Jump to content
Sign in to follow this  
nitsuga

Largura de pestana de violão 7 cordas - 56 mm ?

Recommended Posts

No final desse ano ou no máximo, no início de 2008, pretendo encomendar um violão 7 cordas, talvez com tampo de cedro.

Tenho a mão esquerda pequena, portanto, estou pensando em solicitar ao luthier a construção do instrumento com largura de pestana entre 50 a 52 mm e comprimento total da escala de 640 mm ou um pouco mais. Tenho plena consciência que, por ser de medida personalizada, será meu para o resto da vida, salvo se algum violonista de mão pequena se interessar por ele.

Pergunto aos luthiers e possuidores de violões 7 cordas: qual é a largura de pestana mais usual ? 56 mm ? Ou mais ?

A diminuição do comprimento total da escala para 640 mm modifica a tensão nas cordas e traz alguma interferência na sonoridade ?

O tampo de cedro traz melhores resultados nas respostas dos bordões-graves do que o abeto ?

Nitsuga, a largura de pestana mais comum para violão de 7 é de 59-60mm. Quanto a você ter mão pequena, isso não necessariamente requer um violão menor, muitos músicos de mão pequena têm elasticidade e fazem "aranhas" sem a menor dificuldade. O ideal mesmo é testar e ver.

Cedro tem um som diferente do pinho, não necessariamente tem resposta melhor do que o abeto. O que acontece é que os bons luthiers têm controle sobre o tampo e podem trabalhar de maneira a dar mais ênfase nos graves, médios ou agudos. O bom mesmo é testar os violões e conversar com os construtores.

52mm pra sete cordas???

52mm é o padrão pra violão de seis. Pra sete, por menor que seja sua mão, vão ficar muito juntas as cordas nas primeiras casas, dificultando bastante um toque limpo, sem enroscar os dedos nas cordas proximas.

Acho menos que 55, impraticável.

Abraço!!!

Verdade, não cometa esse crime. Já tive um desses, que comprei na loja há muito tempo. Vc aperta uma corda e abafa duas. É horrível. A minha mão tb é pequena. Mas nada que uns meses de adaptação não resolva.

Vá no padrão mesmo. Assim se vc num gostar do 7, pode vender mais facilmente.

Um abraço

Pega um violão destes Tagima, Ibanez, que tem as cordas juntinhas que nem guitarra. Tenta montar um acorde de lá maior :) Eu não consigo...

Conselho de luthier?

59 na pestana, 69 n 12a casa e escala de 640.

Ao contrário do que muitos pensam, 640 não traz qulquer prejuízo à sonoridade. A diferença de tensão de 640 para 650 é praticamente insignificante. Meus violões que o Marcus Tardelli, o Mauricio Marques, o Guinga e o Alessandro Penezzi usam têm 640 na escala. Nenhum deles jamais reclamou.

Com certeza é extremamente importante e eu pergunto ao Lineu o motivo para usar 640mm num violão de 7. Existe algum ganho nesse tipo específico de violão?

Não vejo ganho ou perda, como eu já disse, a diferença de 650 para 640 é muito sutil.

Há dois aspectos a considerar, a tensão das cordas e o conforto.

Quanto à tensão, a diferença entre um violão de 640 e 650 é a mesma entre afinar um violão em 440 hz ou 442 hz, ou seja quase nenhuma.

Quanto ao conforto, vamos imaginar uma digitação em que se use o dedo indicador na primeira casa da sexta corda e o dedo mínimo na sétima casa da primeira corda. Dá pra considerar uma posição chatinha, certo? Pois é, a diferença de se fazer isso numa escala de 650 ou 640 é de pouco mais de 2 mm.

Outros fatores como a ação, o espaçamento das cordas, a espessura e curvatura da parte posterior do braço irão interferir muitíssimo mais do que o comprimento da escala.

Portanto minha sugestão é a seguinte: Peguem o violão e toquem com os dedos e não com a fita métrica.

Concordo com o Lineu. 640, 645, 650, 655... não faz tanta diferença quanto os outros fatores.

Dito isso, os 663 do Ramirez já são um pouco fora do padrão, assim como 630. Nesses casos começa a pesar de forma mais perceptível.

Quanto à pestana, 59 é um padrão quase universal. Se suas mãos forem realmente muito pequenas, 58. Ao contrário do comprimento da escala, 1mm na largura faz MUITA diferença.