Jump to content

Violão Luthier

Recommended Posts

abri ó tópico pra postarem sugestões de luthier. to precisando comprar o meu e queria a opnião dos que estão mais por dentro do assunto

Pinho ? Cedro ?

Tradicional ? Moderno ?

Qual o limite financeiro ?

Precisamos saber suas preferências para poder indicar...

eu não tenho noção da faixa de preço, nem da diferença dos materiais..pra agora eu quero um que não passe de 2 500. O único que conheço na região e o Barros, mas não sei da faixa de preço dele, até vou ver isso depois.. mas posso facilmente ir no Rio, sei que a variedade lá é muito maior.. qual vocês recomendam de lá?

Edited by Xangô

eu não tenho noção da faixa de preço, nem da diferença dos materiais..pra agora eu quero um que não passe de 2 500. O único que conheço na região e o Barros, mas não sei da faixa de preço dele, até vou ver isso depois.. mas posso facilmente ir no Rio, sei que a variedade lá é muito maior.. qual vocês recomendam de lá?

Por esse valor é melhor nem ir ao Rio rsrsrsrsr. Tem o Polegário, acho que tem preços interessantes, ele membro daqui, mande uma MP.

Nessa faixa de preço, que eu já saiba e já tenha tocado, só a linha TS do Emanuel Carvalho.

A linha mais barata do Pole não sei quanto está, mas esses eu não cheguei a tocar, só toquei nos mais caros e como já faz um tempo, imagino que tenha evoluído bem e a experiência não seja mais muito parâmetro.

Não era o Mário que estava com um desses?

Xangô,

No Rio, por um preço um pouco maior do que esse, você consegue comprar um violão muito bom do Renato Oliveira.

Os violões do Barros que se encontram nessa faixa geralmente tem a faixa e o fundo em madeira laminada. Os violões dele de faixa e fundo de madeira maciça custam, mais ou menos, o dobro do valor que você pretende gastar.

Edited by Felipe Rama

Os do Polegário infelizmente eu nunca testei. E os TS do Emanuel são muito bons, mas também tem a questão da faixa e do fundo não serem maciços.

Estou falando da questão da madeira de faixas e fundos que não são maciças, mas o pessoal daqui entende muito melhor que eu disso e sabe que os luthiers vêm trabalhando legal nos violões para poder garantir uma boa sonoridade similar à obtida nos violões de madeiras maciças.

Eu tenho um sete cordas do Polegário, todo maciço, fundo e laterais de peroba do campo (linda madeira) e tampo de abeto engellmann. Custou menos do que você está disposto a gastar. Não sei se ele ainda faz esse modelo mais barato, mas é um violão muito bom. Não é o melhor violão do mundo, mas pra faixa de preço ele dá conta do recado e sobra.

No YouTube eu toco algumas músicas com ele, como Beatriz e Estrela da Terra, dá pra ter uma ideia do timbre.