Jump to content
emacedo

Construção do meu segundo Violão

Recommended Posts

Valeu Edgard, Guto e Gilson.

To me virando pra construir.

Espero estar indo bem. Gostaria que alguem desse alguma dica se estou saindo do trilho :thumbsup: .

Sempre fico com dúvidas e tenho que me virar pra tomar as decisões que espero estarem certas.

Por exemplo, andei vendo nas fotos por ai que a parte interna do braço, que vai ser colada no tampo, o pessoal deixa mais larga do que eu fiz.

Estou procurando seguir uma planta que adquiri, fazendo algumas modificações nas dimensões, porém esta parte do braço estou usando as medidas da planta.

Não sei se foi boa escolha fazer mais estreito como na planta ou se seria melhor fazer como o pessoal mostrou em fotos aqui, alguem pode me dizer? :interrogacao: Eu acredito que mais largo fique mais solidario ao tampo, porém com a contrapartida de prender mais o tampo.

Outra coisa que fiz, foi dar uma adiantada no acabamento da parte vertical externa, de apoio do braço na faixa, antes de colar no corpo do violão. Nunca vi nenhuma foto de alguem ter feito assim, pois sempre fazem este arremate que eu fiz com o braço ja colado no corpo. Será que errei em adiantar? :interrogacao:

Outro dia coloco mais fotos disso que falei e mais outras da continuação do trabalho.

Por favor, algum Louthier que queira ajudar esse iniciante, de alguma dica das dúvidas :guitar:

Abraços,

Eugenio Macedo

Caso alguem queria dar alguma opinião, ai vai mais uma foto.

O encaixe do braço nas faixas, usando as cunhas para dar um ajuste mais firme.

dsc_0614428.jpg

Eugenio Macedo.

Olá, caso "acabamento da parte vertical externa" corresponda à imagem apresentada abaixo, não há problemas, muitos luthiers fazem esse acabamento antes de juntar as faixas!!! Pointed_Heel__Bolt_System.JPG

Valeu Edgard, Guto e Gilson.

To me virando pra construir.

Espero estar indo bem. Gostaria que alguem desse alguma dica se estou saindo do trilho :thumbsup: .

Sempre fico com dúvidas e tenho que me virar pra tomar as decisões que espero estarem certas.

Por exemplo, andei vendo nas fotos por ai que a parte interna do braço, que vai ser colada no tampo, o pessoal deixa mais larga do que eu fiz.

Estou procurando seguir uma planta que adquiri, fazendo algumas modificações nas dimensões, porém esta parte do braço estou usando as medidas da planta.

Não sei se foi boa escolha fazer mais estreito como na planta ou se seria melhor fazer como o pessoal mostrou em fotos aqui, alguem pode me dizer? :interrogacao: Eu acredito que mais largo fique mais solidario ao tampo, porém com a contrapartida de prender mais o tampo.

Outra coisa que fiz, foi dar uma adiantada no acabamento da parte vertical externa, de apoio do braço na faixa, antes de colar no corpo do violão. Nunca vi nenhuma foto de alguem ter feito assim, pois sempre fazem este arremate que eu fiz com o braço ja colado no corpo. Será que errei em adiantar? :interrogacao:

Outro dia coloco mais fotos disso que falei e mais outras da continuação do trabalho.

Por favor, algum Louthier que queira ajudar esse iniciante, de alguma dica das dúvidas :guitar:

Abraços,

Eugenio Macedo

Puxa, Eugenio, que belo trabalho vc está fazendo! Capricho e paciência fantásticos. Pode ter certeza que motiva os outros iniciantes na luteria (meu caso).

Abraço

Marcos

Isso mesmo Leo. Fiz assim, deixei amio rustico pra dar acabamento fino no final. Obrigado pela observação.

Marcos, que legal que voce esta gostando.

A idéia é essa mesmo, dar uma força pra galera que esta começando como eu, e esta sem coragem. Dá pra encarar sem medo, é só ter paciencia.

Essa foto mostra como ficou bem justinho o encaixe, depois na hora do acabamento, a fresta fai ficar bem acabada, pelo menos espero isso... :risadinha: .

dsc_0620688.jpg

Valeu.

Estou escolhendo e preparando outras fotos pra postar depois. Por hora é esta.

É isso aí! parabéns, em frente!

Isso mesmo Leo. Fiz assim, deixei amio rustico pra dar acabamento fino no final. Obrigado pela observação.

Marcos, que legal que voce esta gostando.

A idéia é essa mesmo, dar uma força pra galera que esta começando como eu, e esta sem coragem. Dá pra encarar sem medo, é só ter paciencia.

Essa foto mostra como ficou bem justinho o encaixe, depois na hora do acabamento, a fresta fai ficar bem acabada, pelo menos espero isso... :risadinha: .

dsc_0620688.jpg

Valeu.

Estou escolhendo e preparando outras fotos pra postar depois. Por hora é esta.

Esse é o tampo.

Colei o leque e estou mantendo com umidade a 45%.

dsc_0612783.jpg

O conjunto tampo e corpo sendo preparado para a grande colagem :risada5:

dsc_0616800.jpg

Eugenio.

Oi Eugênio, parabéns, você está indo muito bem. A propósito qual o livro você está seguindo / consultando? O leque o seu violão parece com o do livro do J.S. Bognadovich (acho que é assim que se escreve), estou certo?

Abraços.

Osmar.

Oi Eugênio, parabéns, você está indo muito bem. A propósito qual o livro você está seguindo / consultando? O leque o seu violão parece com o do livro do J.S. Bognadovich (acho que é assim que se escreve), estou certo?

Abraços.

Osmar.

Olá Osmar.

Isso mesmo, um dos livros é Classical Guitar Making - John Bogdanovich.

Além desse livro, sigo as informações do Polegário, Rob, Robert O'Brien, Sforcin e todos os demais que contribuem com alguma informação aqui no forum.

Mandei vir algumas plantas também que adaptei as diversas dicas aqui do forum, além do bom senso é claro aliado a algum conhecimento de marcenaria.

Enfim, estou fazendo uma salada própia pra criar meu própio método que me faça sentir mais confortável e seguro em construir com precisao e qualidade.

Quanto ao leque, achei a proposta dele bem interessante, pois me parece bem equilibrado.

Na verdade, entendo pouco de leques, nem sei os tipos que existem direito. Tento avaliar apenas no sentimento, achei esse desenho interessante e resolvi adotar.

Estou apanhando, mas estou avançando.

Abraços.

Eugenio Macedo :cheers: