acho muito bonita a estética da mão "clássica" do 7 cordas.

Link to post
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Loading...
×
×
  • Create New...