Jump to content

Estudo "das percepções"

Recommended Posts

Acho que é uma boa você buscar um material escrito (métodos de violão, livros de harmonia, etc) para poder detalhar um planejamento de estudo. Só dá pra ficar com as sequências harmônicas no sangue depois de uma certa dedicação e de um certo tempo. Tem que tocar muito, tem que ouvir muita música, mas tem que fazer outras coisas como trocar ideias com pessoas mais experientes em música.

Mãos, dedos e ouvidos à obra, Xangô!

Estuda-se os intervalos, escalas e acordes maiores, menores, aumentados, diminutos etc.

Cara, você ainda está sem professor?

eu já tenho professor Marcos, mas eu ainda to no solfejo e ditados melódicos.. nem cheguei nos modos menores ainda! quero ir adiantando isso sozinho, pra quando começar a estudar já ter uma noção. nas aulas que tive, de harmonia, técnica e agora com o solfejo sempre foi assim, procurava ter uma noção sozinho pra quando começasse com as aulas já ter uma noção.

mas como eu poderia estudar isso? cantando as notas do acorde? tocando o campo harmônico inteiro e percebendo as funções?

Xangô, os livros de harmonia como o do Paulinho Nogueira ajudam, softwares de percepção ajudam, mas conforme o Marcos mencionou, interagir com outras pessoas é importante, estudar música em isolamento não é uma boa idéia.

É óbvio que aquela parte repetitiva é melhor que seja feita longe de todo mundo (ouvir alguém repetindo o mesmo trecho trocentas vezes pode ser enloquecedor). :icon_eek:

Você nao tem outras pessoas na vizinhança que também estudam? Quando eu comecei a tocar violão, eu me beneficiei muito de outras pessoas que já tocavam e me "passavam" as coisas, acordes, harmonias, digitacões, etc. E mesmo aqueles que não passavam nada, eu podia ver e "pescava" alguma coisa.

• 2 weeks later...

Então Eugenio, eu to nessa parte repetitiva aí.. o que to fazendo é tocar o campo harmônico todos os dias. cantar as notas dos acordes e sentir as funções.. isso é melhor fazer sozinho né.. mais alguma coisa além disso ajudaria?

O Mozart Mello gravou um video onde ele explica o campo harmônico da guitarra em diversas posições e com diversos "shapes" de acordes. Tudo que está ali é igualmente aplicável ao violão e dá uma base de conhecimento muito sólida de escalas, arpejos, vale a pena estudar.