Jump to content
Sign in to follow this  
França

Tampo de Abeto

Recommended Posts

Pessoal, meu violão é tampo de cedro, e tive a oportunidade de experimental um com tampo de Abeto (o chamado tambem de pinho), e o que verifiquei é que o de abeto seria mais ideal para estudar clássico, devido à sua sonoridade mais rica, menos uniforme e vertical, com mais colorido, sustain e harmônicos, o que vocês acham ? já tinha ouvido mesmo falar que pra estudar clássico esse seria melhor, e minha impressão tambem veio corroborar essa idéia. Faz sentido ?

Na prática, o número de solistas de destaque no violão clássico usando cedro hoje em dia é enorme, e a lista talvez seja maior do lado do cedro que do pinho: Manuel Barrueco, Eliot Fisk, John Williams, David Russell, Yamashita, etc.

Tem umas discussões infinitas sobre essa dualidade. O que eu tirei de tudo que já vi e li é que é pessoal. Pode ir até nas densidades, voltar pela idade das madeiras, mas no fim das contas é se o cara acha mais bonito x ou y. O pinho tende a amadurecer e ficar mais bonito com o tempo (a grosso modo) então varia mais a sonoridade, mas não adianta de nada se o violonista não souber como explorar ela.

Meu sete cordas será de pinho e os relatos que ouvi sobre essa combinação são super positivos (inclusive me levaram à decidir por pinho também).

Isso talvez seja mais mito, mas, concordo com França que os de spruce ou pinho ou abeto rsrsr, tem mais coloridos, mais harmônicos e o sustein é maior, tanto que quando vc toca uma música com levadas, batidas, ele embola, o que não ocorre com o cedro. Essas conclusões tirei de meus filhos, quer dizer violões rsrsrs, um de Spruce e outro de Cedar.

França, qual o seu violão?

Abs

Oi Cesar, meu violão é um Jo Nunes, tampo de cedro, que comprei no Rio na luthier e cia. em 2004. Comprei numa promoção de final de ano, o violão custava 7.400 e comprei por 5.400, foi coisa de papai noel mesmo rsrsrsrsr

Rocha, eu tambem já ouvi isso, que o abeto demora mais pra amadurecer, o meu de cedro estabilizou em menos de um ano, a sonoridade continua muito boa, excelente, estou satisfeitíssimo ate hoje, mas seria melhor ainda tambem ter um de abeto, e estou me preparando pra isso ($$$$), e aproveitando esse assunto, gostaria de saber de vocês, tambem de Eugênio, que deve estar por dentro, se o Sergio Abreu só constroi violão com tampo de Abeto...

Estou querendo partir pra um Sergio Abreu, mas a fila de espera deve estar em mais de um ano :sleepysmiley03: , daí pode ser um usado mesmo, sempre sonhei com um violão desse e nunca tive a felicidade de experimentar, mas estou me preparando pra partir pra um Abreu, e ficar com um de cedro e outro de abeto.

Ah, se puderem me falar da sonoridade do Abreu eu agradeceria muuuuuuuito.

Abraços.

o Sérgio SÓ trabalha com Pinho até onde eu sei, justamente nessa linha também, ele gosta muito mais da sonoridade, disse até numa entrevista que o cedro se parece com plástico risadinha.gifrisadinha.gif

Rocha, com todo respeito que eu tenho ao Sergio, e por toda sua brillhante trajetória no Duo que teve com o Eduardo, eu discordo veementemente. O Cedro tem suas qualidades tambem, e o que mais me apaixona no cedro são seus baixos belíssimos, profundos e graves, Já nesse ponto o de abeto não ganha do cedro. Mas, gosto é gosto. Mas falar em plástico ????

Foi uma brincadeiras daquela que a gente faz quando radicaliza ou leva ao extremo o comentário pra poder mostrar a diferença. Eu pelo menos entendi assim, ele falou rindo. No fim das contas foi pra mostrar a preferência dele pelo pinho, que também não é necessariamente a opinião de todos os violonistas ou verdade absoluta, é como você mesmo disse, gosto é gosto. Eu mesmo acho que o que MAIS influencia no resultado final é o cara tocando e não se é pinho ou cedro.

Foi uma brincadeiras daquela que a gente faz quando radicaliza ou leva ao extremo o comentário pra poder mostrar a diferença. Eu pelo menos entendi assim, ele falou rindo. No fim das contas foi pra mostrar a preferência dele pelo pinho, que também não é necessariamente a opinião de todos os violonistas ou verdade absoluta, é como você mesmo disse, gosto é gosto. Eu mesmo acho que o que MAIS influencia no resultado final é o cara tocando e não se é pinho ou cedro.

Ah. bom...

Rocha, concordo com você totalmente que o que mais influencia no resultado final é aquela peça que se encontra atrás do violão.

Agora, meu caro Rocha, um bom violão ajuda pra cacete, E acho tambem que a música clássica tem algumas nuances que soam melhor num violão à altura. Um bom vibrato, um bom trinado, um bom harmônico em todas as casas, claros e audíveis, são detalhes que o choro, por exemplo não exige de um violão, que uma bossa-nova não exige de um violão, enfim, é assim que penso. Eu adoro popular, sempre adorei, mas depois que eu conheci a música clássica pra violão eu passei a ter uma visão diferente desse instrumento.

Mas eu curto tudo de violão, até cego tocando num arame amarrado na lata.

Abços.

Essa história do cedro e do plástico foram palavras do próprio SA. Ele realmente acredita num tipo específico de sonoridade, e estabeleceu como meta criar o violão que ele gostaria de ter tido na época de concertista. É o parâmetro dele, perfeitamente válido, e que dá certo. Outros luthiers usam parâmetros muito diferentes e também dão igualmente certo.

O que eu não concordo nesses debates é o estereótipo do cedro como algo inferior ou que é voltado ao popular, isso é um engano. Bossa-nova nasceu em violões de pinho, artistas como João Bosco, Gilberto Gil e Luiz Brasil são fiéis ao pinho quando tocam puramente acústico. E conforme na lista anterior, o violão clássico está cheio de adeptos do cedro, e eu mencionei gente que tem um som extremamente rico e bem bem detalhado.