Jump to content
Sign in to follow this  
eli cintra

Escalas - distancias entre cordas, qual o critério?

Recommended Posts

eli cintra    0

Boa tarde a todos

Sou novato aqui e estou construindo um violão de corpo sólido, estilo GODIN.

Minha dúvida é a seguinte:

Já procurei em todos foruns sobre a escala do instrumento. Já li vários conceitos e todos eles trata-se apenas do comprimento da escala, distancia entre os trastes, a distancia entre a pestana e o cavalete, mas eu quero saber qual o critério que tem que utilizar na largura da pestana.

Estou trabalhando com largura de 1.7/8" no NUT (pestana), porém não encontro qual a distancia que devo adotar entre as cordas, ou seja, o rasgo de apoio das cordas no NUT.

No cavalete a distancia entre as cordas não é a mesma que na pestana (NUT) é mais aberto.

Há algum cálculo para dimensionar estas medidas:

Se no NUT tenho 1.7/8" (47.63mm), qual deveria ser então no final da escala (somente onde temos os trastes).

Ivanhoé    0

Critério específico, creio que não há. Tem que se tomar cuidado apenas para que as cordas não fiquem muito espaçadas a ponto das duas cordas MI ficarem muito próximas do final de escala, dificultando os ligados e fazendo a corda escapar pra fora do traste.

Com essa largura de pestana pode usar algo entre 7,5 e 8,0mm de centro à centro das cordas, tranquilamente.

Abraço!!

eli cintra    0

Obrigado,

Correto, esta condição entre as cordas MI e o final da escala (quer dizer as laterais?) deve considerar distancia que as cordas não saem dos trastes.

Outra detalhe:

Por que então as cordas não seguem paralelas até o cavalete?

Se o comprimento da escala é determinado por um cálculo, este comprimento é variável em função das cordas? Digo: se as cordas não seguem paralelas, então no NUT a corda não está em angulo de 90° com o NUT, portanto, o comprimento da corda até o rastilho é variavel em função do angulo que ela inicia no NUT, neste caso o rastilho fica inclinado para compensar esta variação?