Jump to content
Sign in to follow this  
Crisin

Troca de cordas - 7 cordas

Recommended Posts

Olá, pessoal.

Já li sobre este assunto aqui mas de forma muito dispersa.

Gostaria de fazer a pergunta de forma mais direta.

Que marca de corda vocês usam para o si (ou dó) bordão de nylon?

Vocês trocam sempre as sete cordas ou trocam a sétima de forma avulsa? Com que frequência?

Qual o calibre gostam de usar na sétima corda de nylon?

Onde vocês compram a sétima corda? (em Belo Horizonte não encontrei)

Grande abraço a todos.

Este fórum é massa demais!

Crisin, seja bem-vindo.

Eu uso D'Addario 054W. Eu sempre troco a sétima junto com os outros bordões, basicamente quando oxida e o som fica muito apagado. Eu compro pela Internet, stringbymail, mas já ouvi dizer que a Giannini é legal.

A da GIannini é boa sim. Mas agora eu vou falar uma parada! Uma corda que comprei uma vez por falta de opção e me surpreendeu demais foi a ROUXINOL de nylon. Sò a sétima. Incrível! A corda era eterna. comprei 3, dei uma pro meu professor. A mesma sétima ficou no violão uns 3 anos e não perdia o som! Mas depois comprei de novo e num era mais aquela beleza. Compro a mesma do Eugênio, inclusive por indicação dele. Agora quero pegar outro 7 pra testar cordas de aço pra fazer os acompanhamentos de CHoro e Samba com outra cara.

Obrigado pelas respostas, Bisdré e Eugenio!

Muito bom!

Não é a primeira vez que ouço falar em trocar apenas os bordões, o que para mim nunca foi um hábito. Sempre troquei todas as cordas de uma vez.

Quando vocês trocam somente os bordões descartam o resto do encordoamento?

Grande abraço a todos!

Você pode comprar apenas os bordões, nesse caso não desperdiça nada. Os bordões são a parte mais cara do encordoamento. Um jogo D'Addario que custe, digamos, 8 dólares completo, sai por $6 se forem apenas os baixos. A sétima é sempre avulsa.

Crisin, se você comprar num site como a stringbymail.com você consegue comprar só os baixos. Acho que muita gente aqui compra deles. E

u já não compro um único jogo de corda aqui do Brasil tem uns 5 anos, é muito mais caro.

Como exemplo, nesse link da D'addário Composite você vai ver lá uma das opções como "bass set": http://www.stringsbymail.com/store/classical-guitar-strings-1/daddario-strings-41/pro-arte-composites-106/ej46c-hard-159/

Pronto, são só os bordões. Isso pra violão de 6 cordas.

O jogo todo custa US$8,95 e só os bordões US$6,15. Dá uma economia interessante.

As primas duram fácil umas três trocas dos bordões pra mim.

Engraçado, no meu caso as primas não chegam a durar tanto quanto duram com vocês. Não sei se é desleixo da minha parte, mas muitas vezes a região onde as cordas são feridas pela mão direita ficam meio carcomidas, e consequentemente o toque fica aspero e horrível, ai é hora de trocar.

Digamos que se eu troco os bordões, preciso trocar as primas também, e olha que eu costumo polir a unha direto! Devo ter dedo de gilete.

Talvez você esteja lixando sua unha de uma forma que a deixa "afiada". Eu já percebi isso no passado, hoje eu lixo de uma maneira um pouco diferente.

Como você faz, Gênio? Tem como tentar explicar por aqui?

Eu ando deixando a minha em formato de guilhotina, por conta do angulo da mão que eu mudei de tempos pra cá. Essa guilhotina é que pode estar é afiada e roendo minhas cordas, heheh.

Eu antigamente lixava por dentro (por baixo) e por cima da unha, de uma maneira que acabava criando uma lâmina. Hoje eu só lixo do mesmo jeito que manicure, com a unha em perpendiular em relação à lixa número 80 ou 1000. Pra acabamento interno e polimento pra deixar a ponta da unha espelhada, eu uso lixa de papel, acho que a grã é 3000.