Jump to content
Sign in to follow this  
Roberto Gomes

Mudas e sementes de árvores nativas

Recommended Posts

Olá!

Aos interessados estou oferecendo gratuitamente mudas e sementes produzidas aqui no meu sítio no Sul de Minas.

Mudas nativas da região:

Jacarandá Mineiro/ Paulista (Machaerium villosum)

Jacarandá Bico-de-Pato (Machaerium acutifolium)

Cedro vermelho (Cedrela fisilis)

Ipê amarelo (Tabebuia chisotricha ) Árvore símbolo do Brasil - http://www.fotosdocerrado.fot.br/Fotos/filme6%20031.jpg - http://www.fotosdocerrado.fot.br/Fotos/filme6%20024.jpg

Ipê branco (Tabebuia roseoalba)

Sementes: menos a de cedro que é muito delicada para estocar. (fazer reserva para o próximo ano já que este ano acabou a safra)

Para o próximo ano estarei oferecendo mudas e sementes de jacarandá da Bahia (Dalbergia nigra) fornecidas pela Florestas Rio Doce de Linhares - ES.

Embalagem e envio por conta dos interessados.

Abraços,

Roberto Gomes

Plantem árvores!!!

Plant trees!!!

:worshippy::worshippy::worshippy::worshippy:

Parabéns Roberto!! Responsabilidade social é dever de todo grande profissional!! Estou montando um projeto para reflorestamento de algumas áreas aqui na minha cidade, quando chegar o momento entro em contato. 

Abraços!!

Olá Roberto

Foi a notícia mais importante que vi no Fórum. Essa sua iniciativa é das mais gloriosas.

Muito bom mesmo, isso é que é ser um cidadão consciente de verdade, parabéns pelo seu ato de ambientalista.

Gostaria de visitar em alguma oportunidade seu sítio, em que cidade fica ?

Tenho uma idéia de fazer nos próximos anos algo parecido como esse de semear e produzir mudas de árvores nobres em grande escala sem fins lucrativos.

Já tenho algumas mudas como de ipê amarelo e roxo e acho apaixonante ver a semente virar uma muda e mais tarde uma árvore de verdade.

Há alguns dias estive com o Miguel Munhoz e ele teceu vários elogios a sua pessoa e o destaca pelo seu talento, como um dos mais respeitados luthiers do Brasil.

Ainda quero ter a oportunidade de fazer uma visita para conhecer você e seu sítio.

Abraços a todos.

Obrigado gente!

Durante 30 anos a Natureza me presenteou com as melhores e mais belas madeiras para fazer bons violões, alguns excepcionais, acredito que o mínimo que posso fazer é retribuir essa generosidade na forma de plantar espécies nativas e estimular as pessoas a fazerem o mesmo, pois talvez assim, as gerações futuras terão uma amostra da beleza esfuziante que é a flora brasileira e toda a fauna que interage com ela, incluindo nós humanos. Quer coisa mais bonita do que um ipê amarelo totalmente florido com um fundo de céu primaveril azul anil? Somente vários outros ipês!!! Também a preservação da mesma é crucial na forma de recusar, reduzir, reusar e reciclar.

Infelizmente tem uns manés que acham que madeira para lutheria nasce na serraria ou no fornecedor de madeiras para esse fim. Imaginem se décadas e décadas atrás já houvesse uma preocupação em replantar árvores que se consumia? Hoje não haveria falta de bons jacarandás, cedros vermelho e rosa, imbuias, araucárias, gonçalos-alves, braúnas preta, sebastiões-de-arruda, etc.

Léo, moro na região de São Lourenço e sua visita será bem vinda, de preferência no inverno já que agora as estradas ficam intransitáveis por causa das chuvas.

O saudoso Francisco e o Miguel Munhoz são bons amigos. O Francisco era um dos melhores luthiers brasileiros e por causa dele que resolvi fazer minhas próprias rosetas. Seu talento não foi devidamente reconhecido pois, como eu, não beijávamos a mão de bispos do violão, muito menos de comerciantes. Manda um grande abraço para o Miguel e família.

Abraços,

Olá Roberto

Quando ainda vivo o Francisco Munhoz me contava essas estórias de professores renomados que exigiam comissões nas indicações de seus violões, como ele nunca aceitou essas condições, foi realmente excluido desse mercado erudito. Sua ética não permitia esse tipo de atitude, por isso não teve o reconhecimento que merecia.

Devo fazer uma visita ao Miguel ainda essa semana e mandarei seu abraço à família.

Já tenho um violão 7 cordas de Jacarandá Cearense com tampo de Abeto Italiano feito por eles em 2006, agora encomendei um "top line" M7 de 6 cordas em Jacarandá da Bahia e tampo de Cedro Canadense e outro 6 cordas para meu filho de Macacaúba e tampo de Sítica Canadense.

Estou acompanhando o nascimento deles e vou fotografar passo a passo suas construções, imagine a expectativa que nos dá esse "parto" rs rs rs

No próximo inverno vou programar uma visita ao seu sítio aí em São Lourenço, possivelmente esses violões já estarão prontos na época, e levarei para você conhecê-los.

Como seria o envio das sementes do jacarandá mineiro ? Tenho uma certa predileção por essa madeira pela sua beleza e pelo seu perfume, gostaria de fazer algumas mudas dela.

Grande abraço.

Obrigado Roberto, por nos tentar fazer entender, da nossa missão como artesãos da madeira.

As vezes na ânsia de aprender , de fazer bem feito, de querer ser perfeito e ser o melhor, acabamos nos esquecendo da ¨Vida¨a qual nós dependemos para trabalhar. Uma árvore nos dá a lição, com sua tamanha serenidade e lentidão para atingir sua maturidade, que de nada adianta a nossa exagerada ansiedade.

Infelizmente as novas gerações pagam pela falta de consciência das gerações anteriores, mas nunca é tarde para começar.

Estou aguardando uma nova reedição do seu livro. Tenho você como um mestre.

abraços

Ola Roberto,

como posso fazer para pegar as mudas, gostaria de plantar algumas mudas de Jacarandá Mineiro/ Paulista (Machaerium villosum) já plantei algumas de cedro rosa e uma de mogno, estão indo bem. Quando vc tiver sementes do jacarandá baiano me avise que plantarei também.

Parabéns!

Léo

No momento não tenho mais sementes de jacarandá mineiro, mas tenho de jacarandá bico-de-pato. Vai por PAC um punhado de dezenas de sementes e sai por R$ 15,00. Se quiser me mande seu endereço via MP.

Portes

Estou negociando com algumas gráficas a reedição do "Memórias de um Luthier" versão atualizada. Assim que estiver disponível comunicarei.

Wolf

As mudas que atualmente tenho de jacarandá mineiro estão muito grandes para envio e só pegando aqui se torna viável. Também assim que tiver as sementes de Dalbergia nigra aviso.

Aqui o processo de produção de sementes/ mudas é o mais natural possível e é na mata que colho as mudas, o que é bom, pois mesmo transplantadas para outra região, terão o pedigree genético natural. As sementes colho quando começam a cair das árvores e há um alto índice de germinação. Eu sou um one-man-show!

Abraços,

Olá Roberto

Já mandei o endereço pela MP, a dúvida que ficou é como irei pagar, se direto no correio quando chegar a encomenda ou se mando antecipado para você.

Abraços a todos.