Jump to content
Sign in to follow this  
mdossa

Violão rascunho

Recommended Posts

Olá Marcos,

Eu tb estou fazendo assim, eu vou fazer de compensado, mas as faixas vc disse que esta fazendo de laminado né, não fica muito mole, ela consegue ficar no formato ? eu pergunto porque eu estava tentando usar laminado mas não deu muito ceto, como vc faz ?

Abços!!!

Oi Sandroroger,

pois é, as faixas laminadas ficaram moles, mesmo com o reengrosso colado, mas quando colei fundo e tampo ficou beleza. Elas não perdem o formato justamente por serem laminadas: elas só poderiam perder a curvatura se uma lâmina escorregasse sobre a outra, mas como a cola não deixa, não perdem a forma. Pra vc ter uma ideia, eu estou retomando esse projeto depois de uns anos parado. As faixas ficaram esse tempo todo fora de molde e não perderam a forma.

Eu fiz as faixas com 3 lâminas de 0,7 mm de espessura, coladas com PVA e usando um gabarito de compensado no formato do violão, onde elas ficaram amarradas até a cola secar.

Olá pessoal,

Marcos e Sandro:

Vcs tocaram num ponto importante pra mim, por fazerem este primeiro violão usando compensado. Vou retomar meu projeto tb, e minha dúvida era usar o cedro rosa no tampo, que não é o ideal, mas pra testar as ferramentas e aprender, creio que dê um resultado aceitável, inclusive melhor que o compensado. Qual seria a espessura para esse tampo de cedro (cedro do pará)?

Força no projeto,

Gilson

Olá Gilson,

com certeza o tampo de cedro vai soar muito melhor que o compensado. Eu diria que a espessura deve ser de 2 a 2,5 mm.

Legal vc retomar o seu projeto! Mantenha a gente informado do progresso!

Abraço

Oi pessoal, mais uma vez parabéns ao MarcosD pelo belo violão :thumbsupsmiley: .

Oi Gilson, eu estou fazendo um violão também, ainda está por finalizar. Mas com a pequena experiência que adquiri eu acho que o ideal seria você fazer um violão com as melhores madeiras que você puder. A mão de obra para fazer violões é sempre a mesma, então imagino que entre você gastar 300 horas de trabalho para fazer um violão, que seja com boas madeiras, assim você terá um bom parâmetro para avaliação da qualidade de seu instrumento, é só uma opinião.

Abraços.

Osmar.

Valeu pela dica, pretendo começar na primeira semana de Maio, assim que começar envio as fotos pra vcs analizarem, muito obrigado.

Abços!!!!!!!!

Oi Sandroroger,

pois é, as faixas laminadas ficaram moles, mesmo com o reengrosso colado, mas quando colei fundo e tampo ficou beleza. Elas não perdem o formato justamente por serem laminadas: elas só poderiam perder a curvatura se uma lâmina escorregasse sobre a outra, mas como a cola não deixa, não perdem a forma. Pra vc ter uma ideia, eu estou retomando esse projeto depois de uns anos parado. As faixas ficaram esse tempo todo fora de molde e não perderam a forma.

Eu fiz as faixas com 3 lâminas de 0,7 mm de espessura, coladas com PVA e usando um gabarito de compensado no formato do violão, onde elas ficaram amarradas até a cola secar.

Resolvi colocar uma barra de aço pra reforçar o braço. Evidentemente, tomar essa decisão a essa altura tornou mais difícil abrir o rasgo no braço, mas com paciência e uma dremel, consegui. A barra tem 12 mm de altura e 3 de espessura. Colei com epoxi.

img_2834b484.jpg

Ta ficando legal.

Continue postando :icon_eek:

Eugenio Macedo.

Segue o baile, agora com a escala. Essa fase demorou bastante. Em parte porque realmente não tive muito tempo para me dedicar nas últimas semanas, mas também porque é uma fase crítica. Resolvi fazer a escala curva, com raio de 30 cm. Foi um sufoco fazer essa curvatura, mas o resultado ficou bem aceitável.

Preparação da escala na tábua de lixar. A madeira eu peguei de uma esquadria de demolição. Pelos meus poucos conhecimentos, deve ser cabreúva ou semelhante.

img_2849b518.jpg

Colagem da escala no braço.

img_3324b590.jpg

Escala colada. Os botões são de madrepérola, que comprei da Luthiers Mercantile.

img_3326b616.jpg

Ta ficando bem legal Marcos.

Continua postando.

Espero em breve ouvir alguam gravação com sua nova criação.

Eugenio Macedo. :thumbsup: