Jump to content
Marcosviolao

Onde estão os violões dos Mestres "falecidos"?

Recommended Posts

Prezados amigos,

Me intriga bastante esse tema. Sei que tem um Hauser, do Segovia no Museu em New Work, um do Villa-Lobos no Museu Villa-Lobos, sei também que venderam o Mário Passos 7 e um Ramirez flamenco do Raphael, mas, ainda restam outro Passos e o famoso Ramirez 1969.

E outros Grandes como Baden, Garoto, Dilermando, Paulinho Nogueira, Luiz Bonfá, Henrique Pinto, João Pernambuco; alguns internacionais como: Yepes, Tarrega, Carlevaro, e tantos outros que vocês poderão citar? Não existe uma preocupação em manter esses instrumentos, seria problemas financeiros das famílias, ou outrem?

Abs

Edited by Marcos César

E a história do Rafael ter sido enterrado com o violão é verdade? Esse talvez seja um caso bem curioso.

O violão do Paulinho Nogueira era um instrumento muito querido dele, pelo que me consta ficou com a família.

Mas é uma boa pergunta, e até onde me consta, muitos desses instrumentos caem na mão de colecionadores, não costumam ser peças de exposição de museu.

Violão também não costuma amealhar uma dinheirama, nem de longe um Hauser chega perto de um violino Stradivarius.

Pois é, boa pergunta!Num país sem memória, vai saber onde ondam esses instrumentos? Os bandolins do Jacob estão com a família ou com instituto Jacob do Bandolim, não sei ao certo, mas vira e mexe são usados em gravações ou em homenagens a Jacob, tenho um amigo que já tocou num deles.

Os cavaquinhos do Waldir Azevedo, alguns estão bem preservados também. Em relação aos violões muitos deles estão com colecionadores particulares que preferem o anonimato.

E a história do Rafael ter sido enterrado com o violão é verdade? Esse talvez seja um caso bem curioso.

O violão do Paulinho Nogueira era um instrumento muito querido dele, pelo que me consta ficou com a família.

Mas é uma boa pergunta, e até onde me consta, muitos desses instrumentos caem na mão de colecionadores, não costumam ser peças de exposição de museu.

Violão também não costuma amealhar uma dinheirama, nem de longe um Hauser chega perto de um violino Stradivarius.

Sempre ouvir falar isso do enterro do Rapha, mas nunca me deram certeza.

A propósito, tem um violão aço do "Garoto" com Paulo Bellinati.

Minha madrinha tem um violão que teoricamente pertenceu ao Canhoto.

Era do pai dela (irmão do meu avô), que tocava choro na noite e segundo minha família conviveu com Garoto, tocou com Rabello e um monte de gente boa na época.

Ele recebeu de presente esse violão de alguém que acabou ficando com ele após a morte do Canhoto, mas não sei quem é.

Eu toquei nele, é muito parecido com aquele que o Gilson Antunes toca no youtube, só que está bem mais inteiro. Caixa bem estreita, muito adornado.

O duro é que não tenho maiores informações pra confirmar, mas a história parece coerente e o violão é realmente MUITO antigo.

E tem também o(s) do Dilermando Reis, né? Aliás, alguém poderia me dizer que violão(ões) usava? Outra coisa que gostaria enormemente de saber é em qual, ou quais, Dilermando usava cordas de aço.

Edited by Lula Perez

Se não me falha a memória, o Dilermando só usou nylon em uma gravação, o resto foi aço o tempo todo.

Por falar em aço e nylon, quem anda usando violão de aço de seresta é o Paulo Bellinati, eu até quero escrever sobre um CD que ele gravou no ano passado com a Cristina Azuma, mas ainda nao tive tempo de parar com calma.

Se não me falha a memória, o Dilermando só usou nylon em uma gravação, o resto foi aço o tempo todo.

Esta gravação está disponível no you tube? Fiquei ávido para ver como soa...