Jump to content
Claudinha

Acabamento fosco ou brilhante? Faz diferenca?

Recommended Posts

Oi pessoal,

Estou interessada numa viola e a mesma possui acabamento em "seladora fosco". Queria saber a opiniao de voces sobre esse tipo de acabamento. Vale a pena? Faz diferenca?

Beijocas

Claudinha

Preferência do freguês. Até onde me consta, não afeta a sonoridade. O acabamento fosco é bonito, mas tem gente que prefere brilhante.

Gosto de ambos, mas o fosco deixa menos marcas, tipo marcas de dedos, riscos, essas coisas. Em compensacao, quando suja eh pra valer, nao sai nunca mais, rsrsrs.

Tem gente que diz ter diferenca no som. Acho que, se tiver, a diferenca eh minima pra que alguem realmente perceba, pois nunca ouvi isso da boca de um luthier. Chutaria que, se tiver diferenca, eh menor do que a variacao individual entre um violao e outro.

Meu violão é feito com acabamento fosco, o anterior também era.

Eu acho mais bonito que o acabamento brilhante, mas tem o contra de que quando suja é pra valer mesmo (como o Teté disse), mas é algo muito pequeno; Se tiver cuidado e limpar o instrumento sempre direitinho, não tem risco algum.

No fim, acaba sendo uma questão de gosto estético mesmo.

Oi Claudinha!

Gente o acabamento que a Claudinha menciona, não é o acabamento fosco, por exemplo dos violões do Vina.

Seladora, "é fosca" tanto a sintética quanto a nitro (não sei qual a que ela se refere).

O que eu posso dizer, claudinha, é que não recomendo seladora ( tanto a sintética que chamamos de fundo pu quanto a seladora tradicional que é nitro) como acabamento final.

A seladora é uma base para se envernizar, por tanto não possui resistência como acabamento, rapidamente aparecerão muuitos arranhões russos e que ficam muito evidentes. É preciso aplicação de um mínimo de acabamento com verniz.

Sujeira do Pu fosco, sai com sabão neutro ou até um detergente de preferência não muito forte, é só não exagerar na dose, e usar de pouco a pouco na hora de limpar.

Se uma pessoa cuidadosa limpar não tem problema nenhum,é só tomar cuidado pra não escorrer pra dentro do violão onde tem madeira sem proteção nenhuma.

O pu fosco é o mesmo brilhante, com a diferença da textura opaca, ele é totalmente impermeável, não passa nada de água por ele. Portanto, fique despreocupado quanto a limpeza.

Eu tenho utilizado o pu fosco ultimamente em alguns violões e tenho gostado muito da aparência deles...

O primeiro que fiz, achei que ficou fosco em demasia, daí descobri o seguinte:

Esse verniz é composto de 3 misturas: verniz+diluente+catalizador. a mistura desses 3 é o pu fosco propriamente dito, a recomendação do fabricante quanto a porcentagem do diluente (40%) finaliza um acabamento fosco demais.

Diminuindo essa porcentagem, conseguimos um acabamento muito mais bonito (pelomenos pra mim), fica um acabamento mais pra semi-brilho e muito mais agradável aos olhos, pra tentar explicar melho, fica um acabamento fosco, mas, com um pouco de brilho, agora a intensidade disso, deve se testar gradativamente pra ver a porcentagem que mais agrada, eu tenho usado 15% de diluente.

Fica a dica Vina. Quando estiver com o Lineu passa pra ele, derrepente ele também vai gostar.

Um grande abraço a todos.

Muito obrigada pelas explicacoes de todos!!! Como eu ainda nao vi a viola "ao vivo' fica dificil, pois o luthier nao me passou detalhes do acabamento, so me disse que era "seladora fosco".

Polegario, voce faz viola tambem? Voce esta' em SP? Me passa seus precos.....

Obrigada

Claudinha

Claudinha,

Eu faço viola, cavaco, bandolim e violões.

O problema é que não tenho tempo pra fazer mais nada a não ser violões.

A minha clientela e toda voltada para violão de 6 e 7 cordas.

E por isso não, não me dedico como deveria a outros instrumentos.

Penso que a dedicação deve ser direcionada a um propósito, e o meu é um dia me tornar um "grande" luthier de violões clássicos, mas, um dia eu ainda chego lá, se Deus assim Quiser!!

Um grande Abraço!!

Nada melhor que a opinião de um luthier.

Polegário gostei da dica, Eu ainda não me aventurei na área de luthieria, mas de vez em quando quando posso faço umas coisas em madeira, e essa dica vai me servir bastante.

Abraço a todos,

Vianney