Jump to content
rafaelthomaz

Jongo - Paulo Bellinatti

Recommended Posts

Olá pessoal, tudo bem?

Gostaria de compartilhar com vcs um vídeo do meu trio, o primeiro com uma produção razoável.

A música é Jongo do Bellinatti em arranjo meu para o trio formado por mim mais Ricardo Lira (baixo) e Fábio Augustinis (bateria).

Além dessa música foram gravadas outras duas que não tem vídeo ainda, mas podem ser ouvidas no link a seguir junto com o Jongo, são elas Bate-coxa do Marco Pereira e Maré de minha autoria.

http://soundcloud.co...ael-thomaz-trio

os áudios estão tbm no myspace (tem o link da minha assinatura embaixo)

Gostaria muito de saber o que vcs acham do trabalho.

Abraços,

Rafael Thomaz

Edited by Rafael Thomaz

Da hora mano! Muito bom. Só senti a falta da célula do Jongo em si, mas isso é comentário de nego chato mesmo. Manda ver que tá bom demais!

Da hora mano! Muito bom. Só senti a falta da célula do Jongo em si, mas isso é comentário de nego chato mesmo. Manda ver que tá bom demais!

Como assim??

Até onde eu sei a célula do jongo tá presente em todos os compassos da música quase.

Estou gostando de ver essa retomada com força total de grupos de música popular com formações meio jazzísticas tendo o violão como protagonista. O Baden Powell deve ficar orgulhoso ao ver isso.

Parabéns!

Se me permite uma sugestão, está legal, mas ainda está com cara de "violão acompanhado". Claro, quando o trabalho está no começo, é melhor ir no seguro, mas dá pra mergulhar mais num projeto mais camerístico.

Não sei se o exemplo é o melhor, porque são mais instrumentos, e é uma turma que já tocava junta antes da gente nascer, mas pra dar uma ideia melhor do que estou falando, cito um vídeo de quem começou a tocar essa música por aí.

Álvaro,

entendo o que vc quer dizer. É quase uma covardia me comparar ao Pau Brasil, mas enfim, entendo que talvez minha versão esteja mto próxima da versão solo. O problema principal é não ter outros instrumentos melódico-harmônicos além do baixo, como o Pau Brasil tem o sax do Teco Cardoso e o piano do Nelson Ayres. A situação de trio exige uma monopolização do discurso por parte do violão, e nessa música como nas outras que postei o baixo participa ativamente na função melódica diversas vezes e como apoio harmônico (algumas vezes através de acordes como na música Maré). Repare que a bateria também não cumpre um papel somente de condução rítmica, mas também participa da criação de uma textura conjunta do trio.

Enfim, talvez essa discussão sobre a formação de violão trio possa render bastante, pois sempre foi um desafio grande para violonistas e guitarristas que se arriscaram buscando soluções interessantes fora do eixo estritamente jazzístico do formato tema-improviso-tema.

Rafael, você faz o que quiser fazer. O Baden fazia violão acompanhado na cara-dura quase o tempo todo, e tudo bem.

Sabe, se com um duo de trompete e trombone dá pra fazer um negócio camerístico, com baixo e violão é claro que também é possível. São dois instrumentos que podem acompanhar e podem fazer solo, então está na mão.

Quem sabe simplesmente não é sua proposta, já que até no nome está indicado que o grupo é você + acompanhantes anônimos.

Acho que o comentário do Bisdré é porque o ritmo que está na música do começo ao fim não é exatamente o jongo das rodas de choro, ou o que se associa ao jongo. A meu ver, esse ritmo de dois contra três tem mais cara de música colonial ou hispânica que realmente de música afro. Como não sou um expert em ritmos afro-brasileiros, posso estar enganado, mas confesso que não está muito claro o porquê do nome Jongo pra música. Pra mim isso tem mais cara de fandango que de jongo - apesar de não ser um fandango, claro.

Álvaro,

acho que vc não entendeu bem meu comentário, ou talvez eu tenha me expressado mal.

A questão é que essa troca de funções já ocorre na música, mas talvez por serem apenas 2 instrumentos a impressão continue sendo de falta de variedade. E disse que esse é provavelmente o maior problema dos trios com violão/guitarra. É bem certo o que vc disse sobre o início do trabalho, é melhor não arriscar mto, mas não vejo tantas possibilidades para o violão trio sair da sonoridade violão acompanhado, como tbm não vejo tantas possibilidades no piano trio ou na guitarra trio.

Acho q poderiamos usar esse tópico para discutir as possíveis soluções para esse problema.

Rafael,

Só achei que o violão poderia ter um momento mais seu, ou seja, algumas variações de células ou improvisos, algo parecido com o que vc fez em Jorge do fusa.

No mais, para mim está excelente, sincronia perfeita.

Muito sucesso na sua carreira

Forte abraço

Marcos

Edited by Marcos César

Oi Rafael, então... é num fui muito claro no que falei. A célula do Jongo está sim na música toda, até pelo nome. Mas é uma coisa mais estilizada. Uma vez fiz uma apresentação acompanhando um amigo solando essa música. Eu toquei percussão. Nessa música sugeri a ele que fizessemos o jongo de raiz mesmo. O jongo com bases na música africana e não a forma que a música sugere. O Jongo tá ali sim, mas meio camuflado até pela modernidade e sofisticação da peça.

Experimente fazer o jongo ''bruto'' dá um contraste muito bacana. É que eu sempre me preocupo muito com essa coisa da cultura popular.

Mas, como foi falado, são sugestões. Nenhuma crítica. Manda ver!