Jump to content
Sign in to follow this  
Polegario

Double Top

Recommended Posts

Pessoal,

Sempre tive vontade de construir um violão de tampo duplo, mas, ainda não tive uma motivação.

Pensado no nosso fórum, e na situação de postagens baixa e poucas visualizações.

Pensei que poderíamos, dar uma injetada nos ânimos da moçada, criando um tópico em que muita gente pudesse participar com vontade.....

É o seguinte,

Tenho vontade de construir um tampo duplo, mas, de uma forma diferente.

Não gosto de usar nomex carbono ou outros materiais sintéticos e tals.

No caso eu construiria aqui , nesse tópico, postando fotos passo a passo, 2 violões de tampo duplo seguindo um procedimento diferente (do meu modo), da escola daquele luthier (que me esqueci o nome no momento acho que é o Gregory Byes..) depois me corrijam se eu estiver errado..

Ele não usa o nomex, e sim, retira material do tampo, fazendo vários furinhos nele, e depois lamina ele e tals!! .

Enfim, vou ficar com um desses violões pra mim, mas, o outro dependendo das visualizações, desse tópico ou do fórum em geral, agente pode sortear ele pra alguém que possa merecer.

Quem concorda, dá um Joinha aí no tópico pra eu botar essa bola pra frente!!

Abração!!

Ah sim... em tempo...

Tem uma condição.

Quem ganhar o violão deverá, buscar ele no encontro que deveremos programar, pra testar os violões!

Certo Pessoal!!?????

Acho uma ótima idéia, também tenho interesse em conhecer essa técnica. Você só vai postar as fotos referentes a construção do tampo, é isso? Porque acho que já é o suficiente.

Até Mais!

Pessoal,

Sempre tive vontade de construir um violão de tampo duplo, mas, ainda não tive uma motivação.

Pensado no nosso fórum, e na situação de postagens baixa e poucas visualizações.

Pensei que poderíamos, dar uma injetada nos ânimos da moçada, criando um tópico em que muita gente pudesse participar com vontade.....

É o seguinte,

Tenho vontade de construir um tampo duplo, mas, de uma forma diferente.

Não gosto de usar nomex carbono ou outros materiais sintéticos e tals.

No caso eu construiria aqui , nesse tópico, postando fotos passo a passo, 2 violões de tampo duplo seguindo um procedimento diferente (do meu modo), da escola daquele luthier (que me esqueci o nome no momento acho que é o Gregory Byes..) depois me corrijam se eu estiver errado..

Ele não usa o nomex, e sim, retira material do tampo, fazendo vários furinhos nele, e depois lamina ele e tals!! .

Enfim, vou ficar com um desses violões pra mim, mas, o outro dependendo das visualizações, desse tópico ou do fórum em geral, agente pode sortear ele pra alguém que possa merecer.

Quem concorda, dá um Joinha aí no tópico pra eu botar essa bola pra frente!!

Abração!!

Dom Pole, excelente idéia, eu também tenho muita curiosidade de ver a construção desses instrumentos, e acho que a idéia do sorteio é excepcional, só tenho a agradecer antecipadamente.

:thankyousign:

Eu ainda preciso ver com você e com a turma da moderação como seriam as regras pro sorteio. :thumbsup:

Apoio a idéia.

Minha sugestão seria que só pudesse participar do sorteio quem contribuísse no mínimo com 30 reais, mesmo que a anuidade desse ano já esteja paga, o Eugênio poderia guardar esse dinheiro para a anuidade do ano que vem. O que acham?

Boa ideia Dilson.

Por mim tudo ótimo!

Eugênio, já sabe que por mim, o que vcs resolverem está resolvido né?

A intensão minha com o tópico é dar uma animada na moçada, e se tiver que resumir, ou não o mesmo, agente vai vendo no que vai dar. Mas, concordo também que o intuito principal é a construção do tampo mesmo.

Desde já esclareço que nunca fiz um tampo duplo, e e vou ter esse tópico como aprendizado igual a todos, mas, vou construir fazendo algumas adaptações, que de certa forma irá servir como laboratório mesmo., e quem quiser e puder atestar os 2 violões depois de prontos, e ver se o laboratório foi proveitoso, será um prazer encontrar os colegas, e fazer esse teste.

Amanhã mesmo vou a procura de alguns materiais pra começar.

A princípio, construirei uma forma côncava e convexa , para sanduichar o tampo, já que não possuo o equipamento a vácuo para isso adaptarei uma prensa hidráulica mesmo.

Outra coisa,

O pessoal que tiver acompanhando e puder ajudar, com opiniões e pesquisas será legal também!

Já tenho uma dúvida que quem quiser ajudar, se souber ou pesquisar....

Qual a média de espessura final de um tampo duplo?

Abração!