Jump to content
Sign in to follow this  
Polegario

Double Top

Recommended Posts

Estou retorinado a este forum! Lembro do gelão que tinha um violão do Polegário chamado de " Velho "!

E aí Polegário! Manda brasa...quem sabe ainda adquiro um DT.!

Grande lembrança, Zanetti! Nosso amigo Gelão era sempre participativo, boa gente e um figura!

Deve, com certeza, estar tocando muito lá com os violonistas do céu!

:evil5: Gente da melhor qualidade nosso querido Ângelo (Gelão). Conversamos algumas vezes, por telefone. Era uma conversa fácil, agradável como se fossemos amigos de longas datas. Que Deus o tenha junto de si. :icon_sunny:

Expectativas aguçadas pelo Double Top do Polegário. Aliás, um parênteses: já vi chamarem o double top de double "tapa". Isso é apenas um nome, ou realmente há uma diferença de modelos?

Tapa é tampo em espanhol. Deve ser "doble tapa". Mas eu imagino que os luthiers tradicionais gostariam de dar uns dois tapas nessa turma que faz tampo duplo... :slap2::icon_twisted:

Gente, estou quase me desvencilhando de vez aqui dos violões de estudo, pra gente dá prosseguimento ao tópico . tranquilo?

Eugênio, acho legal se os moderadores participarem... o que eu acho injusto é um Luthier que sabe fazer um violão tomar o lugar de outro... mas, mesmo assim se ele participar e direcionar o violão pra qualquer um dos participantes...(tipo um anjo KKK, essa foi podre... lembrei logo do BBB rs) acho legal.. assim não deixam de participar mais fundo da brincadeira...mas, enfim, deixo vc livre pra decidir o que achar mais justo pra geral...

Abs!

Bom dia pessoal!!

Espero que todos tenham tido um fim de ano maravilhoso! E que 2013 seja um ano de muitas realizações e conquistas para todos nós!

Então... Como prometido, vamos dar prosseguimento ao tópico!!!

Antes de começar a postar imagens, gostaria de comentar, alguma coisa antes.

Como andei comentando por aqui, não é pretensão minha querer construir um violão igual aos que "tradicionalmente" vem sendo construído , até porque como disse, não tenho estrutura para isso.

Como gosto de procurar ser diferente rs, farei 2 violões, "diferentes" .

Vamos classificar como doble 1 e doble 2.

O doble 1, construirei um tampo "sanduichado" em 3 partes , com o miolo furado, de maneira a dar leveza para para melhor vibração do tampo.

O doble 2, construirei, de uma maneira bem diferente... como a intenção do doble é retirar peso, um amigo me confidenciou um desejo de construção de um double que eu achei bem interessante...não havia pensado nisso... seria um sanduichado, com o miolo em "ripas" com espassamentos entre si, e com o sentido em 45º, em relação aos veios do tampo... achei bem interessante pois tiramos peso e o tampo não fica frágil, devido ao sentido das "ripas"

Vamos ver no que vai dar?

Boa Pole! Essa vai ser bem bacana, como disse antes, pois vamos acompanhar uma criação nova! E quem sabe não seja um grande sucesso no futuro? Torcemos para isso!

Estaremos acompanhando o tópico!

Abraços