Jump to content
Julian J. Ludwig

Fotos de Violão - Robert O'Brien

Recommended Posts

Robert,

Voçê poderia nos falar um pouco sobre este apoio para o braço direito?

guitar23h.jpg.xs.jpg

Sim, este apoio chamado em Ingles de armrest ou armbevel e comum e violoes de aco. Nunca vi isto em violao clasico. Existe os plenosoms do Tessarin que tem a mesma funcao mas da para tirar e por de novo. Serve para fazer uma transicao mais suave entre a faixa e o tampo do violao. Fica mais comfortavel para a pessoa tocando o instrumento e tem pessoas que falam que isto ajuda aumentar a projecao do instrumento tambem. Voce normalmente ver isto em violoes mais caros. A gente tambem procura acenturar ou armrest usando filetes, folhas decorativas etc. Tem muita gente fazendo isto por aqui.

Desculpe o texto sem acentos mas estou viajando e usando um teclado que nao tem os acentos.

Há luthiers usando esse armrest em violões clássicos como o Greg Smallman e o Samuel Carvalho, por exemplo.

smallman02.jpg.xs.jpg

Smallman

Especial01.JPG.xs.jpg

Samuel Carvalho

Gostaria de fazer uma pergunta ao Robert:

Robert, os furos na lateral do violão não compromete a sonoridade? Me refiro aos em formato de trevo, ou qualquer outro formato.

Um abraço!

Vinicius,

No incicio quando comecei fazer esses buracos tinha receio que ia justamente compremeter o som do violao. Estudei bastante isto e tem ate algumas formulas matematicas que ajudam calcular o tamanho dos buracos para poder diminuir a boca no tampo na mesma proporcao dos buracs laterais. Comecei fiqar louco. A minha esposa fala que isto ja aconteceu faz tempo. Entao, um dia conheci um luthier que inclusive mora em Colorado que ficou famoso por fazer esses buracos nos violoes dele. Ele falou para esquecer tudo que estudei sobre isto e meter uma faca no lado do violao e ver o resultado. Entao foi isto que fiz e gostei muito do som. Fiz algums testes informais e percebi que o violao tem mais projecao para a plateia do que antes. Isto me supreendeu. Tambem percebi que o artista escuta bem melhor o instrumento. Sou fa desses buracos e oferece eles nos meus violoes. A maioria das pessoas pedem o violao com esses buracos na hora de encomendar. De repente Eugenio tem uma opiniao sobre esses buracos depois de ter voltado do GFA. Parece que tinha bastante violoes la com esse detalhe.