Jump to content
zanettibodziak

Jacarandás e jacarandás !

Recommended Posts

ola, só uma pequena correção, eu ja havia visto ha algum tempo mas resolvi pesquisar mais a fundo antes de me pronunciar.

o Pauferro boliviano tambem chamado de Bolivian rosewood ou Morado, seu nome cientifico é Machaerium villosum, eu uso essa madeira ha bastante tempo, ela tem certa semelhança com o pauferro encontrado aqui. Caesalpinae ferrea é a santos rosewood, abundante em são paulo ou sudeste usado em praças como arvore ornamental.

curiosos, eu achei ela no LMI como Morado, bolivian rosewood e é chamado de pauferro em algumas regiões. e tambem bem é o nome que o samuel de carvalho e eugenio follmann me passaram Machaerium villosum. e a outra é o páuferro verdadeiro pois até no nome cientifico carrega o sobre nome ferro, Caesalpinia Ferrea. foi isso que ambos me passaram, eu eu respeito muito o conhecimento do Dr Eugenio e o Samuel. mas de qualquer forma em cada site que vc achar vai achar um nome diferente. site ou blog não é muito confiavel. só da para saber o nome mesmo da madeira se vc mandar analizar em laboratorio.

curiosos, eu achei ela no LMI como Morado, bolivian rosewood e é chamado de pauferro em algumas regiões. e tambem bem é o nome que o samuel de carvalho e eugenio follmann me passaram Machaerium villosum. e a outra é o páuferro verdadeiro pois até no nome cientifico carrega o sobre nome ferro, Caesalpinia Ferrea. foi isso que ambos me passaram, eu eu respeito muito o conhecimento do Dr Eugenio e o Samuel. mas de qualquer forma em cada site que vc achar vai achar um nome diferente. site ou blog não é muito confiavel. só da para saber o nome mesmo da madeira se vc mandar analizar em laboratorio.

Caro Wolf

O Morado ou Bolivian rosewood é o nosso pau ferro só que ocorre nesse país vizinho com algumas diferenças na madeira por causa do clima, solo e altitude. O nome científico é Caesalpinia ferrea e prima do pau-brasil que é uma Caesalpinia echinata e ambas primas da sibipiruna que é a Caesalpinia peltophoroides que tem lindas flores amarelas arranjadas em cones e embeleza nossas ruas e parques. Sua madeira não é escura e dura, felizmente. A espécie ferrea também adorna ruas e parques com sua casca manchada em cor gelo, cinza e marrom lembrando a pele de uma vaca holandesa. Outra espécie que se confunde muito é o jacarandá mimoso, que também adorna parques e jardins com suas bela flores roxas. Essa árvore, tão comum em Porto Alegre, é o Jacarandá mimosofolia portanto não tem nenhuma ligação com os verdadeiros jacarandás. Sua madeira é branca e macia.

Santos rosewood é o Machaerium villosum que é o jacarandá mineiro ou paulista. Convencionou-se, popularmente, de chamar de jacarandá (do tupi yacarantã= madeira escura e dura) os gêneros Dalbergia e Machaerium.

Abraços,

Roberto Gomes

Plantem árvores!!!

Plant trees!!!

P.S. Perdão, o Morado é o Machaerium scleroxylon chamado aqui de caviúna, jacarandá caviúna e não tem nada a ver com as Dalbergias, ainda que, muitas vezes, o jacarandá da Bahia também é chamado de jacarandá caviúna (do tupi kawiúna= mato verde escuro). É que eu vi a foto do Guto atirando com um M-16 e me desconcentrei!

O Roberto é uma enciclopédia humana de madeiras.

E desculpe pela distração, vou economizar balas daqui pra frente risadinha.gif.

O Roberto é uma enciclopédia humana de madeiras.

E desculpe pela distração, vou economizar balas daqui pra frente risadinha.gif.

Enciclopédia de bolso, Guto, e direcionada ao violão. Somente um botânico de carreira pode conhecer e identificar as centenas de espécies de nossa flora.

Quanto as balas, sim, vai economizando para sobrar dindin e você me encomendar o violão de abeto de seus sonhos risadinha.gif

Enciclopédia de bolso, Guto, e direcionada ao violão. Somente um botânico de carreira pode conhecer e identificar as centenas de espécies de nossa flora.

Quanto as balas, sim, vai economizando para sobrar dindin e você me encomendar o violão de abeto de seus sonhos risadinha.gif

Pô, Roberto, não espalha!

Vai que alguém resolve roubar o último jogo de macacaúba nos próximos 25 anos em que estarei juntando a grana? no.gifrisadinha.gif

Um dia, Roberto, um dia... worshippy.gif

Pois é, Guto, então vamos ter que deixar para uma outra existência. De acordo com os Maias, 21 de dezembro de 2012 é o final deste mundo como o conhecemos. Como atualmente demoro uns 3 meses para fazer um Special, sua data limite é 20 de setembro de 2012. Sugiro fazer a encomenda alguns

meses antes para dar tempo de abrir o som um pouco, você se acostumar com o violão e assim estar pronto para o grande recital do Fim do Mundo!guitar.gif

P.S. Desliga seu avatar. O que tá gastando de balas....

Olá, hoje fiz umas imagens do que acredito ser uma peça de Jacarandá mineiro mas não estou conseguindo postar aqui, de qualquer forma peço a gentileza dos entendidos para darem uma analizada, na medida do possível, nas imagens:http://rwujpw.bay.livefilestore.com/y1pd3ZNeS8GylpXjLZiiVRI5hU-ppND4eG1kuA9NQUXoBNF6DWiwQ0nMU6W_a51QWokdfzNgvRyLSSSSHUH-zy1NQDymHYigrXB/100_1616.JPG?psid=1http://rwujpw.bay.livefilestore.com/y1pONf_i3veE6bxCN9inx1HabAbfjy0qgW6MZUKz1-Sq11p_DJU_pjPl5lXE3IHMoGDGz3S58LZrZBMGwVFbu9_yZtR-zUyNHE6/100_1617.JPG?psid=1http://rwujpw.bay.livefilestore.com/y1ph6pa9jQOmpalV2OPljAEO_kEnAD7yaHkEiEtSERKp6dmoZEBdXArsw9o7ZaUowgvVZ31PiltHBZilKOSZJzrXwlMLUx0cT06/100_1618.JPG?psid=1http://rwujpw.bay.livefilestore.com/y1pSsk44-3rs5slR-Eyd-5DxRNJor7G7vFYWVE58aqVbwCevftprFkQBffbU3QuYDVtu3zxnTDQM0DhMQpzE9EC7YORYVYVTR8L/100_1619.JPG?psid=1Desculpem o mal jeito..Obrigado