Jump to content
Sign in to follow this  
eli cintra

Escalas - distancias entre cordas, qual o critério?

Recommended Posts

eli cintra    0

Boa tarde a todos

Sou novato aqui e estou construindo um violão de corpo sólido, estilo GODIN.

Minha dúvida é a seguinte:

Já procurei em todos foruns sobre a escala do instrumento. Já li vários conceitos e todos eles trata-se apenas do comprimento da escala, distancia entre os trastes, a distancia entre a pestana e o cavalete, mas eu quero saber qual o critério que tem que utilizar na largura da pestana.

Estou trabalhando com largura de 1.7/8" no NUT (pestana), porém não encontro qual a distancia que devo adotar entre as cordas, ou seja, o rasgo de apoio das cordas no NUT.

No cavalete a distancia entre as cordas não é a mesma que na pestana (NUT) é mais aberto.

Há algum cálculo para dimensionar estas medidas:

Se no NUT tenho 1.7/8" (47.63mm), qual deveria ser então no final da escala (somente onde temos os trastes).

Ivanhoé    0

Critério específico, creio que não há. Tem que se tomar cuidado apenas para que as cordas não fiquem muito espaçadas a ponto das duas cordas MI ficarem muito próximas do final de escala, dificultando os ligados e fazendo a corda escapar pra fora do traste.

Com essa largura de pestana pode usar algo entre 7,5 e 8,0mm de centro à centro das cordas, tranquilamente.

Abraço!!

eli cintra    0

Obrigado,

Correto, esta condição entre as cordas MI e o final da escala (quer dizer as laterais?) deve considerar distancia que as cordas não saem dos trastes.

Outra detalhe:

Por que então as cordas não seguem paralelas até o cavalete?

Se o comprimento da escala é determinado por um cálculo, este comprimento é variável em função das cordas? Digo: se as cordas não seguem paralelas, então no NUT a corda não está em angulo de 90° com o NUT, portanto, o comprimento da corda até o rastilho é variavel em função do angulo que ela inicia no NUT, neste caso o rastilho fica inclinado para compensar esta variação?

Se o comprimento da escala tiver que ser constante para todas as cordas portanto, o rastilho deveria ser um arco de uma circunferencia de um longo raio, em função de que as cordas estão em angulos diferentes no nut.

Quero dizer da 6ª corda até a 4ª o angulo está para abrindo para cima, e da 3ª até a 1ª abrindo para baixo.

Em angulo de 90° da corda no nut tenho a escala com 647,70mm com angulo abrindo na 1ª corda MI medindo-se o comprimento até o centro do rastilho é 647,74 (0,04mm maior).

Eu não sei postar um arquivo aqui. Mas tenho um desenho em ACAD que mostra isto.

Se tenho 7,5mm de distancia entre as cordas no nut, no cavalete estou com 11, para as mesmas cordas.

É isto mesmo?