Jump to content
Sign in to follow this  
sandroyuri

afiando laminas

Recommended Posts

Para os principiantes em luteria, aqui vai um video onde eu demonstro como afiar a lamina de uma blockplane , de forma simples e eficiente. A mesma técnica se aplica a formões.

Fiz o video para ajudar um amigo que esta construindo seu primeiro instrumento e não sabia exatamente como afiar as laminas. também passei por essa dificuldade no inicio e por isso achei que publicar o video aqui no fórum pudesse ser util a alguem.

Boa sorte.

:thumbsupsmiley: Bem interessante Sandro. Onde é que se compra, e por quanto, essa base onde você prende a lâmina, para afiá-la? Como é o nome disso, em português e em inglês?

thumbsupsmiley.png Bem interessante Sandro. Onde é que se compra, e por quanto, essa base onde você prende a lâmina, para afiá-la? Como é o nome disso, em português e em inglês?

O nome em inglês é honing guide, em portugues, infelizmente não sei.(seria algo como ¨guia para afiar¨)

Você pode comprar um pela internet. Da uma busca por woodworking tools e em algum dos sites que você encontrar, com certeza o honing guide estará à venda. Tem um site do reino Unido (AXIMINSTER) onde você encontra varios modelos, mas, como o frete sai muito salgado, recomendo que você procure em algum site do Brasil ou dos estados Unidos.

O que eu tenho é bem barato , deve custar uns 8 dolares.

O nome em inglês é honing guide, em portugues, infelizmente não sei.(seria algo como ¨guia para afiar¨)

Você pode comprar um pela internet. Da uma busca por woodworking tools e em algum dos sites que você encontrar, com certeza o honing guide estará à venda. Tem um site do reino Unido (AXIMINSTER) onde você encontra varios modelos, mas, como o frete sai muito salgado, recomendo que você procure em algum site do Brasil ou dos estados Unidos.

O que eu tenho é bem barato , deve custar uns 8 dolares.

Valeu Sandro.

Parabens pela iniciativa.

Orlando, aí vai o link de onde tem em Miami.

http://www.internationaltool.com/Accessories/Woodstock-D1118.aspx

Esta loja manda para o Brasil, mas tem que telefonar pra eles pra fazer o pedido em Ingles, é claro.

Infelizmente eles não vendem pela internet para o Brasil.

Ou caso tenha um amigo que venha de lá é so pedir pra comprar.

Espero que tenha ajudado.

Eugenio.

:thumbsupsmiley: Obrigado, Sandro e Eugênio. Eu uso uma plaina esporádicamente para fazer algum reparo doméstico. Eu achei bastante útil a ferramenta porque para quém não tem muita habilidade com as plainas, afiar a lâmina é uma tarefa complicada. Eu encontrei no Ebay a um custo total de GBP$12.00.:thumbsup: