Jump to content

Polegário Luthier

Recommended Posts

Amigos, faz dias que to me ensaiando pra postar esse tópico, e agora é chegada a hora de compartilhar com Vc`s esse acontecimento.

Está indo pra reta final mais um filhote do nosso querido colega de fórum Welllington Polegário, e ele vem parar aqui em Casa, hehehe.

Será o de número 14. 7 Cordas, Terá tampo de cedro canadense com estrutura de abeto, laterais e fundo de Imbuia, escala de ébano, braço de cedro e tarrachas condor!

Eis algumas fotos, e conforme der, vou postando mais.

01717.jpg

02464.jpg

04480.jpg

07104.jpg

11405.jpg

ATgAAADV4cN1nxDQIBV7zPTjoGFJ5xLWAV6sd2CvXPHImGv8BfyAD69QSlxMHveE470tt01-gvcPL7kT0GPezM0YoWKDAJtU9VCDJhqXFZQgn_58ho7S8lNE9UwA3w.jpg

ATgAAADXdUKW2VMN9tmPorTOpIJCx9vwOLEW3JQ3XvecNiGQ20tex8H-qrrcz54CTQ4M-UxGPnrf_HKGP-ROPHRDNbs2AJtU9VD7kKpea_vkUpWQtwZBrR7cgIyfrQ.jpg

ATgAAAC-ekdn5F4AewFG1Ui0i6FeG_5MV0oC1beyLvqo2KuwFSaD-zhFQlkq0A_-XaH4iuT3rh3VUKX-gtVQHzEZqPLvAJtU9VDzQrAFbLtkrH7CyMYKxcR0UnhMXQ.jpg

• Replies 68
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

Desculpa... postei na área errada!!!

Se puderem mover pra area de Luthier, agradeço, se não apago e faço outro lá.

O Forum esta com algum problema com fotos??? Postei todas da mesma forma e algumas nao aparecem... tem outros topicos que as fotos nao estao aparecendo tbm.

Abraço!!

Parabéns Ivanhoé, acho o fundo de Imbuia muito bonito.

E esse leque, Pole, é novidade? Aquela sapata grossona lá perto do braço é estrutural ou tem a ver com o desenvolvimento dos agudos (pela região em que está)?

Oi Guto!!

Sim! aquela sapata é buscando, clarear e sustentar mais, as notas mais agudas, e não estrutural... apesar de que, ela ajuda e muito nesse sentido..

E esse leque é o meu leque de sempre, baseado no Frederich-Hauser. e do 6º violão pra cá, tenho usado a barra bouchet.

Ok Nacev.. o difícil vai ser fazer um violão assim... o pessoal é muito preconceituoso nesse sentido... mas tenho vontade de construir um pra mim, já que ainda não consegui fazer um pra meu uso...( também eu não toco nada rsrs) tenho vários tampos de caixeta (diga-se de passagem é uma madeira muito boa pra tampo, se o artesão souber lidar com ela pois é mole de natureza, mas, é emborrachada, e isso ajuda na vibração) encalhados.

A imbúia já é meio que tradiconal o uso dela na luteria... pelomenos no brasil ela é usada a muito tempo como alternativa ao jacarandá... existem muuuitos doSouto com essa madeira...O Silvestre parece que gostava dela..

Abraços!

Polegário, gostei demais do uso da imbuia...quando vc fizer um violão todo com madeiras nacionais poste-o para nós.Sou um apaixonado por nossas madeiras...preferencialmente as não tradicionais. :blush:

ola Jorge, eu ja fiz alguns violões com madeiras nacionais para tampo . nesse momento estou trabalhando em um com fundo em pau-ferro e tampo em cedro rosa. Fora esse ja usei araucaria no tampo.

mas o que o Polegario diz é verdade o pessoal tem um pouco de preconceito com madeiras alternativas , principalmente no tampo. nas laterais aceitam mais facil. é que o som é diferente dos pinhos , mas imagino que quando usaram o cedro canadense pela primeira vez tambem acharam diferente.

é como o violão do Roberto gomes de pinus, ainda que seja bom vai demorar ate aceitarem o timbre dele.

abraço,