Jump to content
Sign in to follow this  
arq.everton

Ajuda Para TCC

Recommended Posts

Fala galera.

Cheguei no Ultimo ano do Curso de Arquitetura e Urbanismo.

O TCC do curso é um projeto de escolha do Aluno com grande justificativa.

Eu escolhi fazer uma escola de música. O Projeto será feito ao longo de 2012.

Pretendo que este seja um espaço que acomode a música de uma maneira global, envolvendo o ensino a executantes, a compositores e a luthier tb.

Gostaria de vossa ajuda me respondendo o que vocês esperam de um lugar destes? em relção a ambientes, a que tipo de atividades encontrar e desenvolver lá? quais os gêneros musicais? enfim, chutem o Balde. Todos os créditos de opiniões serão inclusos no TCC.

Grande abraço.

A primeira coisa que me vem à cabeça é o isolamento acústico das salas de aula. Seria interessante que tivesse um pequeno estúdio para a prática de gravações ( atenção para as dimensões - cuidado com as frequências modais!). Se tiver sala de música em pavimento superior, seria interessante pensar em algo para não propagar o som para os ambientes que ficam abaixo deste. Se me lembrar de mais alguma coisa, depois eu posto...

Luteria + Composição + Execução = Não dá certo!

Se for oficina pra luthier, não vejo muito como conciliar no mesmo espaço, tem que ter áreas separadas.

Em se tratando de área de ensino, acho que a estrutura em U acaba sendo a mais conveniente, de preferencia com espaço para os estudantes participando de uma masterclass (normalmente não mais do que três ou 5 de cada vez) bem como um pequeno público acompanhando a aula (aí limitaria a no máximo 20).

Mas estou chutando o balde, conforme voce disse. Pra ensino, eu prefiro espaços pequenos ao invés de grandes.

Valeu galera.

E disso mesmo que preciso hehe.

Há um trabalho árduo pela frente. A Intenção é propor este espaço como uma forma de reestruturar a paisagem urbana, trazendo de carona benefícios que possam atender o social, por isso a idéia de colocar uma oficina de ensino à luthieria... minha intenção era criar um link para que esse ensino fosse para menores carentes e etc, tendo essa pegada mais social ...

A Ideia inicial de uma escola de musica ( que eventualmente poderia ser uma faculdade de musica tb...) É pq na cidade quase não há empreendimentos culturais de ensino, com exceção a prof. autonomos que dão uma aula de violão aqui, de teclado ali, alguem dá uma aula de bateria na igreja e se encerra nisso. A Prefeitura de tempos em tempos faz um festivalsinho de bandas, aparece algumas, mas tudo mto no improviso. A música erudita então é uma das mais deficitárias, sobrevivendo apenas no sacro ensinado em algumas igrejas mais tradicionais.

Continuam dando pitaco que a gente vai aprendendo. Abraço.

Salve Pessoal.

Tenho trabalhado na pesquisa da sala de concertos , da sua forma que gere a acustica perfeita, tenho visto alguns estudos de acustica, que induzem ao formato de caixa de sapato da sala como uma das melhores formas acusticas para o ambiente. Alguns de voces ja executaram em salas deste tipo? qual era o formato? o que podem diser deste ambiente?

obrigado pelas colaboracoes.

Para tocar acustico, isto é, sem amplificar, o pessoal prefere tocar em igrejas antigas que geralmente tem elevados pés-direitos e boa acústica.

Sendo uma escola com salas de aulas individuais e em grupo, importantíssimo, local para estudo de instrumentos de cordas longe dos instrumentos de percursão e metais, caso contrário tem que haver um super investimento na parte de isolação acústica, o que, para um projeto de escola, nem sempre é possível.

Abraços,

Antonio Carlos

Edited by Antonio Carlos