Jump to content

Qual Violão Comprar?

Recommended Posts

Olá pessoal.

Possuo hoje um violão Talent I da Di Giorgio, que considero muito gostoso de tocar. Porém estou com problemas com seu captador e o braço está querendo começar a empenar (não tem tensor), então pensei em deixá-lo só para ensaios do pequeno coral de 15 vozes no qual sou regente, e comprar um violão um pouco melhor para apresentações e gravações.

Tipo, estou pensando em gastar até R$ 1.000,00 e andei vendo algumas opções por volta desse valor:

Takamine EG 124, Crafter SNT 380, Di Giorgio Talent II, Yamaha CGX171CCA (inclusive pesquisando sobre este que cheguei aqui)...

Li em um fórum por exemplo que esse modelo da Takamine é horrível, o que vai de encontro com a marca que sempre ouvi falar tão bem...

Qual deles é melhor? Parecido com esses tem mais opções?

Desde já agradeço a ajuda de todos...

• Replies 34
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

Rubens, seja bem-vindo. Tenha em mente que resenhas sempre vão refletir a preferência de quem escreveu. O bom mesmo é testar, pois o que é ruim para uma pessoa pode ser bom pra você e vice-versa. Se tiver uma grana extra, considere um violão de luthier. Um instrumento de série que tem recebido bons comentários é o Tagima série Ulisses Rocha.

Guto.

Pois é, foi o que eu li... Mas, tipo assim, li que ele trasteia, e que o som é muuuuito ruim... Se for assim, só troco o pré amp e captador do meu Talent I (que gosto bastante do som). Minha idéia é saber se terei, em um desses modelos (mesmo simples) que citei, uma melhora que justifique a diferença financeira em relação ao meu Di Giorgio. Claro que está longe de um Top, mas ainda chego lá ehehe...

Eugenio.

Cara, para mim milão já tá na grana extra ehehe. Mas confesso que me apaixonei de cara pelo Tagima "Ulisses Rocha". De início, só para ter uma idéia, eu estava pensando em comprar um modelo igual ao meu (Talent I), só que um modelo mais novo linha 2008, que tinha uma sensível diferença no pré amp (daí entenda-se R$ 600,00), ou simplesmente trocar a captação e pré amp do meu. Então um amigo me deu essa dica da "grana extra" em um instrumento pouco melhor, pra evoluir mesmo, sabe? Já to "fazendo hora extra" pra tentar arrajar mil ahahaha... Esse negócio de testar pra mim que é complicado, pois moro numa cidade sem nenhuma loja de instrumentos musicais, e quase não tenho tempo para ir à outras cidades (que mesmo assim não têm lojas lá muito boas). Penso em fazer uma lista dos violões à testar, e depois ligar até achar uma loja que tenha vários deles, onde eu possa testá-los em uma só viagem... Como comentei com o Guto logo acima, queira um violão que valha a pena dar mil em relação ao meu Talent I de seiscentos. Um violão que dure mais, com tensor no braço, que me dê alguma evolução enquanto não tenho cacife para mais... Mas como falei acima, um dia eu chego lá...

Valeu pessoal!

Rubens,

Eu, particularmente não vejo necessidade de usar tensor em violões de nylon. Observe que os violões (nylon) dos melhores luthiers não o usam.

Os violões com cordas de aço, por desenvolverem maiores tensões, utilizam esse artifício para corrigir pequenos empenos, mas não vejo necessidade para nylon...

Rubens,

Eu, particularmente não vejo necessidade de usar tensor em violões de nylon. Observe que os violões (nylon) dos melhores luthiers não o usam.

Os violões com cordas de aço, por desenvolverem maiores tensões, utilizam esse artifício para corrigir pequenos empenos, mas não vejo necessidade para nylon...

É que as madeiras utilizadas pelos luthiers são normalmente de melhor qualidade, madeira bem seca, sem risco de empenar, já os violões de fábrica são um problema, por isso eles colocam tensor para poder dar jeito depois...

Guto.

Pois é, foi o que eu li... Mas, tipo assim, li que ele trasteia, e que o som é muuuuito ruim... Se for assim, só troco o pré amp e captador do meu Talent I (que gosto bastante do som). Minha idéia é saber se terei, em um desses modelos (mesmo simples) que citei, uma melhora que justifique a diferença financeira em relação ao meu Di Giorgio. Claro que está longe de um Top, mas ainda chego lá ehehe...

Valeu pessoal!

Rubens, eu honestamente não conheço muitos violões de nylon nessa faixa de preço, mas não acho que esse Takamine valha nem de longe o que custa.

Não seria uma opção vender esse seu Talent e dar mais esses mil e pegar um Tagima?

Eu não ficaria com dois violões de qualidade tão próximas assim. Pode ser que você gaste esses Mil, no maior sacrifício, e ainda pegue um instrumento inferior ao seu atual se comprar sem testar.

Pensando por esse lado, pode valer a pena regular e dar um talento no pré-amp do seu. Só não sei se é viável.

Abraço!

Rubens, desses que Vc citou, o Yamaha CGX-171 é de longe o melhor de todos, mas Vc não compra ele com "Milão", e a Yamaha nem traz esse modelo oficialmente pro Brasil. Esse violão tem tampo maciço, é MUITO bem acabado, a captação dele é excelente, é uma B-band com piezo e microfone interno.... acho que custa mais de Dois Mil reais... Da Yamaha, Nylon, Cutaway com captação, o que se encontra por aí nessa faixa de preço é o CGX-111. Também é um violãozinho legal, melhor que os Talent e que o 124 da Takamine sem dúvida.

Abraço!!!

Rubens, desses que Vc citou, o Yamaha CGX-171 é de longe o melhor de todos, mas Vc não compra ele com "Milão", e a Yamaha nem traz esse modelo oficialmente pro Brasil. Esse violão tem tampo maciço, é MUITO bem acabado, a captação dele é excelente, é uma B-band com piezo e microfone interno.... acho que custa mais de Dois Mil reais... Da Yamaha, Nylon, Cutaway com captação, o que se encontra por aí nessa faixa de preço é o CGX-111. Também é um violãozinho legal, melhor que os Talent e que o 124 da Takamine sem dúvida.

Abraço!!!

Cara, é verdade! Devo ter visto mil em Dolar em algum site, e não notei... Vou dar uma procurada no CGX-111...

Valeu a dica!

Abração!

Rubens, eu honestamente não conheço muitos violões de nylon nessa faixa de preço, mas não acho que esse Takamine valha nem de longe o que custa.

Não seria uma opção vender esse seu Talent e dar mais esses mil e pegar um Tagima?

Eu não ficaria com dois violões de qualidade tão próximas assim. Pode ser que você gaste esses Mil, no maior sacrifício, e ainda pegue um instrumento inferior ao seu atual se comprar sem testar.

Pensando por esse lado, pode valer a pena regular e dar um talento no pré-amp do seu. Só não sei se é viável.

Abraço!

Um amigo meu me indicou um cara que pode me dar umas dicas quanto ao que pode se fazer no meu Talent mesmo... Tipo, ele acha que com uns R$ 600,00 posso melhorar muito o som do meu violão plugado, superando esse Takamine mole mole... Mas vou ter que esperar o verão passar, pois o cara tá de férias ehehe... Antes de pensar em outro violão vou orçar isso...

Abração!