Jump to content
Sign in to follow this  
Dilson

Afinal o que é um violão?

Recommended Posts

Gente, essa dúvida me surgiu devido a uma discussão que houve no forum do violão.org, que em princípio prefiro não entrar no mérito aqui.

Mas o que eu gostaria de ouvir a opinião seria para seguinte pergunta.

O violão de autor (de um luthier) é uma obra de arte autoral ou uma ferramenta utilitária?

Gente,

mesmo com alguém tenha lido o tópico do violão.org, sugiro que nessa discussão não se entre em casos específicos e nem citar nomes.

Eu gostaria de poder dizer "um pouco dos dois".

Porque acho que apesar dele ser, teoricamente, um "instrumento" para fazer música, como o próprio nome diz, sendo a música a "arte" no final, quand este instrumento é "autoral", ou seja carrega em si características do seu autor, a situação fica um pouco mais complexa... imagino que o autor, apesar de ter sido pago para construí-lo e sendo o bem de propriedade de outrém, se sinta também ainda um pouco dono do instrumento.

Se eu tivesse que escolher apenas entre as alternativas propostas ficaria com a "ferramenta", porque um violão sem ser tocado vira peça de decoração. Se bem que não deixa de ser arte nesse caso também... hehehehe.

Acho que não custa muito respeitar a obra do autor, mas não sou de ficar endeusando o instrumento por si só, não.

Enfim, pra variar fico em cima do muro.huh.gif

Eu tendo a concordar com o Guto e tendo também a ficar em cima do muro.

É uma obra autoral, mas é um instrumento também. O autor o vendeu, então, teoricamente, quem comprou tem o direito de fazer o que bem entender. Por outro lado, esse instrumento foi concebido, projetado e construído pelo luthier e este pode argumentar que, mesmo vendendo, é a ideia dele, a concepção dele que está no instrumento.

Tem luthier que não trabalha com captação. Aí o sujeito compra um violão desse luthier e manda instalar captação em outro luthier. É uma alteração no trabalho do primeiro, pequena, mas é algo que acontece com frequência. Sei lá.

Pra mim, é instrumento. Uma vez feito, o luthier não apita mais nada. Se o luthier faz o violão pro musico, o músico decide o que fazer com ele.

Se o músico acha o violão uma obra acabada, não muda nada. Se acha que há algo a melhorar, muda.

Acho que nem em instrumentos como o violino (muito mais antigo e consolidado) há tanta celeuma sobre o assunto.

Na verdade, ando meio rabugento sobre o assunto. A música é muito mais importante que o instrumento. Boa música em bom instrumento, que beleza... boa música em mau instrumento, a gente ouve... má música no melhor instrumento do mundo, não é nada.

...A música é muito mais importante que o instrumento. Boa música em bom instrumento, que beleza... boa música em mau instrumento, a gente ouve... má música no melhor instrumento do mundo, não é nada.

:parabens:

Não há dúvida alguma quanto a isto a meu ver. É um instrumento e tem que se adequar às necessidades do instrumentista.

Contudo, alguns não o tratam como tal. Há, inclusive, luthiers que fazem o violão agora para o som vir daqui há alguns anos... Há pessoas que têm quase um fetiche, admirando violões como se fossem quadros.

Quanto à colocação do Mário, concordo que o luthier não é mais dono do violão depois de entregue. Contudo, em se tratando de um negócio aonde a garantia é vitalícia, é aconselhável que o músico faça com esse instrumento apenas o que lhe foi proposto. Comprar Ferrari pra correr rally não dá muito certo...

Este assunto é muito delicado, as opiniões podem ser opostas e não há ninguém com razão, não tem certo e errado.

Em relação a pergunta do Dilson, acho que o violão é uma obra de arte, mas também uma ferramenta utilitária, agora falar de ética, bom senso é muito complicado, prefiro deixar pra lá.

O luthier deveria ter um contrato que especificasse sob quais condições ele vende o instrumento, este contrato poderia especificar restrições quanto a eventuais modificações no mesmo, visando proteger suas técnicas de construção.

Seria algo assim, eu vendo para você, porém exijo a assinatura de um termo proibindo a manutenção do mesmo por outro profissional.

Como esta pratica não é comum aos luthieres brasileiros, a simples compra do instrumento faz que o dono do violão possa modifica-lo, não há nenhum impedimento legal.

O resto é polêmico, e assim como outros prefiro ficar neutro.

Abraços

Edited by Fred

Uma pergunta, quais são essas modificações que vocês falam? coisas do tipo colocar captação? tem mais coisa que daria pra fazer?