Jump to content
Sign in to follow this  
sidraposo

Aos Professores de Violão

Recommended Posts

Caros colegas,

Gostaria de pedir, dentro da disponibilidade de cada um, para que os professores de violão respondam a uma questão simples:

Que material você usa com seus alunos iniciantes de violão?

Estou escrevendo um texto sobre Educação Musical e seria valioso se pudesse colher algumas informações sobre o material usado por professores de violão com seus alunos iniciantes.

Também é legal para o uso de todos já que de repente cai na roda o nome de um material que alguém não conhece e tal.

Importante para essa pesquisa:

Alunos iniciantes: Alunos que embora tenham conhecimento musical prévio (pois todos tem) não executam nada ao violão. (nenhum acorde, nem uma melodiazinha, nada).

Material: Métodos. Agora, se algum professor utilizar, por exemplo, uma video aula para começar ou algum CD, programa de computador, material de própria autoria, etc., eu gostaria de saber.

Para agilizar todo o processo e evitar discussões sobre a validade do uso de método X ou Y (que não é o propósito do tópico, podemos abrir tópicos paralelos para discutir se for necessário) poderíamos pensar em uma resposta padrão, como:

Material - Autor - Linha para qual o material é destinado (segundo sua opinião) - Público que você aplica

Exemplos:

Violão Básico - José Cordas - Clássico - Adultos.

Violão Pop - Catarina Rastilho - Popular - Adultos.

Brincando de Violão - Rita Cravelha - Misto - Infantil.

O Violão é 10! - Osmar Trastes - Misto - Adolescentes.

Primeiras Lições - Eu Mesmo - Popular - Adulto.

Video Aula: Na Corda Bamba - Beatriz Roseta - Clássico - Adolescente

Site: Violão na Web - Francisco Tampo - Clássico - Infantil

Quando for livro não precisa citar, se for CD, DVD, Video Aula, Site, Jogo, Programa é legal colocar.

Também não é necessário justificar ou dizer o que é legal no material, creio que aí seria para outro tópico.

Se alguém, por algum motivo não quiser responder em seu próprio nome. Me mande por MP, eu posto a resposta aqui com um número e apago a MP. O nome morre comigo (espero que demore... :-D).

Ah! Os usuário não registrados que quiserem responder, podem mandar a resposta para o meu e-mail: sidraposo arroba yahoo ponto com ponto br, eu coloco a resposta aqui sem identificação.

Se puderem ajudar ficarei muito grato.

Abraços,

Sidney

Edited by Sidney

Os meus alunos que nada tocam ao violão eu costumo elaborar exercícios de técnica para irem se acostumando com o instrumento e ensino as primeiras figuras ritmicas. DEpois as notas na partitura. Com eles tendo uma idéia disso, utilizo como primeiro livro que mando comprar, uma coleção de peças para o rimeiro ano de violão do Isaías Sávio. Depois cada um toma um rumo.

Olá Sidney,

gostei dos nomes fictícios. Catarina Rastilho foi demais :risadinha:.

Uso meu próprio método de violão popular e instrumental e também o Opus 59 do Carcassi.

Coloco os alunos pra ler partitura desde o começo. Mesmo sabendo que com exercícios em corda solta o aluno vai rapidamente decorar o movimento e não vai realmente ler o que está escrito, acredito que o fato da partitura estar na frente dele desde o começo ajuda a não torná-la um objeto estranho e indecifrável.

Abraços.