Jump to content
Sign in to follow this  
Dilson

Afinal o que é um violão?

Recommended Posts

Algumas:

1- Colocar captação

2- Trocar o tipo de verniz

3- Aumentar o número de cordas

4- Mudar a escala, por exemplo de 65cm para 64cm

5- trocar o cavalete

Estes são fatores "mais simples", aí tem os mais graves, como por exemplo trocar o tampo do instrumento.

Pra mim, é instrumento. Uma vez feito, o luthier não apita mais nada. Se o luthier faz o violão pro musico, o músico decide o que fazer com ele.

Mário,

Não concordo não. Acho que temos que respeitar a expertise de um profissional, também ficaria frustado ao saber que meu violão foi modificado por outro luthier, se crime não é, mas ético também não pode ser.

Seria algo assim, eu vendo para você, porém exijo a assinatura de um termo proibindo a manutenção do mesmo por outro profissional.

Fred,

Acho que manutenção, reforma e restauros são coisas diferentes, mudar um "projeto" é uma coisa muito mais delicada.

Fala Vinão!

Pra mim o buraco é mais embaixo ... O violão do Sergio Abreu por exemplo, é um instrumento reconhecido mundialmente, mas muitos fazem uma ressalva em relação a tocabilidade, imaginem eu comprar um violão dele e modificar o braço? Ou mesmo colocar uma escala elevada? Mas volto a dizer estou falando sobre modificar um violão, e não restauraro ou coisa do tipo...

Mas realmente é um assunto complicado.

Algumas:

1- Colocar captação

2- Trocar o tipo de verniz

3- Aumentar o número de cordas

4- Mudar a escala, por exemplo de 65cm para 64cm

5- trocar o cavalete

Estes são fatores "mais simples", aí tem os mais graves, como por exemplo trocar o tampo do instrumento.

Entendi, sinceramente algumas dessas me parece uma grande burrice... É impossível o cara não saber que fazer coisas assim vai alterar o projeto do instrumento, mexer no som, prejudicar. Eu acho que isso fica muito antes de discutir se o instrumento é do dono ou do luthier, é preguiça mental mesmo :P (Sei que deve existir casos em que há alguma necessidade e etc etc, mas pelo que eu vejo é exceção).

Fala Vinão!

Pra mim o buraco é mais embaixo ... O violão do Sergio Abreu por exemplo, é um instrumento reconhecido mundialmente, mas muitos fazem uma ressalva em relação a tocabilidade, imaginem eu comprar um violão dele e modificar o braço? Ou mesmo colocar uma escala elevada? Mas volto a dizer estou falando sobre modificar um violão, e não restauraro ou coisa do tipo...

Mas realmente é um assunto complicado.

Então, Carlos Eduardo, agora imagine que você é absolutamente maluco pelo som do violão do Sérgio, mas não se acerta com o braço de forma alguma.

E aí? Compra outro que você não goste tanto do som porque não pode mexer no braço?

Não estou criticando sua posição, é só para reflexão mesmo.

Eu, pessoalmente, não acho que seja um pecado fazer uma coisa dessas, é mais ou menos o mesmo que o Paulo (Tai) fez quando encomendou um violão ao Roberto Gomes com um braço com perfil próximo ao do seu Tessarin, que ele julgava o mais confortável para ele. Pô, o violão não vai deixar de ser um Roberto Gomes por causa disso... como aliás é um BAITA violão.

Então eu não sou tão purista assim, acho que tem coisas que são bastante drásticas e descaracterizam completamente um instrumento, mas isso não seria uma delas.

O problema e a causa das polêmicas é exatamente que o limite do que cada um considera uma heresia é diferente. Alguns, como o Mário se posicionou, não teriam pudor algum em fazer o que desejassem com o instrumento. E no ponto de que a música é a finalidade maior e não o instrumento, eu concordo plenamente com ele.

Já outros acham que até lixar um rastilho deveria dar pena de morte, hehehehe.

Eu, pessoalmente, não acho que seja um pecado fazer uma coisa dessas, é mais ou menos o mesmo que o Paulo (Tai) fez quando encomendou um violão ao Roberto Gomes com um braço com perfil próximo ao do seu Tessarin, que ele julgava o mais confortável para ele. Pô, o violão não vai deixar de ser um Roberto Gomes por causa disso... como aliás é um BAITA violão.

Então eu não sou tão purista assim, acho que tem coisas que são bastante drásticas e descaracterizam completamente um instrumento, mas isso não seria uma delas.

Mas essas modificações assim passam pela aceitação do luthier também, as modificações que o povo ta falando pelo que eu entendi são depois de o violão pronto, sem o luthier opiniar ou concordar.

Nesse caso de alterar as medidas eu acho que é fundamental se é pra ajudar o futuro dono, pô, o cara tá pagando uma grana preta num violão, tem que sair do jeito que (dentro do aceitável) agrade mais ao cara.

Não, eu tô falando de modificar depois mesmo.

Comprei um Sérgio Abreu porque sou louco pelo som, mas o braço me é intragável... E aí, tenho que me contentar com um outro violão que eu não goste tanto do som ou ficar penando com o braço do jeito que é?

Eu não acho que teria nada de absurdo em fazer esse tipo de ajuste. A identidade do instrumento continua todinha lá, então por que não?

Agora, não vejo sentido em trocar um tampo de um violão que já é bom.

Mas se o instrumento está danificado, ou já não era bom, então também não vejo grandes grilos. Vai ser outro violão, mas pelo menos vai ser funcional, melhor que um violão que não é tocado e não serve pra nada.

Por isso que digo que fico em cima do muro, tudo isso é muito pessoal e meio abstrato, tem várias formas de se enxergar.

Olá a todos,

Segundo Wittgenstein, ética é igual a estética.

Então, julguemos a questão do ponto de vista da estética da modificação realizada.

Quem considera o violão uma obra de arte fechada não vai concordar nunca com modificações. Aí a estética do instrumento se sobrepõe à estética do uso do instrumento.

Agora, quem valoriza a estética do uso vai testar o "novo" instrumento e avaliar se ficou esteticamente agradável (fisicamente mais adequado, com som melhor, maior tessitura etc.). Se ficou, então o luthier teve êxito, porque conseguiu entender o projeto e extendê-lo a novas possibilidades.

Mas se o resultado não ficou bom, então ele cometeu o ato eticamente questionável de interferir num projeto sem entender seus limites.

Assim, entendo que o desempenho do instrumento (e o desempenho do dono com ele) é o verdadeiro árbitro da questão.

Abraço