Jump to content
Sign in to follow this  
Polegario

Double Top

Recommended Posts

Polegário,

Excelente iniciativa, vou acompanhar com muito interesse e prazer este tópico.

Uma dúvida que tenho. Se no tampo duplo nós simplesmente pegarmos 2 tampos mais finos e colarmos os mesmos para que ao final fiquem na espessura de um tampo normal de nada adianta correto ? Ou seja, virará um tampo normal é isso ?

Pelo que entendi no tampo duplo nós temos 2 tampos bem finos e unidos um ao outro por algo (nomex, treliça, etc...) que unam os dois sem os deixar rígidos como se fosse um único tampo...

Viajei ou é algo por aí ?

Edited by Ivan Reis

"-The Robert Ruck approach: in his interview in the latest GAL magazine, Robert says that he uses 3 layers of wood 0.5 mm thick, with the center one being Cedar. The lamination creates a very stiff yet very light top, which is what the main goal of composite tops is."

Ele não usa mais esse método. O meu violão dele ja é com nomex e é MUITO melhor do que os "all wood". Ja toquei nos dois e posso dizer isso.

A espessura final de um DT com nomex e de aproximadamente 2,5 mm, ou seja, igual a de um tradicional.

Numa boa, acho melhor você ja começar com o nomex mesmo.

Ivan,

são duas camadas finas de madeira (menos de 1 mm cada, algo em torno de 0,7 mm!) com nomex, ou a colmeia de madeira,etc no meio.

O nomex deixa o tampo super rígido mas, ao mesmo tempo, ultra leve. Por isso que vira o tampo "dos sonhos de qualquer luthier". Não existe madeira com a relaçao peso x rigidez que um tampo composto com nomex tem.

Me lembro de ter lido a respeito de um luthier que fazia tampos duplos no estilo sanduíche de nomex com uma fatia de cedro e outra fatia de pinho.

Eu experimentei tampos duplos há uns 5 anos atrás e não fiquei muito impressionado, imagino que de lá pra cá as coisas devem ter melhorado.

Pole, gostei da iniciativa, esses tipos de tópicos rendem bastante papo. O último tópico que realmente acompanhei de verdade foi justamente o do Garrido construindo o violão dele. Talvez eu não participe muito, mas pode ter certeza de que estarei acompanhando. Ainda mais se tratando de uma experiência diferente, talvez a gente esteja testemunhando uma invenção totalmente nova, vai saber...

Abraços

Pole,

outra questão a ser levantada é se esse tipo de violão necessita de um leque harmônico diferenciado dos violões tradicionais.

Valeu pelos esclarecimentos André!

Mas, como eu comentei em outro post, eu não tenho materiais e nem os ferramentais, pra se trabalhar com o nomex.

Sendo assim, sabendo que o intúito do tampo duplo é dar leveza sem tirar resitência, prefiro fazer um laboratório, pois também gosto de experiências...

Um amigo me deu uma idéia, que achei legal, de fazer a tela miolo com madeira de balsa que é bem leve... A cola epoxi é que dará a resistência, nessa minha experiência..

Dessa madeira que farei, André, tenho condições de construir os gabaritos e ferramentas necessárias, sem ter que importar e tal.

Esse lance do leque Dilson, pelo que estou pesquisando é um leque normal, sendo que tem que ter o tampo pronto pra estudar as espessuras das madeiras, deacordo com o peso e tal...

Enfim vamos ver no que vai dar.

Abração !

:icon_sunny: Grande Pole! Este é um verdadeiro campeão. Vamos ver se o que o nobre colega Polegário conseguiu, de posts e audiência, num outro fórum consegue aqui também. Se for dispensada a obrigatoriedade de receber pessoalmente o violão em S. Paulo ou Rio de Janeiro, gostaria de participar do sorteio. :41: