Jump to content
Dilson

Violão Fretless

Recommended Posts

Um projeto que tenho para daqui há algum tempo (quando sobrar algum dinheiro..rs) é fazer um violão de nylon fretless, eletro-acústico. Vi no site da Godin, mas pelo fato de não haver demanda a condormusic não traz. Gostaria de saber se existe algum luthier que faça. Alguém do fórum já tocou neste instrumento? Quais as impressões?

Eu ja toquei em alguns Fretless na época que estudava no conservatório.

É uma sensação bem maluca. O dono do instrumento simplesmente pegou um violão normal, levou no luthier, que tirou os trastes.

Tecnicamente, não precisa de uma construção especial.

Julian,

Como é o som? O que muda na tocabilidade?

Mário.

O som fica bem como no video que o Eugenio mandou.

A tocabilidade é completamente diferente.

A dificuldade começa em afinar qualquer nota, sem contar a total ausência de uma referencia visual.

Mas é muito interessante. O lance é que o violao Fretless não é para tocar bach, então essa questão de afinação muda.

É outro conceito musical, então fica dificil comparar.

A idéia para se fazer um bom instrumento desse é pensar no mesmo tipo de Luthieria para um Violino.

Comprei um Di Giorgio modelo Ebony, e resolvi fazer uma mudança, porque já tenho alguns outros instrumentos eletroacústicos de Nylon. Eu estava fazendo um Curso de Luthieria no ano passado em SP, e resolvi criar alguma coisa diferente. Meu professor falou que era loucura, mas me ajudou mesmo assim KKK

Retiramos os trates, e filetamos as cavidades com um Maple bem clarinho (da mesma cor do tampo dessa série). Depois disso, nivelamos tudo e com o auxílio de uma ferramenta da Music Tools, criando um novo raio no braço, Nut e Ponte, mais fechado. Sem isso, impossível de tocar acordes SUS ou Pestanas. O novo raio tem uma curvatura bem singela, se comparada ao Violino nesse caso. Mas é o único mecanismo capaz de fazer com que a Tocabilidade fique melhor!

Depois, foi a hora de pensar no encordoamento: estou usando um Thomastik - Infield Vienna Superlona CF128, que é Flatwound (superfície coberta com um encapamento plástico, deixando a corda lisa). O som só vem de acordo com as características de um Fretless com uma corda desse tipo!

Estou adorando a experiencia: Acho que, se nao for o único, sou um dos bem poucos Músicos do Brasil que toca com um / que tem um Nylon Fretless. Onde eu chego, é novidade!!! Hoje, estou a trabalho na China, tocando música brazuca. O Fretless veio comigo...

Mas é um OUTRO INSTRUMENTO TOTALMENTE DIFERENTE. Requer uma técnica totalmente reestudada, na montagem dos acordes, etc... Além disso, só se afina para tocar NO OUVIDO: Afinadores só deixam no tom exato de cada corda quando ela é tocada solta. Quando ferimos o braço para tocar uma nota, todos os comas estao abertos e ligados, pelo fato da ausencia do traste. Aí, parece desafinado. Como nunca tinha visto ninguém tocando isso, tive que aprender na prática! Mas estou gostando do resultado. Já consigo tocar sem desafinar kkkk

O acesso a Youtube, Facebook e etc. é meio complicado aqui na China, mas vou tentar postar fotos e vídeos em breve! Espero poder ter ajudado... PAZ ;-)

Pô Markinhos, que relato legal. Seja muito bem vindo.

Se conseguisse postar um video pra gente ver e ouvir ao mesmo tempo seria genial! guitar.gif

Abraço e sinta-se em casa.

Markinhos, bem-vindo e obrigado pelo relato. Se puder mandar uma foto desse violão, especialmente do braço, a gente vai ficar muito feliz de matar a curiosidade! :thumbsup:

Quem toca com um violão fretless de vez em quando é o Romero Lubambo.