Jump to content
Vinicius de Abreu

Fone de Ouvido

Recommended Posts

@rbpaiva e @roger l bieberbach filho

Atualmente tenho três fones, cada um para uma finalidade. Um Sennheiser HD202, um AKG 414p e um Edifier H840. Vou dar uma rápida passada em cada um deles. Lembrando que todos custam menos que $200,00. O uso que faço deles é: Sennheiser HD202, uso ligado no amplificador do baixo, para não incomodar o pessoal, ou quando o ligo o baixo no pc em linha para gravar ou tocar em tempo real com efeitos e esses tipos de coisas; AKG 414p, gosto de usá-lo quando vou viajar ou estou em um lugar que precise de um fone discreto; Edifier H840, é meu fone de uso diário. Seja escutando música, seja mexendo no computador, celular etc.

Obs: minhas impressões são com muitos estilos musicais, no dia-a-dia escuto de tudo, de Debussy à Guthrie Govan.

Vamos a um micro-review:

Sennheiser HD202: É um fone todo em plástico, sempre me pareceu frágil. Bom som, bem puxado para o grave. Não é totalmente confortável, mas não chega a incomodar. A regulagem dele é diferente de muitos que já vi, você regula, praticamente, só as posições e alturas dos pads, e não a haste como normalmente se vê por ai. O fio é longo, 3 M, mas o fone vem com uma pecinha para enrolar ao fio, é uma mão na roda. Entre os três que tenho, ele apresenta o melhor isolamento a ruídos externos.

AKG 414p: Fone pequeno e muito fácil de carregar. Vem com uma bolsinha de pano para quando for transportá-lo. Quando fechado, cabe na palma da mão. O som também é, ligeiramente puxado para o grave, menos que o Sennheiser HD202. Se usado por muitas horas, quando novo, pode gerar desconforto, pois ele precisa "amaciar" com o tempo de uso, já que a hasta é dupla e de metal. Embora seja puxado para o grave, acho ligeiramente mais equilibrado que o Sennheiser HD202. É um fone para quem busca praticidade. Quanto ao isolamento de ruídos, é bem pequeno, até pelo tamanho do fone e pelo modelo diferente, comparado com o Edifier H 840 e o Sennheiser HD202.

Edifier H840: dos três é o que mais gosto. Confortável, som bem equilibrado e a construção é muito boa. A haste, o fio e os pads parecem ser bem resistentes. Tem, mais ou menos, 8 meses de uso e não apresentou nenhum tipo de desgaste. Muita coisa que escuto com ele se sai bem, talvez, quem goste de enfase em frequências mais graves não se interesse por ele. Porém, quem busca uma maior neutralidade sonora, como eu, vai gostar deste modelo.

Fazendo uma super-síntese: Sennheiser = som grave, bom isolamento a ruídos, aparência frágil; AKG = muito prático, mais puxado para o grave, mas não chega a ser neutro, a haste as vezes faz muita pressão nas orelhas nos primeiros usos; Edifier = som equilibrado, isolamento menor que o do Sennheiser, mas para ambientes que não são muito barulhentos dá conta do recado, construção muito boa para a faixa de preço.

Enfim, acho todos os fones com bom custo-benefício. Todos, como disse no início do post, são em torno de $120,00 e $180,00. A media do AKG 414p é entre $120 e $140; do Sennheiser HD202 entre $130 e $150 e do Edifier H840 entre $140 e $180. Se não quer gastar muita grana em fones profissionais e ainda quer um som com qualidade, esses são boas opões. Se quer gastar, ainda menos, tem um modelo da Edifier, parecido com o AKG, que saiu em media por $80.

Qualquer dúvida, basta perguntar.

Ah, @roger l bieberbach filho, já ia me esquecendo. Se for ficar com o AKG 414p, cuidado com as falsificações! É um dos fones mais falsificados que se vê aqui no Brasil. Uma coisa fundamental que a caixa do produto deve conter é o selo do importador, com todos os dados do mesmo, um adeviso, tipo fita crepe, selando as duas laterais da caixa.

Pessoal, 

Só pra dar o feedback: comprei o akg 414!

A qualidade do som eu gostei, mas ele incomoda um pouco o ouvido. Fica cansativo utilizar por 30min ou mais...

Considerando esse aspecto, o portapro é imbatível nesse nicho!

Existe uma nova geração de fones sem fio que começou a sair de uns 2 anos pra cá e que são muito bons.

Obviamente ainda custam mais caro do que os convencionais com fio, mas é uma questão de tempo até eles passarem a dominar o cenário.

@rbpaiva o problema do PortaPro é o preço. Hoje em dia você acha o AKG 414p por $120-130. Já o PortaPro, não se acha por menos de $370-400. Agora, o AKG, com o tempo ele vai amaciando. O meu já deu uma melhorada enorme. O problema é que a haste é dupla e ele demora bastante a começar a ceder ao seu tipo de uso.

@Eugenio todas as vezes em que fui olhar fone para comprar, procurei os sem feio. Mas, fones com a mesma qualidade dos que tenho sem feio, são bem mais que o dobro. Um fone na mesma qualidade que o Edifier H840, sem fio sai, mais ou menos, $600 contos. Ai fica difícil.

On 20/01/2017 at 9:58 PM, rbpaiva said:

Pessoal, 

Só pra dar o feedback: comprei o akg 414!

A qualidade do som eu gostei, mas ele incomoda um pouco o ouvido. Fica cansativo utilizar por 30min ou mais...

Considerando esse aspecto, o portapro é imbatível nesse nicho!

Bom dia rbpaiva,

pode dizer onde comprou? pergunto porque li de muitas falsificações no mercado.

um abraço

Roger, 

Eu comprei numa loja física do comércio local de João Pessoa-PB, minha cidade. Uma loja bem conhecida, para evitar esse tipo de ocorrência. As vezes é melhor abrir mão daquele "melhor preço", tendo a certeza de que não irá levar "gato por lebre"...

6 hours ago, rbpaiva said:

Roger, 

Eu comprei numa loja física do comércio local de João Pessoa-PB, minha cidade. Uma loja bem conhecida, para evitar esse tipo de ocorrência. As vezes é melhor abrir mão daquele "melhor preço", tendo a certeza de que não irá levar "gato por lebre"...

Obrigado Rubens, vou fazer uma procura aqui no comércio local. Ou me mudar pra João Pessoa!:lol: Pela fama da cidade, vale a  pena!

um bom fim de semana!

@roger l bieberbach filho acabei de olhar na caixa do meu. O importador oficial é a Harman Brasil. O site deles tá temporariamente fora do ar: http://harmandobrasil.com.br/

Normalmente, quando vou comprar coisas desse tipo, procuro o site do importador e vejo as lojas que eles distribuem os produtos. Porque? todo produto importado tem que conter uma etiqueta com os dados do importador. Se não tiver, já é um detalhe importante para ficar desconfiado.

Tem dois sites que comprei coisas de áudio e são confiáveis, não estou fazendo propaganda hahaha, apenas dando exemplos. Ou seja, usei a forma que mencionei, entrei no site do importador e procurei sites em que vendem produtos recebidos do importador oficial.  Seguem os links:

http://www.famasom.com.br/

http://www.quantastore.com.br/

O único "porém", é que esses sites, normalmente, estão com preços um pouquinho acima do mercado, digamos, normal.

Edited by Dr.Pacheco