Jump to content
Sign in to follow this  
Mário Sampaio

Violões "Dom Pole", do Wellington Polegário

Recommended Posts

Na verdade, o instrumento tem roseta, mas é uma roseta meio diferente, é um arco de madeira em volta da boca.

Eu acho interessante, mas gosto é gosto.

Muitas vezes nos acostumamos tanto a uma ou outra coisa que ao vermos algo diferente, estranhamos. Por sugestão de um renomado violonista e professor, o mestre Lucio Jacob fez uns violões modelo Torres com roseta que, a falta de outro nome, chamo minimalizada. É composta de dois círculos simples, sem adornos, com 2 milimetros ou pouco mais, em torno da boca. À primeira vista, é ainda menos perceptível que a do Dom Pole. Alguns minutos de mirada e a elegância da sobriedade sobressai. Pessoalmente, achei a versão do Polegário muito agradável esteticamente.

:thumbsupsmiley: Não creio que a ideia do Polegário tenha sido a de reduzir custo. Eu não deixaria de comprar um desses violões pelo fato de apresentar esta minúscula roseta, mas, me sendo possível escolher, prefiro uma roseta convencional. :thumbsup:

A ídéia da roseta, foi depois que presenciei um violão do Sérgio Barbosa, que pertence ao huh.

Eu conheci ele em um dos encontros, e achei linda!

Quando estava com os tampos dessa série em mãos, teria que encomendar as rosetas ainda pois não tinha número suficiente delas.

Daí pensei que poderia me adiantar fazendo igual a que tinha visto no violão do Sérgio, já que não dependeria de entrar em contato com o fornecedor, conversar/escolher/depositar/compensar/esperar pelo envio e tal!

Isso pra quem não está acostumado pode parecer simples, mas, pra quem está a todo momento fazendo... rs.

Claro que não foi só por esse motivo, mas, também pela experiência de uma roseta diferente, e por ter achado muito bonito no violão do Sérgio também.

Mas, depois que ficou pronto, achei que poderia ter ficado melhor.

Não que achei feia, mas,não me impactou como quando vi no violão do Sérgio.

Quanto ao preço, não.. eu acho que essa aí fica até mais cara, pelo fato de ter a minha Mão de obra e gastos de energia com os maquinários que uso.

Uma roseta que não é simples, me custa 10 reais, isso é insignificante em um violão desse.

A próxima leva vai ter roseta normal.

Um Grande abraço a todos!!

Como a gente tá acostumado a ver as rosetas tradicionais estranha um pouco, eu mesmo achei sem sal quando vi pelas fotos, mas agora com o violão em mãos garanto a vocês, quando se junta com os filetes e a cor da madeira, fica charmosa pra caramba :)

Essa roseta, pra quem nao sabe, é uma das coisas mais tradicionais que existem. É como nos primeiros violões, no século 19.

Pole, eu achei legal ;)

Fico aguardando a chance de conhecer um dos modelos Dom Pole. É uma faixa de valor que o mercado precisa muito ter boas opções, e acho muito legal você estar fazendo! Espero que mais luthiers possam seguir o exemplo, e ofereçam bons instrumentos nessa faixa de valor, pra realmente cobrir esse nicho de mercado que semrpe sofreu com a falta de opções.

Pois é huh.

Alguém havia dito, (não me lembro onde que li isso) que preferia a roseta tradicional, e eu pensei comigo.. mais tradicional que essa não tem...

Depois que passar essa onda de festas, vou ver se mando um violão desse pra vc conhecer.

Depois me passa um endereço seu de São Paulo. Vc está atualmente morando em são Paulo ?

Grande abraço!