Jump to content
Dilson

Novos Luthiers

Recommended Posts

Gente,

O mercado cresceu muito.

Acho que este tópico seria uma forma de falar mais de luthiers que ainda não são tão conhecidos no mercado. Temos colegas que comercializam violões de autor, o que é muito legal, e sempre temos tópicos falando sempre dos mesmos luthiers..Tessarim, Jorge Raphael, Abreu, Samuel Carvalho etc etc etc

Então minha sugestão seria que cada um falasse sobre luthiers que ainda não tem nome no mercado mas que merecem uma citação. Falar sobre o violão, o trabalho do luthier. Não vale escrever sobre o luthier que ouviu falar, tem que ter tocado no instrumento.

Edited by Dilson

Um luthier que acho que irá merecer destaque é o Wesley Santana, de Cachoerio de Itapemirim (ES) faz violões, cavaquinhos, bandolins um trabalho bem feito e honesto.

Eu indicaria o Lúcio Jacob de Viçosa-MG, apesar do Lúcio ser bem conhecido de alguns membros daqui do fórum. Os seus violões sempre me agradam muito!

Eu indicaria o Lúcio Jacob de Viçosa-MG, apesar do Lúcio ser bem conhecido de alguns membros daqui do fórum. Os seus violões sempre me agradam muito!

Oi Rubem ,

Eu também pensei em citar o Lucio, mas para mim, o trabalho dele já está consolidado no meio profissional, não tenho dúvidas disso, mesmo porque, ele tem uma grande quantidade de instrumentos feitos. Acho que seria legal colocar realmente luthiers que ainda estão "germinando", como é o caso do Wesley que citei.

Abraços

Se o Sr. Garrido e o Sr. Wolf tivessem levado um violãozinho que fosse pra gente experimentar nos encontros, talvez estivessem citados aqui icon_twisted.gifrisadinha.gif.

Quem parece que vai muito bem nesse "início" de carreira também é o Pole. Anda até sumidão.

O Lúcio tem um bom tempo de profissão, né, mas é pouco conhecido aqui em São Paulo, aí vale? O mesmo com o Antonio de Pádua, duas boas surpresas pra mim recentemente.

O violão que está na Guitanda, Lúcio Jacob modelo "Byers" é um projeto da dita linha "moderna", não era bem o que eu estava procurando quando comprei o APG, mas é um excelente violão. Madeiras lindas e um belo acabamento pra completar.

O violão do Antonio de Pádua eu sou suspeito pra falar, mas entre um monte de violão de gente grande que estavam na Guitanda foi meu favorito, principalmente pelo timbre. Um violão bem leve e responsivo.

Acho que ambos, com a representação do Samuel, vão entrar firme na briga aqui em Sampa.

Se o Sr. Garrido e o Sr. Wolf tivessem levado um violãozinho que fosse pra gente experimentar nos encontros, talvez estivessem citados aqui icon_twisted.gifrisadinha.gif.

Quem parece que vai muito bem nesse "início" de carreira também é o Pole. Anda até sumidão.

O Lúcio tem um bom tempo de profissão, né, mas é pouco conhecido aqui em São Paulo, aí vale? O mesmo com o Antonio de Pádua, duas boas surpresas pra mim recentemente.

O violão que está na Guitanda, Lúcio Jacob modelo "Byers" é um projeto da dita linha "moderna", não era bem o que eu estava procurando quando comprei o APG, mas é um excelente violão. Madeiras lindas e um belo acabamento pra completar.

O violão do Antonio de Pádua eu sou suspeito pra falar, mas entre um monte de violão de gente grande que estavam na Guitanda foi meu favorito, principalmente pelo timbre. Um violão bem leve e responsivo.

Acho que ambos, com a representação do Samuel, vão entrar firme na briga aqui em Sampa.

É verdade... O Polegário vem desenvolvendo um trabalho muito bom.

Estive no atelier dele em 2010 levando um violão meu pra ele restaurar e pude experimentar um modelo top que ele fez.... Pô, tremendo violão... Fiquei doido com o timbre dele! Baita volume, projeção, equilíbrio... Além do super acabamento... Fiquei tentado a encomendar um pra mim... O Pole me pareceu ser daquele tipo de profissional inquieto, que está sempre pesquisando em busca de melhorias para o instrumento.

Já experimentei um violão do Lúcio Jacob também, e as impressões foram ótimas, mas esse luthier já tem estrada, assim como o Antônio de Pádua e o Samuel. Estes já são mestres em luteria e ai não vale pra esse tópico...

Tem um luthier mineiro, da região de Tirandentes/Ouro Preto, que faz um ótimo violão também, mas não consigo lembrar do nome dele de jeito nenhum...

Aqui no Rio, ouço falar muito bem do luthier Alexander Thomaz, só que não pude experimentar seus violões ainda. Alguém pode dizer algo sobre os violões dele?

ALVARO

Edited by Alvaro Gil

É verdade, estou em débito com o pessoal do encontro, infelizmente ainda não consegui levar um violão pronto para o pessoal conhecer, mas não posso nem reclamar muito, pois sempre acabo vendendo antes do encontro ou então estão em construção. Hoje por exemplo estou com 3 violões prontos e uma Lacôte que provavelmente semana que vem já vai embora, um dos violões este fim de semana também vai e os outros dois ficam até aparecer um comprador...

:thumbsupsmiley: Minha experiência com violões de luthier é bem pequena. Posso falar apenas de dois luthiers: Reinaldo Araújo, de Juatuba-MG, um luthier pouco divulgado mas que tem um trabalho que merece ser visto. Não sei agora, mas eram violões com preços convidadativos de boa qualidade sonora e bom acabamento. O outro já é bastante conhecido pelos membros do fórum, trata-se do Polegário. A qualidade sonora e o acabamento dos instrumentos do Pole, dispensam comentários. Na minha modesta opinião, no dia que o Polegário colocar um de seus violões top na mão de um violonista de grande prestígio, o preço dos violões dele irão, no mínimo triplicar. Pra mim, o gostoso da encomenda do violão é poder dar o nosso pitaco em alguns detalhes do instrumento. Violão artesanal onde eu não possa dar meu pitaco na construção, só em caso extremo.:thumbsup: