Jump to content
aps

Compro Di Giorgio - Tarrega

Recommended Posts

Valeu pela resposta, Ivanhoé!

Vou ficar de olho nos anúncios de instrumentos antigos, dando preferência àqueles que eu possa ouvir antes de comprar.

O som mais bonito de violão que já ouvi foi um Del Vecchio de 1958, mas infelizmente ele não estava à venda.

Abraços

Já encontrei alguns Del Vecchio antigos bem bons..... mas todos com uma tocabilidade horrível. Normalmente os Del Vecchio antigos tem o braço um pouco estreito pra nylon, e muito grosso. Também os acho muito feios.

Gianinni, nunca encontrei nada que prestasse... nem novo e nem velho.

Abraço

Ivanhoé, o que mais impressionou nesse violão foi o som da mizinha a partir do décimo segundo traste. Normalmente, nessas casas altas, o som é estridente, estalado e sem sustentação, mas esse violão era muito evidentemente bem melhor que os demais que conheci (Dornelas Andaluz, Emanuel Carvalho TS5 e TS6, Di Giorgios da década de 60, dentre outros, a meu ver, de menor qualidade). Só que esse violão era uma exceção, os demais Del Vecchios que experimentei, novos e antigos, não chegavam aos pés desse aí.

Esse instrumento está na loja da própria Del Vecchio, na rua Aurora. Se passar em São Paulo algum dia, fica a dica.

Obrigado por expor sua opinião sobre os Gianninis. Volta e meia aparecem uns antigos à venda, modelos top da década de 50/60, como os 1006 e 1008 e fico tentado a comprar, mas não faço isso sem experimentar antes.

Abraços

Por favor entendam que é apenas uma questão de gosto mas não consegui identificar (ouço bossa nova desde sempre e tenho 52 anos) aquele som aveludado, meio anasalado típico do Tarrega do João Gilberto (feito especificamente para ele). Já tive a oportunidade de tocar: lrmãos Carvalho (double top), Sugiyama, Roberto Gomes (Spiritus), Jorge Raphael (Millenium) , Arone e José Chagas. Não tenho, ainda, condições técnicas para avaliar o desempenho em musica classica. Já pensei em procurar outros modelos de Di Giorgio dos anos 60, mas o Tarrega me fascina. No ano passado havia um anunciado no Mercado Livre por R$ 15 mil!!! e aí fica fora da realidade.

O grande avaliador de um violão é o ouvido e o estilo de música preferida de quem vai tocar. Não adianta nada comprar um violões cheios de detalhes, baixos potentes, primas que tocam como sinos, som cavalar, etc, se o que você está buscando é um timbre aveludado e sem estrondo.

Me lembro que uma vez estive com Thomas Humphrey e ele me contou que João Gilberto pensou em comprar um violão dele, mas que ele disse pro baiano que os violões que ele fazia eram brilhantes demais, que o DiGiorgio era exatamente o que ele precisava.

O grande avaliador de um violão é o ouvido e o estilo de música preferida de quem vai tocar. Não adianta nada comprar um violões cheios de detalhes, baixos potentes, primas que tocam como sinos, som cavalar, etc, se o que você está buscando é um timbre aveludado e sem estrondo.

Me lembro que uma vez estive com Thomas Humphrey e ele me contou que João Gilberto pensou em comprar um violão dele, mas que ele disse pro baiano que os violões que ele fazia eram brilhantes demais, que o DiGiorgio era exatamente o que ele precisava.

Entrei em contato com a Rita da Di Girorgio. Ela é muito educada e atenciosa. Perguntei se eles fariam uma réplica do Tarrega do João Gilberto. Vejam a proposta. O que vocês acham? Vale a pena?

Alvaro

"Obrigada por entrar em contato.

Seguem em anexo as fotos do violão Tarrega.

Este modelo tem o tampo em Spruce canadense maciço, as laterais em triplo jacarandá laminado (esta madeira está armazenada em nossa fábrica desde a década de 60), braço em cedro, escala em ébano da Índia, tarraxas folheadas a ouro 18k importadas. É possível fazer o violão com o tampo em Red Cedar canadense; o violão fica com o tom caramelo escuro. Acompanha estojo (case). O tempo de construção é de aproximadamente 60 dias. Valor R$ 4.800,00; facilitamos o pagamento em 5 x sem juros no cheque, 3 x sem juros no Visa e à vista 5% de desconto.

O violão do João Gilberto também tem as laterais e o fundo laminado, com o tampo maciço.

O caramelo escuro é o tom mais avermelhado. As diferenças entre este e os Tarrega's de linha:

O violão é construido por um único luthier, desde o inicio até o final.

O triplo jacarandá; ele tem três folhas de jacarandá; olhando por dentro o acabamento também é em jacarandá.

Os de linha, o acabamento interno é em cedro laminado. O acabamento da cabeça; filete branco em acetato contornando

a cabeça, que pode ser esculpida ou em laca preta = João Gilberto. O par de tarraxas é diferente dos de linha; tarraxas holandesas

folheadas a ouro 18; de alta precisão. As tarraxas dos da linha são boas, porém mais simples. Acompanha o estojo (case)

importado; os da linha não vem com estojo. Qualquer dúvida, escreva ou ligue.

Qualquer dúvida, escreva ou ligue.

Atenciosamente

Rita ProettiViolões Di Giorgio

Eu Jamais pagaria esse preço em um Di Giorgio!!! Mesmo com essa história de que é o mesmo luthier que faz o violão do início ao fim... que luthier é esse? Se fosse um bom Luthier, muito provavelmente não seria funcionário da Di Giorgio.

O Violão JAMAIS vai ser no padrão do Tarrega do João, e a informação que tenho é de que o tampo do violão do joão é de Abeto, e possui corante no verniz pra ficar naquela cor.

Pergunte à Rita se lá na fabrica eles não tem alguns violões separados pra experimentar e vá até lá. Se achar algo como o que você quer, compre.. agora pagar 4800,00 em um Di Giorgio e não poder experimentar, acho que é muitíssimo arriscado!!!

Abraço!

Até onde eu sei os violões Digiorgio do JG eram de Spruce mesmo, não de Cedro. Também não pagaria R$ 4.800,00 em um Digiorgio, mesmo porque, o som que você está lá na década de 60, e hoje, um violão novo, acho difícil de reproduzí-lo. Apenas uma curiosidade, tem uma foto (postada pelo Roberto Gomes) no violão.org tocando em um Fleta, alguém sabe se ele gravou com esse violão?

http://www.violao.org/index.php?showtopic=11511&st=6

Eu sempre soube que os Tárregas antigos, incluindo o do João Gilberto, tinham tampo de cedro e o e-mail da representante da DiGiorgio parece confirmar isso. Essa história de colorau no tampo de pinho dos Tárregas pra mim é novidade. Até onde me consta, de uns anos pra cá é que eles começaram a ser feitos com tampo de pinho.

De qualquer modo, R$4.800 num DiGiorgio me parece muito caro, tem muito luthier que vai construir violões melhores por preços mais em conta e manter todas as características do Tárrega: som aveludado, boca oval, tornavoz, etc. Nada disso é patenteado nem exclusividade da DiGiorgio.

Eugênio, eu tenho dois amigos que tem Di Giorgio Autor, um de 1978 e outro de 1980, ambos com tampo em Spruce e com a tonalidade do tampo na mesmíssima cor do Tarrega do JG. Ja analisei os dois com um espelho internamente, e o tambo é bem amarelinho!!

A única coisa que difere estes dois "Autor" dos Tarrega, é o formato da boca e o Tornavoz. O de 78 tem a mão lisa e laqueada e o de 80 esculpida, laterais e fundo em JB laminado, o de 1980 tem tarrachas Gotoh iguais as que o Suguyiama usava na época. Violões bem interessantes e bonitos, e ambos foram adquiridos diretamente na Di Giorgio.

Não sei o ano do Tarrega do JG, mas se você analisar os Tarrega mais novos, que são de Cedro, a coloração é BEM diferente do Tarrega do JG.

Abraço!!

Eu sempre soube que os Tárregas antigos, incluindo o do João Gilberto, tinham tampo de cedro e o e-mail da representante da DiGiorgio parece confirmar isso. Essa história de colorau no tampo de pinho dos Tárregas pra mim é novidade. Até onde me consta, de uns anos pra cá é que eles começaram a ser feitos com tampo de pinho.

De qualquer modo, R$4.800 num DiGiorgio me parece muito caro, tem muito luthier que vai construir violões melhores por preços mais em conta e manter todas as características do Tárrega: som aveludado, boca oval, tornavoz, etc. Nada disso é patenteado nem exclusividade da DiGiorgio.

Eugenio:

Já entrei em contato com 3 luthiers famosos e todos se recusaram a fazer um violão com boca oval por duas razões: (i) não conseguem uma roseta oval e, principalmente, (ii) não admitem fazer uma violão com a conotação de replica.

Abraço,

Alvaro