Jump to content
Sign in to follow this  
Vinicius de Abreu

Quinzena de Estudos

Recommended Posts

Olá!

Aula passada eu terminei de passar a valsa Naqueles Velhos Tempos, do Garoto.

Faltava a segunda parte, que é bem mais fácil que a primeira, e depois de uns dias estudando eu já posso considerar a música pronta. O que falta agora é tocar mais, pra música ficar madura o suficiente para mostrar pro pessoal.

Estou passando lentamente também o Estudo nº1 do Villa Lobos, treinando sempre com o metrônomo para manter o andamento e fazendo devagar a parte dos ligados e dos harmônicos, que exigem mais atenção. Engraçado que nesse estudo, depois que a mão direita fica estável, o arpejo sai como uma bala! Dificil mesmo é engatar os ligados e os harmônicos.

Fora isso, andamos estudando harmonia e percepção, e eu ando arranjando uns sambinhas pra cantar, colocando uns baixos e trocando alguns acordes da harmonia original. A da vez é Gago Apaixonado, do Noel Rosa.

Vou sugerir ao Euclides, para a música nova, pegarmos o arranjo do Baden Powell para Das Rosas, do Dorival Caymmi, ou a Sentimentos, do próprio Baden.

:guitar:

Eugenio    0

Ando meio parado, com problemas até o pescoço, estou no estado vegetativo, onde malmente toco cerca de 15 minutos por dia só pra não perder os calos dos dedos!

Vina, Sentimentos também tem um arranjo do Raphael, vale a pena escutar.

Gênio, esse arranjo do Raphael é bonito demais, mas ainda não tenho mão pra encarar nada dele.

Acho válido também tirar o original primeiro, do jeito que o Badinho gravou. Quem sabe daqui uns anos eu não tiro a versão do Raphael ;)

rocha    0

Eu to meio vegetativo feito o Eugênio também, unha do anelar quebrou, to de férias do CPM, tenho que arranjar algo pra estudar mas to sem muito estimulo, vou ver se essa semana caço algo bom pra tocar :(

Eugenio    0
Aliás, pessoal, existe alguma outra versão escrita sem ser a do Turibio Santos? Acho aquela versão meio estranha.

Tem uma versão editada pelo François Delcamp que pode ser achada com facilidade na rede porque João Pernambuco é domínio público fora do Brasil (até hoje tenho dúvida sobre como é dentro do país).

rocha    0
Rocha, toca o Interrogando do Pernambuco! :D

Aliás, pessoal, existe alguma outra versão escrita sem ser a do Turibio Santos? Acho aquela versão meio estranha.

:o gostei dessa ideia Vinão! falta só arranjar a partitura :D

Alguma indicação?

Nos últimos dias, além de continuar estudando Sunburst (A. York) e a Passacaglia (Weiss), resolvi fazer um acompanhamento para a canção "Desenredo", do Dori Caymmi. Tomando como ponto de partida o violão original (cuja partitura encontra-se aqui - http://www.doricaymmi.com/letras.php, e é reproduzida no fim desta mensagem), eu transpus para Lá e estou acrescentando algumas idéias.

Aliás, o site do Dori é bem legal.

desenredo1.jpg

Eugenio    0

Obrigado pela indicação do site do Dori Caymmi, muito bom mesmo. Gosto muito do jeito dele harmonizar.