Jump to content
Sign in to follow this  
Polegario

Double Top

Recommended Posts

Bom dia pessoal!!

Espero que todos tenham tido um fim de ano maravilhoso! E que 2013 seja um ano de muitas realizações e conquistas para todos nós!

Então... Como prometido, vamos dar prosseguimento ao tópico!!!

Antes de começar a postar imagens, gostaria de comentar, alguma coisa antes.

Como andei comentando por aqui, não é pretensão minha querer construir um violão igual aos que "tradicionalmente" vem sendo construído , até porque como disse, não tenho estrutura para isso.

Como gosto de procurar ser diferente rs, farei 2 violões, "diferentes" .

Vamos classificar como doble 1 e doble 2.

O doble 1, construirei um tampo "sanduichado" em 3 partes , com o miolo furado, de maneira a dar leveza para para melhor vibração do tampo.

O doble 2, construirei, de uma maneira bem diferente... como a intenção do doble é retirar peso, um amigo me confidenciou um desejo de construção de um double que eu achei bem interessante...não havia pensado nisso... seria um sanduichado, com o miolo em "ripas" com espassamentos entre si, e com o sentido em 45º, em relação aos veios do tampo... achei bem interessante pois tiramos peso e o tampo não fica frágil, devido ao sentido das "ripas"

Vamos ver no que vai dar?

Dom Pole, Feliz 2013 pra você também!

A gente está aqui na ansiedade de ver esses filhotes nascendo! Você é o doutor e a gente confia na sua mão certeira pra trazer o Doble 1 e o Doble 2 ao mundo! Aliás, por que não pensar em batizar esses dois violões?

rsrsrs..

Vcs estão muito criativos!

Ué Eugênio...pode ser... opina aí... quem sabe batizamos com o nome do fórum...

Gente, esses são os 2 tampos principais dos nossos violões experimentais!

603319_407573582655195_585618382_n.jpg

OI Vina!!

Pois é... estou aderindo a esse tipo de roseta também... além da minha roseta de assinatura tradicional , tenho usado essa de madeira em Gonçalo Alves e jacarandá da bahia..

Não Vina.. eles não estão preparados ainda não.. são só o tampo frontal.. vou postar o processo ainda.. aqui no Rio ainda estão de férias.. rs tenho que comprar uma madeira de balsa e umas lâminas, e só posso fazer isso na segunda, quando abrem o comércio de vez...

Esses estão com 1,57 de espessura, na espera.

Estou fazendo um gabarito pra fazer os furos no miolo do que vai ser furado...

Eugênio, acho que vou batizar os violões como: doble furado e doble ripado,,, rs o que acham?

Abração!