Jump to content
Sign in to follow this  
zanettibodziak

Tipos de rastilho

Recommended Posts

Estes dias troquei o rastilho do meu violão do Luthier Barros...Era um rastilho normal e inclinado no cavalete e não na altura do rastilho, e troquei ele por um compensado ( com pequenas diferenças de altura ) como este de meu novo violão Marcos Jackel porém inclinado( um pouco mais alto nos bordões ) para compensar o trastejamento do bordão ' mi " , na 11º traste, o que ficou perfeito com mais um nivelamento de trastes feitos pelo luthier l.

- rastilho compensado - violão marcos jackel:

img-resized.png Redução da imagem: 34% do seu tamanho original [ 1504 x 1000 ]rastilho_2483.jpg

img-resized.png Redução da imagem: 34% do seu tamanho original [ 1504 x 1000 ]rastilho201.jpg

Sabe-se que o rastilho é que transmite as vibrações ao cavalete, que por sua vez transmite ao tampo, então o mesmo é fundamental para a obtenção de um timbre/volume melhor...

Na opinião de vocês, caros membros do forum, qual é o melhor rastilho ? O normal, o compensado, o de osso, o de marfim, o de plástico, o inclinado, o reto, o bem alto, etc. ?

abraços

Zanetti

Nunca vi ninguém falando bem de rastilho de plástico. O mais comum é de osso e é o aprovado por todo mundo, marfim talvez seja ainda melhor, mas o preço e a forma de obtenção do material não justificam.

Nunca vi ninguém falando bem de rastilho de plástico. O mais comum é de osso e é o aprovado por todo mundo, marfim talvez seja ainda melhor, mas o preço e a forma de obtenção do material não justificam.

Deve ser espetacular para o rastilho.O marfim é muito usado em cabos de facas " custom ", principalmente nos EUA, agora como ele é obtido da presa do elefante, é muito raro...e coitado dos paquidermes....

Deve ser espetacular para o rastilho.O marfim é muito usado em cabos de facas " custom ", principalmente nos EUA, agora como ele é obtido da presa do elefante, é muito raro...e coitado dos paquidermes....

Há também marfim fossil, de mamutes e mastodontes, legalmente comercializados (a preço de caviar beluga) e de mamíferos marinhos, como morsa e cachalote. São raros, e cada vez mais difíceis de encontrar. Tenho um magnífico dente de cachalote que me foi dado por um japonês que sobreviveu ao tratamento que lhe ministrei quando ele esteve para entregar a alma a Buda, já lá vão 30 anos. É belíssimo de se olhar, não consigo ver nele um feixe de rastilhos. O problema é que tenho que escondê-lo muito bem sempre que tenho o prazer de uma visita do Lucio Jacob.

Tenho um magnífico dente de cachalote que me foi dado por um japonês que sobreviveu ao tratamento que lhe ministrei quando ele esteve para entregar a alma a Buda, já lá vão 30 anos. É belíssimo de se olhar, não consigo ver nele um feixe de rastilhos. O problema é que tenho que escondê-lo muito bem sempre que tenho o prazer de uma visita do Lucio Jacob.

:24::24::24:

que tratamento foi este.....

:unsure:

Zanetti

Tenho um magnífico dente de cachalote que me foi dado por um japonês que sobreviveu ao tratamento que lhe ministrei quando ele esteve para entregar a alma a Buda, já lá vão 30 anos. É belíssimo de se olhar, não consigo ver nele um feixe de rastilhos. O problema é que tenho que escondê-lo muito bem sempre que tenho o prazer de uma visita do Lucio Jacob.

:24::24::24:

que tratamento foi este.....

:unsure:

Zanetti

Na verdade, algo fora da minha especialidade. Nesta época - década de 70 do século passado, havia em Cabedelo um entreposto de caça à baleia e beneficiamento da carne, ossos, gordura, e que sei mais. Era operado por uma companhia japonesa, e junto com as baleias mink, as mais comuns, vinha de vez em quando uma sei ou um cachalote.

Os instrumentos de corte eram afiadíssimos, e num acidente, o cidadão do sol nascente cortou em sentido do comprimento a perna, do joelho ao tornozelo. Agora, há mais divergências em torno de medicina do que em opiniões sobre encordoamentos, e o 'dotoru' deles fez uma sutura apertada com curativo oclusivo. As ferramentas de corte eram, além de afiadas, imundas, porque não eram propriamente lavadas após o corte, um jato de água para tirar o sangue, só. Vai daí que o nipão apanhou uma infecção, que evoluiu para septicemia. Levaram-no então ao único hospital local. Ocorreu que o médico de plantão no dia era meu ex-aluno e companheiro de pescarias, e chamou-me para ver o caso com ele. Abrimos a sutura (não se sutura ferimento infectado, pelo menos no ocidente...) e o irrigamos com antibióticos. Umas semanas depois, ganhamos muitas reverências, um dente de cachalote cada um, convites para ir ao Japão e carne de baleia em quantidade bastante para abrir um açougue dos menores.

Quanto qual tipo de rastilho é melhor, penso que os de osso ou marfim são melhores. Em minha oficina, moldo os rastilhos e as pestanas com osso da canela de boi, que passa por um processo de clareamanto/desengordurante para depois ser cortado e moldado. levo um dia inteiro para preparar um osso desse, cortá-lo é outro problema! pelo que sei, por conta de uma maior vibração das cordas graves, no violão de nylon o rastilho é mais alto (acho esse termo mais adequado do que compensado e explicarei a seguir). agora no violão de cordas de aço além de serem um pouco menos altas são também compensados, ou seja, levemente inclinados mais para trás em relação às cordas primas para justamente compensarem o aumento de tensão ao apertarmos as cordas contra a escala para montarmos um acorde, visando corrigir a alteração da nota por conta desse aumento de tensão. :thumbsup: